TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contextualização Getúlio Vargas

Por:   •  26/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 2

Para exercer o segundo mandato, o Presidente Getúlio Vargas venceu as eleições com aprovação de quase 50% (cinquenta por cento) dos votos.

No cenário econômico, alguns aspectos importantes foram: a criação do BNDE; a criação da Petrobrás como monopólio estatal de pesquisa e lavra refino e transporte do petróleo e seus derivados; a criação da Comissão Mista Brasil EUA (CMBEU), por problemas com os atrasados comerciais para pagamento das importações devido à falta de reservas; a aprovação da Instrução 70 da Superintendência de Moeda e Crédito (SUMOC); ameaça de “default” do Estado de São Paulo, entre outros.

Já no plano político, o destaque, sem dúvida, foi o “Crime da rua Toneleros” e, depois, o suicídio de Vargas. Com a morte do Presidente Vargas, a presidência foi assumida por João Café Filho. Nesse governo, os destaques econômicos foram as criações das Instruções 108, 112, 113 e 116 da SUMOC, crise de liquidez e a crise bancária, o relatório Bernstein entre outros. No cenário político, os destaques foram o discurso do Coronel Bizarria Mamede, da Escola Superior de Guerra, contra a posse de Juscelino Kubitschek e suas repercussões, além do afastamento do Presidente da República por motivos de saúde.

O segundo governo de Vargas

Conforme exposto em campanha eleitoral, pelo ainda candidato Getúlio Vargas, seu mandato teria um direcionamento para a industrialização, o que denotava a faceta desenvolvimentista. Entretanto, será possível perceber ao longo do texto (e tanto a bibliografia básica quanto a complementar confirmam) que essa faceta não se aplica a todo o mandato, devido à ortodoxia presente em alguns momentos ligados a política econômica.

No contexto econômico, o retorno de Getúlio Vargas à presidência da república foi marcado inicialmente pela necessidade de “tratar” a herança deixada pelo governo anterior (Dutra). Como exemplo dessa herança, notava-se a presença de inflação e déficit do setor público.

Para piorar esse cenário o país apresentava deficiências em infraestrutura, com destaque para problemas relacionados a portos, aeroportos, energia elétrica entre outros. Um ponto importante é que essas deficiências alimentaram o problema inflacionário, desencadeando a inflação de custos. Você sabe o que é inflação de custos? É um bom momento para efetuar uma pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (44 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com