TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contribuições da Sociologia e da Antropologia aplicadas ao Estudo das Moedas Sociais: O caso Palmas

Por:   •  17/9/2018  •  Monografia  •  1.535 Palavras (7 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 7

RESUMO

INTRODUÇÃO

        Ao longo das últimas décadas, percebe-se que as crises econômicas assumem cada vez mais a forma de crises financeiras. Os termos crédito, moeda, mercado, uma vez circunscritos ao entendimento de acadêmicos, passaram a compor a semântica de todas as classes, adentrando cada vez mais nos cotidianos contemporâneos. A centralidade assumida pelo aspecto econômico na semântica das pessoas está para Neiburg (2010) relacionada às formas de pensar, agir e falar que compõe o social moderno.  A relevância da economia nas vidas humanas e por consequência, do dinheiro, enquanto expressão máxima de trocas e sociabilidades é o que justifica as iniciativas deste trabalho.  

         Para além das conhecidas críticas ao capitalismo pelo marxismo - ao caráter privado da apropriação do trabalho comum (exploração) e do destino comum (alienação) -, destacam-se historiadores, sociólogos e antropólogos, como Karl Polanyi e Marcel Mauss que também reconhecem a especificidade histórica das bases sociais deste sistema, que não são as mesmas das sociedades antigas. A antropologia e a sociologia econômica têm se ocupado em demonstrar como o capitalismo envolve uma condição particular de relações entre pessoas e coisas, pontuando que a teoria neoclássica não dá conta da complexidade de relações entre todos os atores envolvidos.

        Adentrar à complexidade da vida social moderna passa, necessariamente, por um exercício de observar o dinheiro enquanto instituição e reconhecer o papel que este ocupa. Uma evidência da relevância do assunto (somada às crises financeiras) é a observação de uma série de movimentos que começaram a surgir, especialmente a partir dos anos 1980, no sentido de criar alternativas às moedas nacionais. As moedas sociais são uma categoria dentre tantas moedas complementares que eclodiram pelo mundo. Atualmente, é possível encontrar no Brasil 103 moedas sociais, reconhecidas pelo Banco Central, criadas e coordenadas por movimentos da sociedade civil. Tais manifestações surgem, comumente, como expressão de lutas contra a marginalização dos territórios em que estão presentes (BURIGO, 2002; RIGO 2014; BORGES, 2010). Evidencia-se, portanto, que há um aspecto para além do econômico que permeia as práticas e a própria constituição de tais moedas.

        Ao reconhecer que a teoria econômica não basta para o entendimento dos fatos sociais totais, é que o presente trabalho busca aproximar-se da compreensão da moeda como instituição social, que é instrumento de troca e reserva de valor, mas que também carrega riqueza, poder, moralidades e medeia relações entre coisas e pessoas. Parte-se da hipótese de que há sociabilidades exprimidas atrás da moeda, que são, entretanto, veladas nas relações econômicas próprias do capitalismo. Espera-se demonstrar que a moeda social é uma manifestação que revela, mais perceptivelmente, atribuições amplas da moeda, e por isso, é o objeto de estudo escolhido desta monografia. Por ser própria de comunidades, torna-se necessário observá-la dentro de um contexto específico, atrelada a pessoas concretas e às lutas próprias do lugar. Tal é o caso da moeda social Palmas, no Ceará, criada e gerida pelos moradores desde 2002. Assim, reconhecendo os limites de uma monografia, o exercício aqui proposto, qual seja, identificar as principais contribuições da antropologia e da sociologia econômica à análise da moeda social Palmas.

        Para realizar o exercício proposto será feita uma pesquisa de caráter qualitativo, apoiado em revisão bibliográfica de autores da antropologia e da sociologia econômica que contribuem  para a atualidade da análise das moedas sociais. A apresentação dos autores escolhidos dar-se-á na sequência da estrutura dos próprios capítulos, que são também, os objetivos específicos deste trabalho.

Assim, o capítulo primeiro ocupa-se de apresentar e elucidar os principais aportes teóricos da sociologia e da antropologia econômica ao mesmo tempo em que busca relacionar estes com Karl Marx, uma vez que o autor é um dos poucos clássicos da teoria política econômica que percebe a não neutralidade da moeda. Marx é fundamental por advertir quanto ao domínio da esfera econômica sobre as demais áreas da vida humana e observar que a mercadoria-dinheiro, ao tomar para si o posto de equivalente geral monopolizando a representatividade do valor, vela, cada vez mais, as relações sociais reais (RIGO,2014; BRUNHOFF, 1957).

Marcel Mauss e Karl Polanyi estão entre os antropólogos que beberam da fonte da “Escola Histórica da Economia Política” e que, mesmo recusando o materialismo histórico e dialético marxiano, destacam a importância de observar as sociedades passadas para a compreensão da sociedade moderna. Não cabe aprofundar, aqui, a questão metodológica dos autores, mas é fundamental salientar que, nas análises históricas que abrem mão de uma filosofia focada na análise das contradições internas que configuram o sistema capitalista como uma totalidade em movimento, é comum uma análise filosófico metodológica outra, da divisão da sociedade em esferas (CAMPREGHER, 2002).

Mauss é referido pois fornece aos seus leitores um novo olhar sobre a organização lógica do social, a dádiva, que supera antigos paradoxos das ciências humanas – o holismo e o individualismo. Segundo Martins (2003) a dádiva é o fundamento da sociabilidade e da comunicação humanas. A partir de sua publicação datada de 1925 intitulada Ensaio sobre a Dádiva, o antropólogo e etnólogo permite a percepção da prática social como uma totalidade simbólica de fluxos e refluxos, expressos no seu conceito de fenômenos sociais totais. Abre-se, a partir daí, caminho para o estudo e para a observação empírica de relações de reciprocidade e solidariedade nas sociedades contemporâneas, embora o autor tenha se dedicado a observação de sociedades arcaicas. Tais princípios são basais na compreensão dos movimentos da Economia Solidária (ES), os quais estão fortemente ligados à constituição das moedas sociais (FRANÇA; DZIMIRA, 1999). Aliás, ao adentrar no Conjunto Palmeiras, bairro onde nasce e circula a moeda social Palmas, lê-se uma placa “Bem-Vindos ao bairro da Economia Solidária” (RIGO, 2014). Tais pontes entre dádiva, ES e moeda social serão apresentadas nos capítulos seguintes, a partir das análises de pesquisadores atuais que inserem Mauss na pauta da ES.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (127.1 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com