TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle Sobre Keynesianismo

Por:   •  20/9/2023  •  Resenha  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  46 Visualizações

Página 1 de 2

3º Controle de Leitura

QUESTÃO

A determinação da renda é entendida de maneira muito diversa na perspectiva clássica e na (pós)keynesiana. Já a abordagem neokeynesiana procura neutralizar os elementos mais disruptivos de Keynes, circunscrevendo-os apenas a curto prazo. Indique qual perspectiva pareceu mais convincente a você e explique o porquê disso. Não há uma única resposta correta, preferências por quaisquer das perspectivas serão aceitas. O importante é verificar o entendimento do processo de determinação da renda em cada abordagem e saber contrastá-los. Sua resposta deve conter entre 250 e 300 palavras.

A abordagem neokeynesiana é a mais convincente em minha perspectiva. Acredito que ela consegue unir a abordagem clássica e a keynesiana de uma maneira consistente, observando a economia de maneira mais ampla tendo em conta o curto e o longo prazo. O neokeynesianismo observa que o processo de formação da renda é influenciado por fatores como a demanda agregada, a segurança nominal de preços e confinamento, as expectativas e a dinâmica intertemporal. Além disso, para eles, a política econômica desempenha um papel importante na estabilização da economia e no estímulo à demanda agregada quando necessário.

Apesar de se assemelhar ao keynesianismo quanto a entender a importância da demanda agregada e considerar a existência das falhas de mercado, ela se afasta da rigidez heterodoxa e a restrição real, que acredita que os preços alteram-se conforme a oferta e demanda se alteram, do keynesianismo. Para os neokeynesianos os preços se ajustam aos poucos, e não são tão flexíveis, em relação a demanda agregada. Essa rigidez pode estar associada por exemplo ao fato de existirem contratos duradouros pré-estabelecidos e dificuldades para a mobilidade de trabalho.Ademais, eles debatem sobre como em determinados casos a politica fiscal é mais eficaz que a política monetária.

Por fim, essa abordagem existe a consideração de elementos coerentes da teoria neoclássica, como as expectativas racionais e a dinâmica intertemporal, onde as decisões de hoje são pensadas considerando a economia ao longo do tempo. Eles reconhecem que os agentes psicológicos podem ajustar seu comportamento em resposta às mudanças nas políticas e nas condições de mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (38.9 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com