TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crise financeira

Resenha: Crise financeira. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/6/2013  •  Resenha  •  1.019 Palavras (5 Páginas)  •  582 Visualizações

Página 1 de 5

.

Crise financeira.

A crise financeira de 2008 foi à maior da história do capitalismo desde a grande depressão de 1929. Começou nos Estados Unidos após o colapso da bolha especulativa no mercado imobiliário, alimentada pela enorme expansão de crédito bancário e potencializada pelo uso de novos instrumentos financeiros, a crise financeira se espalhou pelo mundo todo em poucos meses. O evento detonador da crise foi a falência do banco de investimento Lehman Brothers no dia 15 de setembro de 2008, após a recusa do Federal Reserve (Fed, banco central americano) em socorrer a instituição. Essa atitude do Fed teve um impacto tremendo sobre o estado de confiança dos mercados financeiros, rompendo a convenção dominante de que a autoridade monetária norte-americana iria socorrer todas as instituições financeiras afetadas pelo estouro da bolha especulativa no mercado imobiliário.

Cap 5

Concorrência perfeita é um tipo de mercado em que há grande número de empresas, onde uma empresa isoladamente não afeta a oferta do mercado, nem o preço de equilibrio. O mercado é transparente.

Monopólio caracterizasse pela existencia de uma empresa que domina totalmente a oferta, onde não há concorrencia.

Oligopólio é o tipo de estrutura caracterizada por um pequeno número de empresas que dominam a oferta do mercado. (Indústria automobilística, de bebidas) Há uma liderança de preço pelas empresas oligopolistas onde elas fixam seus preços e fazem o controle do preço com empresas abaixo a elas.

Cap 6

Macroeconomia estuda a determinação e o comportamento dos grandes agregados nacionais, como o PIB. Seu enfoque é basicamente de curto prazo! Tem como objetivos alto nível de emprego, estabilidade de preços, crescimento economico.

Inflação é o aumento contínuo e generalizado no nível geral de preços.

Instrumentos da política macroeconômica: (atuação do governo com o objetivo de permitir que a economia opere a pleno emprego, com baixa inflação e cresça de forma contínua)

-Política fiscal: instrumentos em que o governo dispõe para arrecadar tributos e controlar suas despesas.

-Política monetárea: atuação do governo sobre a quantidade de moeda e títulos públicos existentes na economia.

-Política cambial: atuação do governo sobre a taxa de câmbio.

-Política Comercial: instrumentos de incentivos às exportações ou ao estímulo e desestímulo às importações, ou seja, refere-se a estímulos fiscais.

-Política de rendas: interveção direta do governo na formação de renda (Salários, alugueis), com o controle e congelamento de preços.

Cap 7

Moeda é um instrumento ou objeto aceito pela coletividade para intermediar as transações economicas, para pagamento de bens e serviços. Antes era feito pelo escamo. Após pela economia de trocas. Sal, metais preciosos e após a moeda metálica. As pessoas de pesse de ouro, por questões de segurança, guardavam em casas especializadas e em troca recebiam o papel de garantia.

Funções: instrmento e meios de troca, denominador comum monetário, reserva de valor

Tipos: moeda metálica, papel-moeda (emitidos pelo BC), moeda escritural ou bancária(depósitos a vista nos bancos comerciais)

Criação e destruição. Há crianão de moeda quando há aumento do volume de meios de pagamento, inversamente da destruição. Exemplos: aumento dos empréstimos ao setor privado (aumento), resgate de um empréstimo no banco (destruição).

O que é liquidez?

O que o BC faz? Banco emissor de papel-moeda e moeda metálica. Execução da política monetária, ou seja, controle da oferta de moeda e crédito. Banco dos bancos. Banco do governo. Fiscalização das instituições financeiras. Execução da política cambial e administração do câmbio.

Instrumentos da política monetária: Controle das emissões, Reservas obrigatórias, operações de redesconto (títulos, empréstimos), juros (cobra mais caro dos bancos para a sociedade diminuir a compra)

Multiplicador monetário: Onde as pessoas efetuam o depósito e o banco não necessariamente fica com a totalidade deste deste dinheiro, pegando uma parcela e fazendo uso em outros clientes para multiplicar a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com