TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A crise financeira global de 2008

Seminário: A crise financeira global de 2008. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  Seminário  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 3

A Crise Financeira Global de 2008.

A crise econômica começou com o” estouro de uma bolha” imobiliária em 2008 nos Estados Unidos que, em pouco tempo abrangeu todo o sistema bancário e financeiro de sua economia gerando um efeito multiplicador em todas as economias do mundo.

A crise ficou conhecida como a crise do subprime. Os altos volumes de empréstimos para a aquisição de imóveis concedidos à população sem garantias ou até mesmo sem certificações de credibilidade juntamente com a alta especulação por parte dos bancos e uma fraca supervisão, geraram o grande caos econômico enfrentado pelos países.

Segundo o diretor da Escola de Economia de São Paulo (FGV) em um artigo publicado em novembro de 2008 pela revista Conjuntura Econômica “ a crise nasceu endogenamente e no centro desse sistema gerador e irradiador de liquidez, o mercado financeiro norte-americano. E este centro financeiro emissor de dólar, a moeda de reserva internacional, e no qual o sistema de pagamentos internacionais esta baseado, funcionou como grande exportador de liquidez para o resto do mundo.” De acordo com a citação vê-se então a contração do nível de crédito nos Estados Unidos e por conseguinte a preferência pela liquidez em dólar, ouve então uma contração o fluxo de capitais afetando as economias dos outros países.

No Brasil, os reflexos da crise puderam ser observados em primeiro lugar pela queda das ações na Bolsa de Valores e na taxa de câmbio, posteriormente a liquidez e o crédito doméstico (com a diminuição dos créditos externos), porém com a intervenção do estado com a redução dos compulsórios, redução das taxas de impostos (IPI) e juros, fez com que no caso brasileiro a onda da crise não afetasse fortemente a economia.

Analisando o gráfico, da balança comercial brasileira no período da crise há uma variação do volume importado e exportado onde a saldo da balança ficou em quase todo o período superavitária com exceção do período de janeiro de 2009 que a mesma se encontrava deficitária de acordo com os dados da revista Conjuntura Econômica de abril de 2008.

O professor da Escola de Pós-Graduação em Economia da FGV explica em seu artigo postado na revista Conjuntura Econômica diz que faltou uma regulação financeira mais forte - “ existe a necessidade de coordenação e liderança internacional na solução de impasses como os que no momento atravessamos”. E Charles Goodhart professor da London School of Economics diz em uma entrevista à revista Conjuntura Econômica a respeito da crise financeira global que “ bancos internacionais não têm como lidar com problemas macroeconômicos e estabilidade do sistema financeiro ao mesmo tempo. Devem desenvolver ajustes contra cíclicos no capital mínimo dos bancos para evitar bolhas de ativos e sua ruptura.” (Novembro de 2008).

Após um diagnóstico preciso da situação de todo o sistema financeiro, o presidente dos Estados Unidos formula o primeiro Plano de Estabilidade Financeira, com o objetivo de fazer uma verdadeira faxina no sistema financeiro norte-americano composto por quatro elementos: novo programa de capitalização dos bancos, fundos de investimentos-compra de ativos tóxicos, expansão e ampliação do programa de empréstimos com títulos lastreados em hipotecas comerciais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com