TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cuidado com o “Espírito Natalino Pagão”

Tese: Cuidado com o “Espírito Natalino Pagão”. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  Tese  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 2

Cuidado com o “Espírito Natalino Pagão”

É incrível como muitos cristãos fiéis desconhecem o que está por trás da celebração da Festa de Natal no dia 25 de dezembro. Para começar, Jesus Cristo de forma alguma nasceu em dezembro. Segundo os textos bíblicos, os pastores estavam nos campos com as ovelhas o que indica que seria por volta de setembro ou outubro.

A Igreja Primitiva nunca guardou ou celebrou o dia do nascimento, de Cristo, ainda que esse evento seja fundamental para a humanidade, não se cultuava tal dia. O dia 25 de dezembro foi sancionado no século IV por decreto do pseudo-convertido, o Imperador Constantino, responsável pelo grande desvio da Igreja Romana. Neste mesmo dia 25 de dezembro o outrora Imperador pagão celebrava o dia do “Sol Invicto” Mitraísmo. Ainda hoje no dia de Natal , “o aniversariante” é o menos lembrado. O Papai Noel tomou o seu lugar. Quando muito, Jesus é reduzido a um “bonequinho” num presépio, o que é também uma idolatria. O Anticristo faz com que muitos inocentemente blasfemem do Senhor com rituais pagãos, símbolos e crendices que nada têm a ver com o verdadeiro cristianismo.

O que tem a ver árvore de natal com Jesus?

Para dar uma roupagem santa a uma festa profana, que já era celebrada no dia 25 de dezembro, a Igreja romana “camuflou” alguns símbolos pagãos e os “cristianizou”. Por exemplo, os presépios, as guirlandas e a árvore de natal. Que tem o salvador Jesus com Pinheiros? O culto à “árvores sagradas” era comum nas crenças pagãs. Em especial

na mitologia nórdica, o deus Odin possuía a Yggdrasil ( a árvore cósmica ).

Já as guirlandas eram usadas pelos druídas contra mal olhado e espíritos.

Deuteronômio 16:21 - Não estabelecerás poste-ídolo, plantando qualquer árvore junto ao altar do SENHOR, teu Deus, que fizeres para ti. Nem levantarás coluna, a qual o SENHOR, teu Deus, odeia.

Uma nota triste: Atribui-se ao reformador Martin Lutero (sec.XVI) a tradição de enfeitar a árvore de natal. Ele teria colocado velas num pinheiro. Talvez, o reformador não tenha percebido que isso se tornaria futuramente num tropeço para o povo, pois, em muitas igrejas evangélicas, são montadas árvores iluminadas junto ao altar contrariando a palavra do Senhor.

Papai Noel: Santo católico ou ícone de consumo

São Nicolau nasceu no século 3, em Patras, na Grécia. Quando seus pais morreram, ele doou todos os seus bens e optou pela vida religiosa. Com apenas 19 anos, foi ordenado sacerdote e logo se tornou arcebispo de Mira. Dizia-se que na cidade em que ele nasceu viviam três irmãs que não podiam se casar por não ter dinheiro para o dote. O pai das meninas resolveu, então, vendê-las conforme fossem atingindo a idade adulta.

Quando a primeira ia ser vendida, Nicolau soube do que estava acontecendo e, em segredo, jogou através da janela uma bolsa cheia de moedas de ouro, que foi cair numa meia, posta para secar na chaminé.Vem daí a tradição de colocar meias na janela esperando o Papai Noel por o presente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com