TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura Cafeeira no Brasil Segundo Furtado

Por:   •  18/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 2

EXERCICIO LEITURA DIRIGIDA SOBRE OS CAPÍTULOS 30, 31 E 32 DE FEB

  1. Segundo CF, a cultura cafeeira no Brasil tendia a superprodução. Aponte qual o novo mecanismo posto em prática, após o uso abusivo da manipulação da taxa cambial. Ele resolveu o problema da superprodução? Discuta de forma fundamentada. (Cp.30 8º, 9º, 10º parágrafos)

ALAN: Dada a crise de 1893 e logo em seguida a de 1897 prolongada por dois consecutivos influenciando a queda dos preços nos mercados mundiais, fez com que o Brasil não pudesse mais pressionar a depreciação cambial, prática já usada de forma extrapolada afim de manter o preço alto do café no mercado interno, o que fazia com que os consumidores pressionassem de forma implacável uma política visando uma valorização da moeda local, pois tais práticas de depreciação do câmbio afetava drasticamente o aspecto social brasileiro. Com o fim dessas práticas de manipulação do câmbio, a produção cafeeira que crescia a passos largos na capacidade produtiva se esbarrou na superprodução, fazendo com que os produtores diminuíssem fortemente o seu lucro e a entrada de capital no país, pressionando o governo a praticar alguma política de valorização em cima do produto. O governo então, decidiu comprar os excessos afim de manter os preços altos estáveis por meio de empréstimos estrangeiros e, tentar reduzir no longo prazo a expansão da produção, no entanto, com os preços do café altamente lucrativos para os produtores, obviamente a política que no longo prazo visava desencorajar a expansão produtiva não surtiu efeito, fazendo com que dos anos 1925 até 1929 o crescimento fosse de cem porcento, ou seja, no longo prazo o problema de superprodução crescia a passos largos, pois a política de desestimular a crescente da produção não surtiu efeito. Celso Furtado entende que, o governo deveria agir através de incentivos aos produtores a diversificar suas produções por meios de subsídios e, consequentemente ocasionar um decrescente aumento da produção cafeeira.

  1. Explique o que foi o programa de fomento de renda e trace um paralelo com o PVC (cp. 31) utilizado na economia brasileira no pré 1930. Aponte o destino da renda gerada nesse programa.  (Cp.32)
  1. Explique a dinâmica assumida pelo setor interno a partir dos efeitos gerados pela Política de Fomento de Renda. Discuta a relação entre o setor de mercado interno e setor exportador a partir dos desdobramentos dessa política! (CP. 32 6º e  7º parágrafos )
  1.  No Cp. 32, Furtado desenvolve a crise da economia cafeeira e o processo de ISI sob a ótica de uma análise keynesiana. Sinalize o que o autor omitiu ao expor esse processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (58.7 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com