TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Custo de oportunidade

Por:   •  14/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  292 Palavras (2 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade no Portfólio

1) Qual o conceito e significado de custo de oportunidade? Dê um exemplo?

Custo de oportunidade é a decisão tomada no nosso cotidiano, ou seja, quando escolhemos seguir um caminho, consequentemente abrimos mão de uma série de coisas, buscando benefícios futuros através de sacrifícios. Ou seja, são os lucros perdidos que poderiam ser obtidos se optássemos  por outro negócio.

Vamos imaginar a seguinte situação, suponhamos que uma pessoa precise de uma renda extra e através de pesquisas de mercado resolva trabalhar dobrado, alterando sua rotina e buscando novos lucros. Considerando que através desse novo trabalho, desenvolva um ótimo lucro e rendimento salarial, alterando os seus costumes e abrindo mão do seu lazer, estudos e até mesmo família.

Digamos que o grande objetivo é conquistar uma renda mensal maior e investir em sua família, buscando sacrifícios para conquistar lazeres futuros. Mas, será que esse rendimento valerá a pena?

Essa é uma pergunta que deve ser analisada com bastante cuidado, pois, esse sacrifício irá desenvolver vários fatores benéficos, mas também irá atrair alguns prejuízos.

Quando analisamos o caminho certo a seguir, nos envolvemos simplesmente só naquilo que trará de bom, mas, não é sempre que conquistamos só coisas boas.

Portanto, é preciso observar sempre o melhor caminho a fazer, pois, com a escolha de um trabalho crucial onde não existe descanso o suficiente, o rendimento salarial irá além do esperado, porém , irá prejudicar saúde, por escolher uma longa jornada sem descansos e sem atividades físicas, trazendo um alto custo com médicos e medicamentos e consequentemente , trazendo uma situação de custo oportunidade.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

LIMA, N. C.; SOUZA, I. V. de. Economia. Batatais: Claretiano, 2013. Unidade 1,

página 9.

E-REFERÊNCIAS

Site pesquisado

OLIVEIRA, L. S. A. O importante conceito de custo de oportunidade. Disponível em:

http://www.investimentos.org/custo-de-oportunidade. Acesso em: 04 mar. 2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (72.7 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com