TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEMANDA

Tese: DEMANDA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  Tese  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 2

Nas alternativas abaixo assinale aquela que contém o sistema econômico no qual predominam a organização da economia pelo planejamento central do governo:

Sistema Fixo;

Sistema Socialista

Sistema de Renda;

Sistema Capitalista;

Sistema de Bipartição

Tipo integração na qual os países envolvidos promovem somente a redução/eliminação das restrições tarifárias e não tarifárias. Estamos nos referindo à:

União Aduaneira;

Mercado Comum;

Zona de Livre Comércio;

Zona Portuária;

Integração Econômica Plena.

Existe uma lei da economia segundo que afirma haver uma relação inversamente proporcional entre a quantidade demandada e o preço do bem, esta lei é conhecida como:

Lei Geral dos Preços;

Lei dos ricos;

Lei Geral da Oferta;

Lei de Okun;

Lei Geral da Demanda

Estrutura de mercado com pequeno número de empresas, interdependência entre elas, obstáculos a entrada de novas empresas e concorrência extrapreço esta estrutura de mercado é conhecida como:

Monopólio;

Oligopólio;

Concorrência Monopólistica;

Oligopsônio;

Concorrência Perfeita.

• Um dos focos de estudo da microeconomia é a formação de preços no mercado, isto pressupõe que consumidores e empresas interagem o tempo todo nas mais diversificadas formas de compra e venda de mercadorias (produtos e serviços).

• A maior parte das atividades observadas na microeconomia ocorrem no mercado. O entendimento deste conceito é logo, “Mercado é o locus em que a demanda e a oferta se juntam para formar o preço dos bens e serviços” (MENDES, 2004, p. 121).

• Porém, precisamos entender as interações que ocorrem entre a demanda e a oferta no mercado, vamos fazer isto estudando primeiro a demanda.

• 3.1 A DEMANDA

• Uma das primeiras afirmações que conhecemos sobre a demanda diz respeito à Lei Geral da Demanda. Segundo esta lei existe uma relação inversamente proporcional entre a quantidade demandada e o preço do bem. Portanto, o preço do bem é o primeiro determinante da demanda que estudaremos. Essa relação pode ser demonstrada a partir da demanda, ou da escala de procura, ou da curva de demanda, ou da função de demanda. Todas estas expressões são sinônimos de demanda.

• “A curva de procura inclina-se de cima para baixo, no sentido da esquerda para a direita, refletindo o fato de que a quantidade procurada de determinado produto varia inversamente com relação a seu preço, coeteris paribus”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com