TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCIPLINA DE ECONOMIA AMBIENTAL PROFESSORA NATÁLIA DUARTE

Por:   •  8/3/2019  •  Relatório de pesquisa  •  2.487 Palavras (10 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 10

        [pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ - CAMPUS QUIXADÁ

CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA

DISCIPLINA DE ECONOMIA AMBIENTAL

PROFESSORA NATÁLIA DUARTE

ANA PAULA MOREIRA FERNANDES

ECONOMIA ECOLÓGICA

QUIXADÁ – CE

2018


ECONOMIA ECOLÓGICA

        Toda atividade humana reflete no ecossistema. Seja através do lançamento de resíduos, pela extração de recursos ou pela energia que é degradada. E esse consumo precisa respeitar certos limites, a fim de se desenvolver sustentavelmente. Desenvolver sustentavelmente condiz na produção de bens e serviços cabíveis aos custo do desenvolvimento do processo econômico. Isso leva à um equilíbrio entre o econômico e o sustentável de forma que há um consenso entre esses dois processos. Segundo a WWF Brasil "Desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, garantindo a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro." (SUSTENTABILIDADE, 2010).

        No final dos anos 60 e anos 70, a emergência do movimento ambientalista e o choque do petróleo fizeram dos recursos naturais, da energia e do ambiente em geral um tema de importância econômica, social e política, o qual pode ser chamado Questão Ambiental. Esta trouxe a crítica ao modelo de desenvolvimento econômico vigente, apontando para um conflito, senão uma possível incompatibilidade, entre crescimento econômico e preservação dos recursos ambientais, e que tal conflito, em última instância traria limites à continuidade do próprio crescimento econômico.

        Nesta crítica ambientalista está justamente a raiz do que veio posteriormente constituir-se a Economia Ecológica. Esta crítica ambientalista origina-se no terreno das ciências físicas e biológicas, onde a partir de diferentes disciplinas e especialidades relacionadas às questões ambientais, ecológicas e energéticas veio-se progressivamente ao longo do tempo desenvolvendo análises do funcionamento do sistema econômico e das inter-relações entre este e o sistema ambiental. A Economia Ecológica vai apenas consolidar-se enquanto corrente mais efetivamente nos anos 80, com a fundação da International Society for Ecological Economics (ISEE) em 1988 e com a criação da revista Ecological Economics em 1989

        A intervenção antrópica consiste na ação humana na natureza, podendo acarretar alterações no ecossistema: fauna, flora e clima. O desenvolvimento sustentável é o limitante para a atividade humana que anseia pelo processo econômico em meio à extração de recursos e efluente não tratado promovendo exclusivamente a degradação do ecossistema em uma perspectiva de que o importante é produzir bens e serviços sem medir os impactos positivos e, principalmente, os negativos relacionados a toda atividade produtiva.

        A economia é conceituada como sendo a ciência que estuda como as sociedades usam os recursos escassos e os processos de produção de bens e serviços. Estuda a interação do ser humano entre os recursos disponíveis e as necessidades que devem ser supridas. A economia ecológica busca associar todos os interesses a fim de que todas as partes importantes que promovam a formação da economia sejam eficientes e eficazes tanto para a ecologia quanto para a economia. É um modelo de sistema econômico que considere a sobrevivência de todas as partes relacionadas ao empreendimento. Esta tem como objetivo considerar todos os aspectos relacionados a cada parte do sistema que se relaciona com o negócio, avaliando suas relações desde a extração até a destinação conciliando o interesse de cada interessado.

        Na economia ecológica, transformar em valor de recursos naturais esgotados como meio de verificar se o desenvolvimento tem sido sustentável representa uma iniciativa para, pelo menos, se ter uma ideia econômica dos passivos gerados. Assim se apresenta a economia ecológica com uma necessidade que agregará valor econômico ambiental aos interessados: clientes, consumidores, fornecedores, acionistas, público interno, comunidade, governos federais, municipais e estaduais e entre outros. E aceitar a aplicação desse modelo não é nada fácil porque ainda há muitas dificuldades em conseguir demonstrar resultados plausíveis quanto aos impactos locais e problemas mundiais.

        A questão é que as preferências econômicas derrubam constantemente considerações ecológicas que são sobre estimados quando quantificado o seu preço no mercado, como acontece com o petróleo e os minérios. Difícil é encontrar um valor que represente a vida em geral ou como uma espécie ameaçada de extinção pode impactar em tal valor. Essa realidade imposta pelo mercado nos conduz a questionar o valor da floresta amazônica, fonte insubstituível de benefícios ecológicos que vão desde a regulação do clima e da água até os benefícios de opção e existência (CAVALCANTI, 2010 apud FEARNSIDE, 1997).

        A Economia Ecológica funda-se no princípio de que o funcionamento do sistema econômico, considerado nas escalas temporal e espacial mais amplas, deve ser compreendido tendo-se em vista as condições do mundo biofísico sobre o qual este se realiza, uma vez que é deste que derivam a energia e matérias-primas para o próprio funcionamento da economia. Uma vez que o processo econômico é um processo também físico, as relações físicas não podem deixar de fazer parte da análise do sistema econômico, o que a tornaria incompleta. Com isso, a natureza do problema envolve elementos tanto econômicos quanto biofísicos. Por sinal, o descaso ou pouca relevância atribuída aos atributos biofísicos da economia nos modelos da economia convencional veio sendo assim um principal ponto de crítica e motivação da Economia Ecológica.

        Outro aspecto está em que, em seu esforço de compatibilização entre economia e ecologia, a questão que se coloca para a Economia Ecológica está justamente na busca da determinação da sustentabilidade desta interação, delineando-se as condições de estabilidade das diversas funções ecológicas, particularmente a capacidade do ambiente em oferecer recursos naturais para o funcionamento do sistema econômico e em absorver seus rejeitos, ou seja, delineando-se em que medida as restrições ambientais podem ou não constituir efetivamente limites ao crescimento econômico. Neste particular, a Economia         Ecológica não partilha do ceticismo pessimista alarmista ecológico, que vê tais limites como iminentes e intransponíveis, pois ela reconhece que o progresso tecnológico constantemente promove a superação de limites naturais pelo aumento de eficiência e pela substituição de recursos esgotáveis por renováveis. Tampouco a Economia Ecológica partilha do "otimismo tecnológico", o qual entende as restrições naturais como um problema menor, pois estas sempre irão ser superadas pela tecnologia, pois a Economia Ecológica reconhece que o progresso tecnológico de fato se dá, mas apenas dentro de certos limites fisicamente possíveis. Assim, a Economia Ecológica não adota nenhuma posição, por enquanto, quanto a existência ou não de limites ambientais ao crescimento econômico, adotando sim uma posição de "ceticismo prudente", a qual busca justamente delimitar as escalas em que as restrições ambientais podem constituir limites efetivos às atividades econômicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (122.5 Kb)   docx (34.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com