TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCIPLINA DE TÉCNICAS DE PESQUISA EM ECONOMIA

Por:   •  17/4/2017  •  Ensaio  •  1.542 Palavras (7 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

SETOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

DEPARTAMENTO DE ECONOMIA

DISCIPLINA DE TÉCNICAS DE PESQUISA EM ECONOMIA

EXERCÍCIO DE PLANEJAMENTO DA PESQUISA
Profª: Denise Maia

TEMA: SEGURANÇA DE INFORMAÇÕES EM REDES SOCIAIS

Alunos: Francine Carvalho dos Santos, Isabela Bastos Molina, André Eduardo Steidel, Daiymon Calegari e Jean Carlo Bittencourt - Turma: P.

Curitiba – PR

2016

SUMÁRIO

1 Introdução        3

Problema        3

Hipótese        3

Objetivo geral        3

Objetivos específicos        3

Justificativa        3

2 Desenvolvimento        4

3 Metodologia        7

4 Cronograma        8

Referências        9

1 Introdução

Problema

Qual é o risco moral que o adolescente está sujeito pelo uso indiscriminado da internet?

Hipótese

Os adolescentes usuários da internet disponibilizam informações pessoais para um universo social, o que expõem o individuo a riscos morais.

Objetivo geral

Analisar o comportamento dos jovens quanto à segurança da informação em redes sociais e, o nível de exposição a que eles estão sujeitos.

Objetivos específicos

Compreender como os adolescentes, na faixa etária de 13 aos 18 anos, percebem os riscos que existem no uso da internet;

Perceber quais os principais interesses dos jovens no uso da internet e suas preferências de redes sociais;

Identificar o papel dos pais e escolas frente ao problema;

Analisar fatos mais corriqueiros sobre a problemática apresentada;

Justificativa

Esse projeto de pesquisa surgiu da necessidade de se conhecer esse universo que vem fazendo parte do cotidiano da maioria dos adolescentes e que constitui, ao mesmo tempo, um espaço de interação e aprendizagem e em um local onde também acontece a discriminação, o uso de falsas informações e o risco de violação de direitos.

2 Desenvolvimento

As mudanças tecnológicas impactam em todos os setores da vida humana, interferindo nas relações sociais e a visão de mundo da sociedade. Os novos meios de informação revolucionaram a forma do acesso ao saber e de interação humana, introduzindo a possibilidade de relacionamentos virtuais entre pessoas de todo o mundo. Os grupos virtuais são resultado de uma nova organização social que surgiu na atualidade, a sociedade em rede.

O principal foco do estudo é o uso indiscriminado das redes sociais por adolescentes e como fazem uso desses dispositivos de socialização no espaço virtual. Sabemos que os adolescentes estão amplamente conectados e estão sempre pesquisando conteúdos online, além de se comunicarem através de chats com outras pessoas. A problemática desse caso é que mesmo com a facilidade do acesso a informações, proporcionada por tecnologias como o computador, televisão, telefones celulares, se este acesso não for controlado e supervisionado pela família ou profissionais da educação, os riscos aos quais estão suscetíveis devido ao conteúdo que expõem na rede, pode colocá-los em situações graves de racismo, natureza sexual e violenta, além das explorações de privacidade.

Na pesquisa “Este Jovem Brasileiro” de 2014, coordenada pelo Portal Educacional e pelo Psiquiatra Jairo Bouer, realizada com mais de 10,5 mil alunos, entre 13 e 17 anos, de escolas particulares de todo o Brasil, dados alarmantes foram coletados.  As respostas revelaram que 36% costumam postar comentários na internet e 71% costumam postar fotos, já 7% revelaram que já colocaram fotos ou filmes mais ousados na rede. Além de não se importarem com essa atitude, os jovens não utilizam ferramentas de segurança no próprio computador.

A violência também foi abordada na pesquisa. Entre os entrevistados, 69% concordam que o anonimato da internet estimula as pessoas a ofenderem umas as outras, já 29% confessam que já fizeram algum comentário ou tiveram alguma atitude ofensiva na internet. Isso de certa forma sinaliza o crescimento do cyberbullying, pois 31% disseram que já foram vitimas de alguma forma de violência, inclusive psicológica, 11% de preconceito e 15% já se sentiram mal em função de alguma agressão sofrida.

Com o avanço do uso da Internet entre adolescentes e crianças, surgiu em 2006 a iniciativa de um projeto europeu denominado de EU Kids Online, realizado em 18 países, com o objetivo de fazer um levantamento sobre crianças e novas tecnologias e apresentar a relação deles e de suas famílias com a Internet, além de analisar os usos e questões de risco, contemplados pelas pesquisas já realizadas na região da Europa. É importante destacar que o Brasil é um dos países parceiros do projeto.

No ano de 2012, foi publicado o relatório do país, contendo os indicadores e os principais resultados desse estudo, que investigou não apenas os hábitos das crianças e adolescentes e suas relações com o universo digital, mas também o de seus pais/responsáveis.

De acordo com Ponte e Simões (2012) observa que, na comparação com os países europeus, é perceptível que a imersão e acesso ás redes sociais das crianças brasileiras acontece cada vez mais cedo, isso se justifica pela necessidade de estar incluso nesse ambiente, onde todos estão presentes. Isso indica um desafio para conhecer melhor as práticas desses usuários para que as mesmas sejam feitas com segurança. As mídias, a Internet e as novas tecnologias da comunicação vieram levantar questões e eventualmente gerar novos problemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (112.3 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com