TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dano à economia do país devido à alta inflação

Artigo: Dano à economia do país devido à alta inflação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  Artigo  •  922 Palavras (4 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 4

eira

Como vimos e sabemos um grande problema que assolava ou assola ainda, a economia brasileira é a inflação que começa muitos anos atrás e vem ate os dias de hoje. Para ser mais exato ate a entrada do plano Real em 1994 o Brasil conviveu com auto nível de inflação que debilitavam ou debilita bastante a economia. Antes do plano Real tivemos vários planos como: Plano Cruzado (1986), Plano Bresser (1987), Plano Verão (1989), Plano Collor (1990), Plano Collor II (1991), todos esses tiveram suas falhas e não obtiveram sucesso que era controlar a inflação altíssima.

A inflação é o aumento persistente e generalizado no valor dos preços, os índices de inflação são usados para medir a variação dos preços e o impacto no custo de vida da população. Quando a inflação chega a zero dizemos que houve uma estabilidade nos preços. A inflação tem vários índices entre eles como: IGP, IPA, INPC, IPCA,INCC, CUB.

A inflação alta é prejudicial para a economia de um país. Quando alta ou fora de controle, pode gerar diversos problemas e distorções econômicas. Taxas de inflação altas são aquelas que ficam acima de 6% ao ano: Com a inflação elevada, a moeda vai perdendo seu valor com o passar do tempo e os consumidores que não tem reajustes constantes não conseguem comprar os mesmos produtos com o mesmo valor usado anteriormente; Outro problema é que enquanto a moeda do país se desvaloriza, as outras fazem o movimento inverso. Se estes países, com inflação elevada é muito dependente de importações, os produtos importados aumentam de preço, fato que alimenta ainda mais a alta da inflação; Num ambiente de inflação elevada, muitos investidores preferem deixar o dinheiro aplicado em bancos do que investir no setor produtivo. Embora dê uma falsa ideia de que dinheiro está rendendo muito, muitas pessoas preferem as aplicações financeiras; Um país que sofre de inflação alta é visto no mercado internacional de forma negativa. Os grandes investidores e empresas evitam fazer investimentos produtivos de médios e longos prazos nestes países, pois sabem que inflação alta é um indicativo de economia com problemas; Muitos investidores externos, em busca de rendimentos altos e rápidos, costumam fazer investimentos em países de inflação alta com objetivo de tirar vantagens das altas taxas de juros. Este capital especulativo é prejudicial para a economia de um país, pois grandes somas de capital podem entrar e sair rapidamente, causando instabilidade no mercado de câmbio; Muitos países usam o recurso da elevação da taxa de juros como mecanismo de controlar a inflação. A logica é simples: com juros elevados o consumo diminui, forçando os preços a caírem. Porém, a alta dos juros desestimula a tomada de financiamentos, prejudicando assim os investimentos internos no setor produtivo, o mercado imobiliário e a venda de bens de consumo duráveis; Países que não conseguem baixar e controlar a inflação sofre, no longo prazo, com aumento das taxas de desemprego. Isso acontece, pois ocorre diminuição significativa nos investimentos no setor produtivo. Lembrando que isso tudo no Brasil.

“O Brasil se preparou nos últimos anos para traçar um caminho de crescimento sustentável. Até então, a economia nacional não conseguia se desenvolver, pois se deparava com crises cambiais ou inflacionarias. As décadas de 80 e 90 mostraram uma série de experiências no Brasil para tentar controlar a inflação. O Brasil, ao final da década de 80, registrava

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com