TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descrição das Políticas Econômicas e suas Consequências.

Por:   •  18/9/2016  •  Artigo  •  1.405 Palavras (6 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA DE TAUBATÉ - UNIDADE 2

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Amanda Veloso de Lima – RA: 8410169081

Atividade de Autodesenvolvimento

TAUBATÉ-SP

2016

[pic 2]

Amanda Veloso de Lima – RA: 8410169081

Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Econômico, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.

TAUBATÉ-SP

2016


Sumário

Atividade de Autodesenvolvimento        

INTRODUÇÃO        

1.        Descrição das políticas econômicas e suas consequências.        

1.1        Era Getúlio Vargas        

1.2        ERA Juscelino Kubitschek        

1.3        Regime Militar        

1.4        Itamar Franco        

2.        Considerações finais        

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA        


INTRODUÇÃO

Nossa pesquisa se baseia na Globalização, crise econômica e o surgimento do BRICS. (Bloco composto por Brasil, Rússia, Indica, China e África do Sul.)

Os últimos acontecimentos no final do século XX foram marcadas por grandes mudanças que resultaram em Inovações Tecnológicas, como a Internet.

 Atualmente notamos que diversas partes de um produto passaram a serem produzidos em locais diferentes em busca de menores custo de produção, caracterizando um novo estágio da mundialização do consumo.

  1. Descrição das políticas econômicas e suas consequências.
  1. Era Getúlio Vargas

O governo de Vargas passou por uma série de mudanças, que ganharam velocidade a partir da década de 30.

Getúlio Dornelles Vargas foi presidente do Brasil durante dois mandatos. 1930 a 1945 e de 1951 a 1954.

A fase de ditadura, o chamado ESTADO NOVO foi instalado por ele. Entre 1937 e 1945.

Essas mudanças foram especialmente referentes as bases de desenvolvimento, ao modelo econômico adotado, a industrialização orientada pelo estado, a liberação política e ao controle social e sindical.

O presidente assumiu o poder em 1930, após liderar a Revolução de 1930. O seu governo foi marcado pelo nacionalismo e populismo.

O mundo rural mudou para o urbanismo e gerou muita repercussão em vários aspectos da vida do Brasil. Na visão política o populismo foi o mais emergente. O processo político de toda população alfabetizada. A urbanização crescer de forma acelerada, que facilitou a expansão desordenada das cidades.

No seu segundo mandado criou a campanha do "Petróleo é Nosso", para impedir que empresas estrangeiras pudessem explorar o petróleo em terras brasileiras. Esta campanha resultou, posteriormente, na criação da Petrobrás.

Em 1954, o clima político no Brasil era tenso e conflituoso. Havia fortes críticas por parte da imprensa ao governo de Vargas. Os militares também estavam descontentes com medidas consideradas “de esquerda” tomadas por Vargas. A população também estava muito descontente, pois a situação econômica do país era ruim.

-Existia, portanto, grande pressão para que ele renunciasse. Porém, em agosto de 1954, Vargas suicidou-se no Palácio do Catete com um tiro no peito.

  1. ERA Juscelino Kubitschek

Juscelino Kubitschek assumiu o governo em janeiro de 1956.No começo de seu governo, JK apresentou ao povo brasileiro o seu Plano de Metas, cujo lema era “cinquenta anos em cinco”. Pretendia desenvolver o país cinquenta anos em apenas cinco de governo. O plano consistia no investimento em áreas prioritárias para o desenvolvimento econômico, principalmente, infraestrutura (rodovias, hidrelétricas, aeroportos) e indústria.

Foi na área do desenvolvimento industrial que JK teve maior êxito. Abrindo a economia para o capital internacional, atraiu o investimento de grandes empresas. Foi no governo JK que entraram no país grandes montadoras de automóveis como, por exemplo, Ford, Volkswagen, Willys e GM (General Motors). Estas indústrias instalaram suas filiais na região sudeste do Brasil, principalmente, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e ABC (Santo André, São Caetano e São Bernardo). As oportunidades de empregos aumentaram muito nesta região, atraindo trabalhadores de todo Brasil. Este fato fez aumentar o êxodo rural (saída do homem do campo para as cidades) e a migração de nordestinos e nortistas de suas regiões para as grandes cidades do Sudeste.

A política econômica desenvolvimentista de Juscelino apresentou pontos positivos e negativos para o nosso país. A entrada de multinacionais gerou empregos, porém, deixou nosso país mais dependente do capital externo. O investimento na industrialização deixou de lado a zona rural, prejudicando o trabalhador do campo e a produção agrícola. O país ganhou uma nova capital, porém a dívida externa, contraída para esta obra, aumentou significativamente. A migração e o êxodo rurais descontrolados fez aumentar a pobreza, a miséria e a violência nas grandes capitais do sudeste do país.

  1. Regime Militar

O regime militar se define na época em que os militares governaram o Brasil.

Esta época vai de 1964 a 1985. Caracterizou-se pela falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão aos que eram contra o regime militar.

O golpe militar de 1964

A crise política se arrastava desde a renúncia de Jânio Quadros em 1961. O vice de Jânio era João Goulart, que assumiu a presidência num clima político adverso. O governo de João Goulart (1961-1964) foi marcado pela abertura às organizações sociais. Estudantes, organização populares e trabalhadores ganharam espaço, causando a preocupação das classes conservadoras como, por exemplo, os empresários, banqueiros, Igreja Católica, militares e classe média. Todos temiam uma guinada do Brasil para o lado socialista. Vale lembrar, que neste período, o mundo vivia o auge da Guerra Fria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (250.2 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com