TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento, Emprego e Renda da Cidade de São Paulo

Por:   •  2/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 3

Desenvolvimento, Emprego e Renda da Cidade de São Paulo.

O desenvolvimento da cidade de São Paulo se deu através da economia cafeeira e industrialização que se instalou e provocaram seu rápido crescimento. No século XIII São Paulo teve a subsistência da produção de trigo para as populações portuguesas até o nordeste. Muitos imigrantes se instalaram no território em busca de fins econômicos como, por exemplo, os bandeirantes adentravam na região com a finalidade de ir atrás dos índios para aprisioná-los e venderem como escravos em São Paulo; tinham outra finalidade, que era a possibilidade de desbravamento para procurar riquezas como ouro, pedras preciosas.

Com a descoberta do ouro em Minas Gerais, acabou se instalando uma crise na economia da região, prejudicando no desenvolvimento local. A situação socioeconômica de São Paulo teve uma decadência em 1758 quando Marquês de Pompal proibiu a escravidão indígena que era a grande fonte econômica de muitos bandeirantes e mão de obra empregada na economia paulista.

No final do século XVIII, São Paulo passou por um lento crescimento econômico envolvendo sua economia agrícola e a criação de moares para abastecer as regiões mineradoras. Com o avanço da monocultura do café no século XIX, São Paulo progride, as fazendas prosperam no Vale do Paraíba, se expandindo posteriormente para o oeste paulista.[pic 1]

Devido a evolução da cidade, os fazendeiros começaram a construir suas casas em São Paulo e a trazerem suas famílias. Logo depois a cidade começa a urbanizar, transformando em metrópole. Com a riqueza do café acumulada São Paulo prosperou em vários setores, como a implementação das linhas de bondes,iluminação a gás, uma estrada ligando Porto de Santos a cidade e um pequeno parque industrial.

Através dos padrões capitalistas que foram surgindo em função de uma economia capitalista que se alimenta fundamentalmente de um trabalhador livre,consequentemente o trabalho escravo foi abolido e decretado o fim da ecravidão em 1888. Em meados do século XIX alguns fazendeiros começaram a investir na força de trabalho de imigrantes europeus em substituição aos escravos africanos  aos quais ofereciam a sua mão de obra e injetavam capitais no investimento de indústrias e no crescimento dos bairros.

Na passagem do século XIX para o XX São Paulo desempenhou o papel de polo industrial do país.Os imigrantes italianos assumiram a liderança da classe trabalhadora paulista. Nesse período foram feitas importantes construções para a cidade, dentre elas o Teatro Municipal, o Museu Paulista, o Viaduto do Chá, a Estação da Luz, os primeiros automóveis, praças, telefone e a imprensa.

[pic 2]

[pic 3]

Nos anos XX difunde as ideias modernistas sobre a cultura brasileira na mestiçagem, na sua composição de diversidade e valoração da cultura ocidental europeia.

Em 1891 foi inaugurada a Avenida Paulista, um grande símbolo arquitetônico. Na década de 1930 a cidade passa pelo processo de verticalização que trouxe o primeiro edifício o Martinelli, esse período foi denominado  de República Velha. Em 1932 houve a Revolução Constitucionalista, esse movimento se opunha a Getúlio Vargas de um interventor para governar São Paulo, exigindo a convocação de uma nova constituinte. Pós-revolução, São Paulo retoma seu espaço econômico.

Em meados do século XX houve a criação da Universidade de São Paulo,do Museu de Arte, a primeira televisão brasileira foram iniciativas que marcaram o grande desenvolvimento da Capital paulista. As cidades do ABC são exemplos dos processos de crescimento urbano, onde a consequência desse crescimento desordenado dá se o aumento da pobreza e qualidade de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (161.6 Kb)   docx (363.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com