TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento de um relatório descrevendo a importância do planejamento, programação em controle de produção (PPCP) em empresas

Seminário: Desenvolvimento de um relatório descrevendo a importância do planejamento, programação em controle de produção (PPCP) em empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Seminário  •  2.804 Palavras (12 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 12

Nessa atividade tem como objetivo a elaboração de um relatório que retrate a importância do Planejamento, Programação em Controle de Produção (PPCP) nas empresas. Com desenvolvimento dessa atividade irá nos proporcionar um entendimento abrangente dos princípios primordiais do sistema de produção engrandecendo a nossa formação profissional.

Nessa atividade estaremos visualizando e compreendendo o funcionamento do PPCP com base de leituras e vídeos gerando uma reflexão da importância do emprego das técnicas já estipuladas que refletem na competitividade mercadológica numa empresa.

Esse relatório também servirá para conhecer métodos de diagnóstico nos setores de planejamento, programação e controle da produção conhecidas e já massificadas que resultam na agilidade nas soluções de possíveis problemas com a eficiência e eficácia na atividade de uma empresa.

Estaremos conhecendo em resumo o caminho correto para uma empresa se manter competitiva com produtos ou serviços de alta qualidade evitando erros que costumam ocorrer ao longo do tempo na gestão de uma empresa.

CAPÍTULO I – PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO

1.1.CONCEITOS

Planejamento e Controle de Produção é o departamento que permite a continuidade dos processos produtivos na indústria. Controla a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do que foi previsto no tempo e quantidade certa e com os recursos corretos. Em resumo, o PCP trata dados de diversas áreas, transforma-os em informações, suporta à produção para que o produto seja entregue na data e quantidade solicitada.

Podemos dizer que o PCP estará pronto quando forem respondidas as seguintes questões:

1° O que produzir?

2° Quanto produzir?

3° Onde produzir?

4° Como produzir?

5° Quando produzir?

6° Com o que produzir?

7° Com quem produzir?

A partir da configuração do processo de produção, o PCP irá criar uma carta mapa, documento denominado plano mestre de produção (PMP), que é a diretriz de produção.

Trata-se do conjunto de atividades da administração da produção relacionadas à alocação eficaz e eficiente dos recursos de produção da organização (materiais, máquinas, equipamentos e pessoas) para a produção dos bens e serviços demandados pelos clientes.

Historicamente, com o desenvolvimento da administração científica, as funções de planejamento e controle da produção, antes exercidas de forma empírica pelos supervisores de produção, passaram a ser centralizadas em um departamento específico da fábrica, usualmente denominado PCP.

Em geral, o departamento de PCP dedica-se as atividades mais operacionais como a programação da produção, controle de estoques (matérias-primas, em processo e produtos acabados), emissão e controle de ordens de produção, entre outras atividades do dia-a-dia da produção.

Entretanto, a atividade de planejamento não se limita ao nível operacional. No nível tática-estratégia, a gerência de produção toma decisões de médio e longo prazo que incluem decisões sobre a aquisição de equipamentos e máquinas, contratação de pessoas, administração de materiais e fornecedores, com base em previsões atualizadas de demanda. Este processo de decisão, atualmente denominado Planejamento de Operações e Vendas (POV), envolve, além da Produção, outras áreas da empresa, especialmente as áreas de Vendas e Financeiro.

Do ponto de vista acadêmico, os conceitos e habilidades necessários para o exercício da atividades de PCP são abordados em disciplinas também denominadas Planejamento e Controle da Produção. No currículo de uma disciplina típica de PCP, destacam-se os seguintes tópicos:

- Previsão da demanda

- Planejamento da capacidade de produção

- Planejamento agregado da produção

- Programação mestra da produção

- Programação detalhada da produção

- Controle da produção

1.2. IMPORTÂNCIA E FINNALIDADE

A importância do planejamento e do controle para uma empresa, seja que ramo ela pertença, é em virtude da buscar de precisão e eficiência durante todo o processo de sua atividade em que etapas são cuidadosamente empregadas técnicas que sincronizam e colocam de maneira a evitar ao máximo de perdas, excessos de desnecessários de insumos, desperdício de tempo nas fases, mão de obra ineficiente e heterogênea, despesas altas, buscando maior rentabilidade com a atividade. Para isso é importante tem bons parceiros como fornecedores eficientes que buscam a excelência e são assíduos e na contrapartida recebam a mesma reciprocidade resultando numa rede ou cadeia eficiente em que os planejamentos tenham condições de chegar ao 100 por cento de satisfação.

A finalidade é atender o mercado consumidor conforme suas necessidades e exigência no quadro econômico e social de determinado país ou região fornecendo um produto ou serviço de qualidade para que também seja competitivo e rentável perante os concorrentes de mesmo ramo de mercado.

1.3. ASPECTO TÉCNICOS E OPERACIONAIS

No planejamento estão envolvidas várias atividades que são chamadas normalmente de operações industriais, nas quais englobam a área financeira da empresa ou até mesmo a engenharia. Buscam-se nestas situações vantagens empresariais em relação aos aspectos de melhoria de qualidade e redução de custos, aonde a empresa irá alcançar uma posição destacada dentro de seu mercado.

Aos administradores da empresa cabe à complexa e minuciosa tarefa de planejar, organizar, designar, dirigir e controlar todas as atividades setoriais dentro da estrutura corporativa da mesma, objetivando de maneira contínua o fluxo de materiais, pessoas, informações e processos, de modo a atingir em um curto prazo a excelência em planejamento empresarial. A estratégia de negócios da empresa é certamente influenciada por muitos fatores, principalmente quando ela executa operações em nível de comércio exterior, neste caso, a realização de atividades de importação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com