TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento econômico

Projeto de pesquisa: Desenvolvimento econômico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.392 Palavras (14 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

DESAFIO DE APRENDIZAGEM

Desenvolvimento Econômico

Trabalho apresentado a Professora Dinnia E. Torres de Oliveira tutor presencial do curso de Administração da disciplina de Desenvolvimento Econômico da Profa. Ma. Renata M. G. Dalpiaz.

Brenda Alessandra Oliveira RA 285496

Keli Cristine A. Pinto RA 287542

Larissa Christine N. Gomes RA 286898

Telêmaco Borba – Paraná

20/06/2013

SUMARIO

1 - Introdução.............................................................................................................................3

2 - Desenvolvimento Etapa 1

2.1 – Passos 1,2 e 3 - Medidas de Desenvolvimento Econômico...............................................4

3 - Desenvolvimento – Etapa 2

3.1 - Passo 1 – Países que compõem o BRICS – Conceito e comparações...............................8

3.2 - Passo 2 – IDH da região – Local.......................................................................................9

3.3 – Passo 3 – Reflexões .........................................................................................................9

4 – Conclusão............................................................................................................................12

5 – Referencias Bibliográficas..................................................................................................13

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo elaboração de um artigo científico que compare o desenvolvimento econômico dos países do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) mostrando a grande a influência desse bloco na economia mundial. Estes países possuem, em comum, potencial para obtenção de um acelerado crescimento econômico. O nosso objetivo será identificá-los e analisá-los para melhor entender a importância desses países para a economia global.

Para isso apresentaremos o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), PIB por habitante, o Índice de Gini e a Curva de Lorenz.

2 – Desenvolvimento – Etapa 1

2.1 – Passos 1,2 e 3 - Medidas de Desenvolvimento Econômico

Existem diversos tipos de indicadores para se medir o fator de desenvolvimento econômico no mundo. Dentre eles: O Produto Interno Bruto(PIB), Índice de Gini, a Curva de Lorenz e o Índice de Desenvolvimento Humano(IDH).

Produto Interno Bruto (PIB)

O PIB representa a soma, em valores monetários, de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região, durante um determinado período. O PIB é um dos indicadores mais utilizados, e tem o objetivo principal de mensurar a atividade econômica de uma região. Na contagem do PIB, considera-se apenas bens e serviços finais, excluindo da conta todos os bens de consumo intermediários.

Para analisar o comportamento do PIB de um país é preciso diferenciar o PIB nominal do PIB real.

PIB nominal calcula a preços correntes, ou seja, no ano em que o produto foi produzido e comercializado, e PIB real é calculado a preços constantes, onde é escolhido um ano-base para eliminar o efeito da inflação, e o PIB real é o mais indicado para análises.

A Fórmula para o cálculo do PIB de uma região é a seguinte: PIB = C+I+G+X-M. Onde, C (consumo privado), I (investimentos totais feitos na região), G (gastos dos governos), X (exportações) e M (importações).

PIB per capita

O PIB per capita (por pessoa), também conhecido como renda per capita, é obtido ao pegarmos o PIB de uma região, dividindo-o pelo número de habitantes desta região.

PIB do Brasil no 1º trimestre 2013 (em relação ao 4º trimestre de 2012)

De acordo com dados divulgados pelo IBGE em 29 de maio de 2013, o PIB brasileiro no 1º trimestre de 2013 cresceu 0,6% em relação ao trimestre anterior. Foi um fraco crescimento econômico, porém acima do 0,1% do 1º trimestre de 2012. Em valores correntes, o PIB brasileiro atingiu R$ 1,110 trilhão (US$ 541 bilhões - cotação de 29/05/13). No acumulado dos últimos quatro trimestres o PIB subiu 1,2%.

O setor da economia brasileira que mais cresceu foi o de agropecuária, com alta de 9,7%. A indústria apresentou uma queda de 0,3%, enquanto o setor de serviços apresentou desaquecimento, crescendo apenas 0,5%.

Outros dados apresentados pelo IBGE relativos ao PIB do 1º trimestre de 2013: importações de bens e serviços (crescimento de 6,3%), Investimentos (crescimento de 4,6%), consumo das famílias (crescimento de 0,1%), consumo do governo (0%) e exportações de bens e serviços (queda de 6,4%).

Variação do PIB dos países no 1º trimestre de 2013 em relação ao trimestre anterior (comparativo)

- China: 1,6%

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com