TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferenças entre o setor público e o setor privado

Ensaio: Diferenças entre o setor público e o setor privado. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  Ensaio  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  2.329 Visualizações

Página 1 de 2

1. Identifique três diferenças entre:

a) Setor público e setor privado;

1. O setor público preza pelo cuidado com o coletivo e para com as relações comuns entre pessoas, enquanto que a iniciativa privada preza pelo cuidado dos interesses de um grupo específico, visando o lucro.

2. Outra questão que difere entre as esferas pública e privada são as relações de emprego e trabalho; para ingresso no órgão público é necessário passar em concurso enquanto que na instituição privada há processos seletivos em que os tomadores de decisão optem pela contratação ou não de determinado profissional. A esfera pública tem regime próprio do funcionalismo público e previdência, enquanto que na privada, as relações de trabalho são determinadas pela CLT (Lei de Consolidação das Leis do Trabalho) e regime geral de previdência.

3. Os recursos públicos devem prezar pela economicidade da utilização dos mesmos por provir de todos e o privado provém de recursos próprios,a princípio, de seus fundadores.

b) Patrões e empregados;

1. O empregado é subordinado ao patrão. O Empregado não pode ter suas vontades realizadas a qualquer hora, ele não é dono do próprio tempo enquanto estiver em horário de trabalho. Já o Patrão tem mais autonomia para realizar suas atividades a hora que achar mais conveniente.

2. O empregado é contratado para exercer uma determinada atividade sendo recompensado através de uma remuneração. O Patrão é responsável pela seleção e contratação da pessoa mais indicada ao trabalho e é remunerado com o lucro da instituição.

3. O Patrão trabalha diretamente a economia do país, gerando empregos, oportunidades, crescimento e fortalecimento do Estado. A participação do Empregado é indireta já que ele não assume riscos diante do mercado.

c) Estado e servidores públicos.

1. Os cargos são criados por lei na estrutura da administração pública e cabe ao servidor a investidura no cargo através do concurso público

2. O Estado cria cargos e funções e delimitam deveres e direitos para os servidores, estes devem cumprir as determinações superiores.

3. O Estado não pode demitir o servidor estável e o servidor necessita passar pelo estagio probatório para adquirir a estabilidade no serviço público

COELHO, Ricardo Corrêa. O público e o privado na gestão pública. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília]: CAPES: UAB, 2009.

...

Baixar como  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »