TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Discussão sobre a importância da política monetária no mercado financeiro

Pesquisas Acadêmicas: Discussão sobre a importância da política monetária no mercado financeiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  939 Palavras (4 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO

O presente trabalho visa discorrer sobre a importância da Política Monetária no mercado financeiro. Inicialmente será apresentada a hierarquia do Sistema Financeiro Nacional (SFN), suas obrigações e particularidades. Visando a melhor compreensão da atuação da Política Monetária no mercado Financeiro é necessário discorrer sobre as políticas utilizadas pelo mesmo, sendo elas: restritiva ou expansionista. Além disto, a política monetária pode ser aplicada através dos instrumentos de controle monetário, como por exemplo: Taxa “Selic-Meta”; Operações de Mercado Aberto (Open Market), Taxas Compulsórias e Redesconto. Posteriormente discorreremos sobre a relação destes instrumentos com o controle da inflação, consumo, crédito e financiamentos. A política monetária age diretamente sobre o controle da quantidade de moeda em circulação no mercado financeiro, visando defender o poder de compra da moeda almejando um sistema financeiro sólido e eficiente.

INTRODUÇÃO

A atuação de autoridades monetárias sobre a quantidade de moeda em circulação no mercado financeiro, sobre as particularidades de crédito e das taxas de juros caracteriza a política monetária, o propósito imediato é o controle da oferta do dinheiro e do crédito no mercado financeiro. No Brasil essas políticas ocorrem a partir da atuação do Conselho Monetário Nacional (CMN) juntamente com o Banco Central (BACEN), Comitê de Política Monetária (COPOM) e pelo Sistema Bancário.

Dentre as atuações do governo o mesmo pode atuar através de diferentes políticas monetárias, sendo elas, restritiva ou expansionista. Além disto, a política monetária pode ser aplicada através dos seguintes instrumentos básicos, como por exemplo: Taxa “Selic-Meta”; Operações de Mercado Aberto (Open Market), Taxas Compulsórias e Redesconto.

Em síntese a política visa controlar a liquidez do sistema econômico, ou seja, visa defender o poder de compra da moeda, este objetivo é alcançado através da aplicação de diferentes políticas e instrumentos de controle monetário. Estes instrumentos possibilitam ao governo a estabilidade do poder de compra da moeda, além de um sistema financeiro sólido e eficiente.

A política monetária age diretamente sobre o controle da quantidade de dinheiro em circulação, visando defender o poder de compra da moeda e, consequentemente o poder de compra dos indivíduos, a oportunidade de crédito e investimentos.

POLÍTICA MONETÁRIA

O Conselho Monetário Nacional (CMN) é o órgão Maximo do sistema financeiro nacional, composto por importantes lideranças. Sendo elas o Ministro da Fazenda; Ministro do Orçamento, Planejamento e Gestão e Presidente do Banco Central. O CMN tem como responsabilidade formular a política da moeda e do crédito assim objetivando a estabilidade da moeda e o desenvolvimento econômico e social do País. Dentro das suas competências podemos citar que o mesmo é responsável por zelar pela liquidez e solvência das instituições financeiras, ou seja, observar se as atividades desempenhadas por instituições financeiras Nacionais estão em harmonia com os objetivos impostos e as boas práticas de mercado.

O Conselho Monetário Nacional (CMN), que foi instituído pela Lei 4.595, de 31 de dezembro de 1964, é o órgão responsável por expedir diretrizes gerais para o bom funcionamento do SFN. Integram o CMN o Ministro da Fazenda (Presidente), o Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão e o Presidente do Banco Central do Brasil. Dentre suas funções estão: adaptar o volume dos meios de pagamento às reais necessidades da economia; regular o valor interno e externo da moeda e o equilíbrio do balanço de pagamentos; orientar a aplicação dos recursos das instituições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com