TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ECONOMIA INTERNACIONAL E COMÉRCIO EXTERIOR: Análise do trecho de Charles Dickens

Por:   •  25/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  263 Palavras (2 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 2

ECONOMIA INTERNACIONAL E COMÉRCIO EXTERIOR: Análise do trecho de Charles Dickens – Um conto de duas cidades

Um conto de duas cidades é um livro de Charles Dickens, publicado em 1859, logo no início da Revolução Francesa. O livro trata justamente da dicotomia que duas cidades europeias viveram na época – Londres e França.

Em meio ao caos social que a França vivia no período pré-Revolução Francesa, com todas as mazelas que levaram a tal, entre elas, pobreza, miséria, fome, falta de saneamento face os luxuosos gastos da monarquia francesa, temos a Inglaterra já pós Revolução Puritana e que desfrutava de um período de ascensão comercial, início da sua solidez econômica.

Daí temos claramente as possíveis associações dicotômicas presentes no livro. Enquanto a França caminhava em direção aos anos de escuridão, a Inglaterra começava a se tornar a potência que mais tarde afloraria e seria um gigante econômico.

O latente avanço tecnológico da Inglaterra à época juntamente com a globalização financeira liderada sobretudo pelos ingleses, promoveram um desenvolvimento crucial na Inglaterra. No livro exemplificado por Londres, mas não podemos esquecer do potencial econômico que Liverpool e Manchester se tornaram.

Já na França, os camponeses em estado social sub-humano, começaram a insurgirem pois era a única alternativa que lhes restavam. De um lado Inglaterra “de vento em poupa” do outro a França ladeira abaixo.

Na primeira imagem vemos as conexões inglesas, os elos econômicos, financeiros e comerciais que eles fizeram para seu consequente avanço.

Na segunda imagem temos de maneira não literal (pois nesse período a natureza não era uma preocupação) também as alianças representadas que dariam origem aos avanços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (66.9 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com