TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ECONOMIA INTERNACIONAL E COMERCIO EXTERIOR

Por:   •  31/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.368 Palavras (6 Páginas)  •  2.273 Visualizações

Página 1 de 6

TRABALHO DE ECONOMIA INTERNACIONAL E COMERCIO EXTERIOR

RESPOSTA QUESTÃO Nº 1 - Descreva os avanços e as dicotomias gerados a partir do progresso tecnológico e da globalização financeira.

Nos dias atuais, todos os países do globo estão intrinsecamente por conta de uma forte integração econômica. Configurando uma forte ordem nas relações econômicas mundial, entre as nações, seus mercados e capitais financeiros.

Com o avanço da tecnologia e da globalização financeira, passou a existir uma interação econômica dos sistemas nacionais a nível mundial maior, um estímulo da concorrência dos mercados internacionais e a expansão dos fluxos internacionais de bens, serviços e capitais (no sentido financeiro). Porém mesmo com tantas vantagens e riquezas geradas para tantos países, trouxe também desvantagens para outros. A desigualdade apresenta formas sociais divergentes, que originam de diferentes modos da produção de valores. As fundamentais são a hierarquia, a exploração, a segmentação e a exclusão.

A globalização tem como consequência a diminuição do poder dos Estados e sindicatos. A perfeita mobilidade do capital e a facilidade de se deslocar segmentos inteiros de uma cadeia produtiva para outras regiões afetam a estrutura dos salários, levando a concorrência para fora do âmbito nacional. Gerando um aumento da disparidade de renda, da pobreza, do desemprego, o que reflete, por sua vez, no aumento da exclusão social.

RESPOSTA QUESTÃO Nº 2 - Analise o papel dos organismos multilaterais para a inserção dos países menos desenvolvidos no mercado mundial. Exemplifique.

O comércio internacional vem desempenhando um papel cada vez mais importante na economia mundial, onde países desenvolvidos são responsáveis por cerca de 66% das exportações e 65 % do fluxo de investimentos diretos. Sendo necessário que o comércio de bens e serviços e os investimentos sejam coordenados em níveis multilaterais e que regras de conduta passem a ser controladas e arbitradas também em nível mundial. Em janeiro de 1995 foi criado a OMC – Organização Mundial do Comércio – coluna mestra do novo sistema internacional de comércio.

A OMC tem basicamente quatro funções (GATT 1994): 1 – facilitar a implantação, a administração, a operação e os objetivos dos acordos da Rodada Uruguai, que incluem: setores diversos como agricultura, produtos industriais e serviços; regras de comércio como valoração, licenças, regras de origem, antidumping, subsídios e salvaguardas, barreiras técnicas, e empresas estatais; supervisão dos acordos regionais e sua compatibilidade com as regras do GATT; propriedade intelectual; e novos temas como meio ambiente, investimento e concorrência; 2 – constituir um foro para as negociações das relações comerciais entre os estados membros, com objetivo de criar ou modificar acordos multilaterais de comércio; 3 – administrar o Entendimento (Understanding) sobre Regras e Procedimentos relativos às Soluções de Controvérsias, isto é, administrar o "tribunal" da OMC; 4 – administrar o Mecanismo de Revisão de Políticas Comerciais (Trade Policy Review Mechanism) que realiza revisões periódicas das Políticas de Comércio Externo de todos os membros da OMC, acompanhando a evolução das políticas e apontando os temas que estão em desacordo com as regras negociadas.

Com tais objetivos e funções, o sistema multilateral de comércio vem se consolidando nos últimos anos, através da OMC, que conta atualmente com 132 membros e cerca de 30 membros em processo de acessão. As atividades vêm se desenvolvendo dentro de 4 conselhos, cerca de 35 comitês, além dos grupos de acessão de novos membros.

Os objetivos da OMC/GATT, ao longo das cinco décadas da sua história, sempre enfatizaram a liberalização do comércio através do estabelecimento e aplicação de regras para a remoção de barreiras nas fronteiras. No entanto, tais objetivos vêm sendo questionados diante do novo contexto mundial. Atualmente, as políticas nacionais estão sendo cada vez mais influenciadas pelos acontecimentos internacionais, as empresas transnacionais estão desempenhando papel cada vez mais importante no comércio, e a estratégia da globalização está, agora, ditando as regras de investimento e de avanços tecnológicos.

Nesse contexto, surgem novas discussões sobre o papel que a OMC deve desempenhar, e quais novos objetivos deve perseguir. Abrangendo uma abordagem mais ampla para a OMC, não só de liberalização do comércio, via o exame dos instrumentos de política comercial, mas de uma nova análise que incluiria os instrumentos das diversas políticas econômicas e seus impactos sobre a competição internacional, além do modo de operação dos mercados (Feketekuty, Rogowsky, 1996).

Dentre as razões apontadas para a necessidade de uma nova abordagem estão os métodos de produção dirigidos à globalização e ao consumidor, que acabaram com a distinção entre as estratégias de comércio e de investimentos. Antes, comércio e investimento eram considerados atividades alternativas para se penetrar no mercado externo. Agora, na era da globalização, as empresas tratam comércio e investimento como atividades complementares. Cada vez se torna mais difícil implantar regras sobre a troca de bens que envolvam origens nacionais distintas. Na área de serviços, temas como comércio, investimento e movimento dos provedores são pontos básicos das negociações sobre liberalização.

No contexto da globalização, a identidade nacional dos produtos e das empresas que os fornecem fica cada vez mais difícil de ser identificada. Como consequência, as novas regras para o comércio internacional devem enfocar o impacto de todas as políticas econômicas sobre o funcionamento dos mercados globais, sujeitas às exigências econômicas de melhor eficiência, e sujeitas às exigências políticas de tratamento justo por parte dos governos aos interesses de outros países. Tratamento não discriminatório para produtos e para empresas, sejam nacionais ou estrangeiros, passou a ser um dos grandes temas do momento atual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (124.1 Kb)   docx (218.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com