TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMPREENDEDORISMO ANALISANDO EXPERIÊNCIAS EMPREENDEDORAS

Por:   •  14/4/2015  •  Artigo  •  1.535 Palavras (7 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE SALVADOR-UNIFACS

ARQUITETURA E URBANISMO

GABRIELA SILVEIRA PEIXOTO

PRISCILA MATOS DA CUNHA

ATIVIDADE VIRTUAL-ANALISANDO EXPERIÊNCIAS EMPREENDEDORAS

Salvador

2014

GABRIELA SILVEIRA PEIXOTO

PRISCILA MATOS DA CUNHA

ATIVIDADE VIRTAUAL-ANALISANDO EXPERIÊNCIAS EMPREENDEDORAS

Atividade apresentada ao curso de Arquitetura e Urbanismo a Universidade Salvador, junto à matéria Empreendedorismo, com o objetivo de analisar como funciona um emprendimento, observando os principais aspectos que estruturam uma empresa.

Profº. Jonatha Alves Sacramento.

Salvador

2014

Roteiro- Analisando experiências empreendedoras:  

l. Identificação do Empreendedor

a) Nome: 

Vitor Lemos Figueiredo.

b) Papel do Empreendedor: 

Empresário e Engenheiro Civil.

c) Qual a experiência do empreendedor nesse setor (tempo e tipo de experiência).

Tempo nesse ramo: 4 anos /Tipo: Consultor de Obras. Entrei nesse ramo porque vi a necessidade das pessoas de reformar suas residências e empreendimentos buscando custo/beneficio a fim de tornar possível seus desejos. 

d) Qual a dedicação do tempo para o empreendimento (tempo parcial ou integral)?

O tempo dele é muito relativo, devido a demanda de reformas obtida no dia, por isso considero tempo parcial, de aproximadamente 6 horas. No momento em que me encontro me dedico parcialmente a minha empresa já que tenho uma parceira comercial que divide o tempo comigo.

ll. Identificação do Empreendimento :

a) Nome da Empresa:

 VLF Consultoria

b) Localização:

 Rua Alameda Praia do Flamengo, n 1686, Stella Maris

c) Ramo ou segmento do empreendimento: 

Consultoria para projetos de reformas na área de Construção Civil.

d) Qual a forma de obtenção do capital: 

Clientes de classe econômica alta. (Pessoas Físicas e Jurídicas). E também através de parcerias(indicações) que são feitas de empresas que trabalham com materiais de construção e decoração. Como a Eliane, Todeschini, Portobello, entre outras.

lll.Analise Ambiental.

  3.1. Identificar as oportunidades e ameaças do mercado.

Oportunidades:

        Os profissionais da área de Construção Civil tem o seu negócio próprio e atua na área de formação, oferecendo mais qualidade e segurança ao contratante. Devido ao aquecido mercado da construção civil, temos diversos tipos de empreendimentos em diversos lugares, gerando assim, mais oportunidades para a consolidação da empresa no mercado. Contamos também com a grande quantidade de imóveis disponíveis no mercado. Tanto novos quanto antigos. Oferecer aos clientes uma reforma com alta qualidade e baixo custo.Com isso conseguimos ganhar a confiança de nossos clientes, gerando assim indicações futuras.Sem contar com a facilidade que temos hoje em dia no acesso de redes sociais e sites para divulgar sua marca e expor trabalhos já executados atraindo novos clientes.        E atualmente podemos contar a nova reforma da ABNT, os serviços de reforma e ampliação de uma área ou construção de uma casa, exigem a assinatura de um engenheiro civil no projeto e também da presença do mesmo acompanhando a execução da obra. Para isso proprietário contratante da reforma, deve contratar profissional habilitado (arquiteto ou engenheiro), antes de começar a obra, para elaborar um plano de reforma e encaminhá-lo ao profissional legal pela edificação.

- Ameaças:

O mercado de trabalho na área da construção civil é muito inconstante, devido a demanda do mercado imobiliário, que aqui em Salvador continua aquecido, embora se verifique uma natural desaceleração por conta da própria desaceleração da economia verificada esse ano, que pode significar uma ameaça aos profissionais da área da construção civil, no caso engenheiros e arquitetos. Nessa área de reformas, sempre se tem boas oportunidades, mesmo que ocorra uma alguma queda no setor imobiliário, pois há clientes que demandam reformas para sua edificações, sejam elas residenciais ou comerciais, sendo eles um empreendimento novo ou antigo. Porém as ameaças ficam por conta de outras empresas que oferecem seus serviços a um custo muito mais baixo com uma baixa qualidade de execução, mas que atrai clientes pelo preço. Outro fatos bastante ameaçador é quando você ganha uma licitação de obra do governo e durante a execução da obra não for repassado o custo previsto em contrato para dar continuidade a obra, como por exemplo, na reforma de patrimônios públicos e estradas.

3.2. Identificar quais os pontos fortes e os pontos fracos (ambiente interno) do Empreendimento.

        Os pontos fortes que existem lá na empresa são os investimentos na capacitação de nossos profissionais, assim como a utilização da logística para uma eficiência e eficácia dos nossos serviços. Consideramos nossa relação com os clientes algo muito importante e por isso procuramos acompanhar a obra mesmo depois de executada para saber se há alguma deficiência ou não, isso faz com consigamos a confiança de nosso clientes, e está sendo um ponto muito positivo para nossa empresa. Outro aspecto positivo aqui da empresa, é que sempre estamos buscando inovações no mercado, seja ele como material ou ate mesmo para a gestão, administração da empresa, com certeza esse é um dos fatores que a diferencia de outras. Já o maior ponto fraco que temos é o não reaproveitamento de alguns materiais de entulho que sobram ao decorrer da obra.

IV. Identifique as inovações (com relação à gestão, produto ou serviço) que a empresa possui.

         Em relação as inovações de serviço entrou em vigor no dia 18 de abril de 2014 a norma técnica NBR 16.280, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), com validade em todo o território nacional e que abrange todos os tipos de casas e edifícios – novos, antigos, comerciais, públicos, residenciais e institucionais De acordo com a norma, qualquer modificação na reforma que possa comprometer a segurança da edificação ou do seu entorno deverá ser submetida à análise do especialista. Os profissionais devem elaborar o plano de reforma e se responsabilizar pela obra, ou seja, quem quiser reformar um imóvel precisa agora ter aval de engenheiro ou arquiteto. O primeiro passo é contratar um engenheiro ou arquiteto para planejar o serviço. É importante buscar referências do contratado e procurar saber quais projetos ele realizou. O segundo passo é passar todo o planejamento da obra para o profissional, ou seja, se vai derrubar alguma parede, fazer somente pintura, trocar o piso, entre outros. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (128.2 Kb)   docx (22.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com