TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMPREENDEDORISMO FEMININO NA CIDADE DE PATOS-PB: RELAÇÃO ENTRE O GRAU DE ESCOLARIDADE DAS EMPREENDEDORAS E O GRAU DE FORMALIDADE DOS EMPREENDIMENTOS.

Por:   •  23/11/2019  •  Artigo  •  3.374 Palavras (14 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 14

Empreendedorismo

EMPREENDEDORISMO FEMININO NA CIDADE DE PATOS-PB: RELAÇÃOENTRE O GRAU DE ESCOLARIDADE DAS EMPREENDEDORAS E O GRAU DE FORMALIDADE DOS EMPREENDIMENTOS.

RESUMO:

O empreendedorismo, setor que ganhou mais visibilidade desde a década de 1990, tem-se mostrado uma área muito produtiva de estudos e é foco de muito interesse por parte de vários pesquisadores que vem agregando conhecimento, além de novas formas de administrar empresas. O mundo dos negóciostem se adaptado às mudanças sociais ocorridas no último século, a mulher passou a ocupar um maior espaço no mercado de trabalhoe enquanto empreendedora. Diante do exposto, o presente trabalho tem como objetivo apresentar a relação entre o grau de escolaridade das empreendedoras e a formalização das microempresas fundadas e/ou geridas por mulheres no município de Patos-PB.Trata-se de uma pesquisa de campo, com aplicação de questionários para a obtenção dos dados que, por sua vez, foram analisados quanti-qualitativamente.O estudo fundamentou-se, sobretudo, nas teorizações de Dornelas (2003) e de Cervo e Bervian(2007). Como resultados obtidos, constatou-se que 9,1% das pesquisadas concluíram o ensino superior, 42,9% concluíram o ensino médio e em relação aos empreendimentos apenas 53,9% das empresas são formalizadas e mais precisamente 46,1% das empresas não são formalizadas.

 Palavras-chave: empreendedorismo;mulher; microempresas; formalização.

ABSTRACT:

Entrepreneurship, a sector thathasgained more visibilitysincethe 1990s, hasproventobe a veryproductiveareaof ​​studyandis a focusofinterestbymanyresearcherswhohavebeenaddingknowledge, as well as new waysofmanagingcompanies. The business world hasadaptedtothe social changesthathavetakenplace over thelastcentury, as womenhavetakenup more space in the labor marketand as anentrepreneur. Giventheabove, thispaperaimstopresenttherelationshipbetweentheeducationallevelofentrepreneursandtheformalizationofmicroenterprisesfoundedand / ormanagedbywomen in thecityof Patos-PB. Thisis a fieldresearch, withapplicationofquestionnairestoobtain data that, in turn, wereanalyzedquantitativelyandqualitatively. The studywasbasedmainlyonthetheorizationsof Dornelas (2003) and Cervo andBervian (2007). As results, it wasfoundthat 9.1% ofrespondentscompletedhighereducation, 42.9% completed high schooland in relationtoenterprisesonly 53.9% ofenterprises are formalizedand more precisely 46.1% ofenterprisesthey are notformalized.

Keywords: entrepreneurship; woman; micro enterprises; formalization.


INTRODUÇÃO:

Desde a década de 1990, o empreendedorismo vem ganhando mais espaço no cenário das pesquisas e discussões na área de Administração. Segundo Menezes(2007, p.5), “Empreendedorismo é aprendizado pessoal, que impulsionado pela motivação, criatividade e iniciativa, busca a descoberta vocacional, a percepção de oportunidades e a construção de um projeto de vida ideal”. Trata-se de uma área de estudosrecente, na qual o empreendedor é impulsionado a criar, a ter vocação para ser empreendedor.

A pessoa empreendedora esta à frente do seu tempo, possui visão de futuro, prevê mudanças e enxerga oportunidades nos acontecimentos, controla suas ações com base no planejamento futuro, o significado de empreendedorismo não limita se ao presente (OLIVEIRA, 2012). No Brasil, o empreendedorismo tem ganhado ênfase diante da necessidade da geração de renda complementar ou total, das partes interessadas em promover a abertura de um negócio. Empreender pode estar interligado a fatores familiares por seus antepassados, como também a busca de conhecimento e aprendizado por novas descobertas (TEIXEIRA, 2011; GOUVÊA, SILVEIRA, MACHADO, 2013).

Diante do atual patamar sócio-econômico, percebe-se que a mulher vem ocupando cada vez mais o seu espaço no mundo dos negócios, agora, além de dona de casa e, muitas vezes, mãe,a mulher passa a ser autônomafinanceiramente, trabalhadora, administradora e empreendedora.De acordo com Silva (2013) o crescimento feminino no mercado justifica-se devido ao maior nível de escolaridade em relação aos homens e até mesmo devido às alterações na composição familiar.

A partir dos dados obtidos com a presente pesquisa, pôde-se constatar que ,os maiores números de mulheres empreendedoras começam seus negócios por necessidade, após a maternidade e sem concluir os estudos, mais de 50% delas.

Carvalho (2013) afirma que “a maioria das mulheres que possuem empreendimentos ainda não legalizaram seus negócios.” Essa informalidade dificultaria a contratação de funcionários, aquisição de capital, etc.Ainda segundo o referido autor, a maior parte das microempreendedoras tem seus negócios na própria casa onde residem.

O presente estudo tem como objetivo correlacionar o grau de estudo/formação das empreendedoras com os índices de formalização das microempresas geridas por essas mulheres. Para tanto, pretende-se discutir teoricamente o empreendedorismo e empreendedorismo feminino;compreender as classificações das empresas de acordo com seu porte e lucratividade anual, enfatizando as microempresas e microempresas individuais (MEI);e apresentar e discutir os dados obtidos evidenciando, a partir deles, a interferência direta e significativa que o grau de instrução das empreendedoras tem diante da formalização das empresa, além dos inúmeros benefícios que essa formalização pode proporcionar ao empreendimento.

De acordo com a página EXAME, de 8 de março de 2018, em pesquisa realizada pela Rede Mulher Empreendedora (RME), “Empreendedoras e Seus Negócios”, 43% dos empreendedores brasileiros são mulheres. Muitas começaram a empreender por necessidade, a maioria atua como Microempreendedor Individual ou em micro e pequenas empresas, cerca de 55% delas são mães e, desse percentual, 75% iniciaram seus negócios após o nascimento dos filhos.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:

SOBRE EMPREENDEDORISMO:

O empreendedorismo não dispõe apenas de um conceito, é uma ciência que ainda exige estudo e que se renova a cada novo passo acerca da tecnologia edo indivíduo, ou seja, não é algo absoluto, mas sim, um conceito relacionado à modernização e ao aprimoramento. Pois o termo “empreender” sugere assumir riscos, inovar e saber negociar, tudo, com uma finalidade, satisfazer o cliente e lucrar, que é a finalidade de qualquer empresa ou empreendimento (MAXIMINIANO, 2006).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)   pdf (252.4 Kb)   docx (92.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com