TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRATÉGIA DIFERENCIADA

Projeto de pesquisa: ESTRATÉGIA DIFERENCIADA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.898 Palavras (8 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

Visto que o ramo de informática está em grande destaque no Brasil e no mundo, identificamos na cidade uma grande procura por empresas especializadas em manutenção e venda de suprimentos para informática, o que nos levou a enfatizar sobre essa área. Foi devido á um integrante do grupo ter conhecimentos específicos e já atuar na área de manutenção de computadores e softwares como autônomo que nos relatou parte do seu trabalho nesse segmento.

Em tempos de tecnologia, inovação e competitividade, a informática está alavancando as expectativas de estabilidade econômica. Falamosdas diversas variedades que o mercado vem criando para atingir suas metas. Nesse trabalho relatamos sobre uma empresa que atua no ramo de informática e as possibilidades de atuação no mercado de trabalho.

O mesmo, objetivo exemplificar o papel do empreendedor em nossa sociedade atual, através de passos que devem ser seguidos desde o processo em que a idéia é concebida até a implantação real da empresa.

A Mouse Informática é uma empresa que atua na cidade de São Borja, no ramo de tecnologia. Segmento este com expansão na área geográfica de atuação da mesma, subdividindo-se em prestação de serviços e venda de produtos e soluções na área de informática e Tecnologia da Informação. Após a realização de uma pesquisa de campo de caráter observatório, constatou-se uma grande demanda por serviços, venda de suprimentos e peças no setor de informática, em virtude da concentração de empresas de grande porte na região e pela popularização dos desktops e laptops caseiros. A tecnologia e a modernidade fizeram com que a procura por aparelhos informáticos crescesse muito. Quase todos os lares possuem computadores e são de suma importância para as pessoas, e principalmente nas empresas o uso desta ferramenta se tornou imprescindível nos dias de hoje.

Existe algumas empresas que oferecem serviços semelhantes, por esta razão a necessidade de um aperfeiçoamento contínuo, a fim de conseguir “sobreviver” no mercado. Há a necessidade de diversificar os serviços prestados e melhorar constantemente a qualidade dos serviços. Deve-se ainda observar as deficiências dos concorrentes e desenvolver meios para suprir tais deficiências.

Conscientes de que o mercado de trabalho passa por um cenário econômico de grandes mudanças e que as necessidades e as oportunidades nos levam a novos negócios, sabemos também dos desafios que enfrentamos para satisfazermos aquele que é o nosso principal objetivo, o nosso cliente.

O empresário deve estar atento as inovações. O avanço tecnológico na área de informática é muito rápido. Com isso, o empreendedor deve estar sempre investindo em equipamentos, revistas especializadas, cursos, entre outros, visando estar sempre atualizado e oferecer o que existe de melhor e mais moderno ao seu cliente.

Identificamos uma grande procura por uma empresa que venda itens de hardware e suprimentos para computador como também, a preste o serviço de montagem e manutenção dos mesmos.

ESTRATÉGIA DIFERENCIADA

Com a globalização, os atributos dos produtos não são mais suficientes para fidelização do cliente. O valor adicionado ao serviço passou a ser uma estratégia para tornar as empresas competitivas e, assim, para a sobrevivência de qualquer negócio o importante é conquistar e principalmente manter os clientes. Utilizaremos de uma equipe treinada para atender clientes com eficiência no balcão da loja como também nas residências e empresas onde os técnicos forem prestar serviços criando uma cultura organizacional de uma empresa que valoriza o cliente e que tem satisfação em atendê-lo e almeja uma revê-lo.

POR QUE O GRUPO ACREDITA NO POTENCIAL DESSA OPORTUNIDADE DE MERCADO

Antes de se lançar no mercado e abrir uma empresa é preciso passar por diversos processos. Precisamos saber quais são as OPORTUNIDADES e quais são os RISCOS que a atividade escolhida oferece. Por isso fizemos um estudo do mercado antes de escolher a oportunidade.

O grupo se reuniu e foi feito a técnica do Brainstorming, onde foramapresentadas várias ideias e oportunidades que poderiam se tornar no futuro uma empresa real. Foi decidido por unanimidade quando um integrante do grupo nos falou sobre o crescimento da demanda por reparos e manutenção em computadores pessoais e de grandes corporações, como também as peças de reposição necessária para o bom funcionamento das empresas.

DIRECIONAMENTO ESTRATÉGICO

 PONTOS FORTES

A formação dos sócios: os sócios possuem formação superior no curso de Administração.

Aumento do número de pessoas que utilizam computador

Grande número de empresas

 PONTOS FRACOS

Ausência de formação dos sócios na área de informática.

Inexperiência dos sócios no ramo.

Iniciar o processo de concepção da empresa. Realizar, uma descrição sumária de qual será sua estrutura inicial na abertura, localização, produtos ou serviços oferecidos inicialmente, previsão do número de funcionários e previsão do início de funcionamento. Com vitrine para propaganda de seus produtos e no fundo um laboratório de informática, onde os técnicos trabalharão montando ou consertando suprimentos dos clientes. O endereço pesquisado para o estabelecimento será a Rua General Marques, no centro da Cidade, onde o fluxo de pessoas é maior. Inicialmente não serão contratados funcionários, pois as tarefas serão divididas entre os sócios.

Os serviços prestados inicialmente pela Mouse Informática serão:

 Vendas de suprimentos e computadores personalizados no balcão.

 Manutenção de microcomputador nas residências.

 Manutenção de microcomputador nas empresas, assistência técnica.

 Venda de produtos de papelaria e produtos eletrônicos.

A estrutura básica da empresa constitui uma área que abriga os seguintes setores:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com