TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia ''Não é pelos 20 centavos''

Por:   •  21/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 2

Bruno Lerner

3o B

Tarso Loureiro

Economia

''Não é pelos 20 centavos''

Um dos maiores protestos na história do Brasil ocorreu em julho de 2013, quando o governo brasileiro tomou a decisão em aumentar a tarifa de transportes públicos para R$3,20 ao invés dos antigos R$3,00. A atitude enfureceu de pronto milhares de brasileiros, indignados como seu governo poderia além de cobrar um dos mais altos impostos do mundo, aumentar a tarifa do transporte público que para muitos já era cara.

''Quando um grupo de jovens se reuniu no dia 6 de junho na avenida Paulista para contestar o aumento da tarifa de ônibus de São Paulo ninguém poderia imaginar que aquele seria o marco zero da maior sequência de protestos no país desde o Fora Collor.''

O movimento que partiu apenas de um pequeno protesto contra o aumento da passagem se repercutiu, e tornou-se uma oportunidade para os brasileiros ganharem a palavra contra diversos atos do governo. Reunidos pela mesma causa, o povo brasileiro reuniu-se em mais de 1 milhão de protestantes que vieram às ruas contra as farsas do governo, surgindo a famosa frase: ''O gigante acordou'', representado como o ''gigante'', seria o povo brasileiro que agora abriu os olhos aos escândalos de seu governo. Antes, o pequeno protesto contra o aumento dos 20 centavos no aumento da tarifa, agora tornou-se em manifestações gigantescas contra os atos do governo, que gerou outra conhecida frase: ''Não é pelos 20 centavos'', sendo que a razão por qual o povo brasileiro protestava não era somente pelo aumento da passagem, e sim pela insatisfação com o governo do Brasil.

Os brasileiros estavam à fazer história naquele exato momento, e cada vez mais e mais pessoas se juntavam ao movimento, muitos fizeram vídeos e musicas como representação de sua revolta, o famoso youtuber, Felipe Neto, gravou um vídeo em seu canal mostrando sua indignação ao governo brasileiro, este vídeo nomeado ''MUDA BRASIL'', atingiu quase 5 milhões de visualizações. Uma musica chamada ''Isso é Brasil'' também se repercutiu muito através das mídias sociais, outra vez mostrando as condições precárias que o governo brasileiro oferece à sua população menos privilegiada, a musica chegou a atingir quase 15 milhões de visualizações e fez com que mais brasileiros se juntassem ao movimento. Todos os meios de rede social foram cruciais para esse período no Brasil, foi basicamente o meio de comunicação e integração do povo, a ferramenta que trouxe novos membros ao movimento e uniu o povo brasileiro.

Sendo esta uma das maiores manifestações na história do Brasil, o povo brasileiro finalmente se uniu após a ultima gota d´água, que seria o aumento da tarifa, dando assim oportunidade para mostrar sua insatisfação do governo de nosso país.

Fontes:

 http://www1.folha.uol.com.br/poder/2013/12/1390207-manifestacoes-nao-foram-pelos-20-centavos.shtml

Video Felipe Neto: https://www.youtube.com/watch?v=v9rgOwH99nc

Música "Isso É Brasil": https://www.youtube.com/watch?v=nRF0QLYYCe4

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (65.6 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com