TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Do PR

Pesquisas Acadêmicas: Economia Do PR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  521 Visualizações

Página 1 de 2

Por que podemos afirmar que a criação de gado no Paraná deu origem a muitos núcleos habitacionais?

R: Os cuidados, tratos e a comercialização exigiam muito trabalho assim como o processo do couro necessitava de mão de obra, por outro lado gerando empregos e núcleos de povoamentos.

A economia da região ainda administrada e pertencente à capitania de São Paulo era baseada na criação de gado e na agricultura de subsistência. Foi a expansão da pecuária e do cultivo de milho, mandioca e feijão que levou colonizadores a se instalarem no planalto, aumentando a população da região, fundada com o nome de Vila Nossa Senhora da Luz, por Ébano Pereira em 1649.

As companhias colonizadoras desempenharam importante papel durante o período de ocupação do Paraná. Escreva sobre elas e sua influência para a construção da história de nosso estado.

R: As companhias colonizadoras eram importantes pois, formavam vilas e plantações de café gerando economia, organização migratório e povoamento.

Comente sobre o enfraquecimento do ciclo do ouro no Brasil e sua relação com a ocupação do território paranaense.

R: Desde que os portugueses se estabeleceram no nosso país, procuravam com atenção as minas de ouro do interior. Durante muito tempo, inúteis foram as buscas. Fizeram-se grandes expedições, durante dois séculos, à procura do ouro, mas o sertão guardava de forma segura as suas riquezas. Por volta de 1694/1695 finalmente conseguiram encontrar o segredo das terras desconhecidas e revelar ao mundo os seus tesouros, tendo aqui início à última grande fase econômica do Brasil conhecido como o ciclo do ouro. A expressão ‘’ ciclo do ouro ‘’ se deve a João Lúcio de Azevedo para definir o início, auge e declínio da mineração.

O ciclo enfraqueceu porque muitos garimpeiros se deslocaram para outras regiões em busca de ouro e buscavam em toda parte inclusive no Paraná alojando-se dando continuidade ao povoamento paranaense.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com