TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Da India

Artigo: Economia Da India. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  Artigo  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 2

Têxteis, produtos químicos e petroquímicos, processamento de alimentos, aço, ferro, equipamentos de transporte. A economia da Índia é a 4ª do mundo em termos da Paridade de Poder Aquisitivo. É um dos destinos mais atrativos para investir e fazer negócios devido sobretudo a sua mão de obra qualificada, seus recursos naturais, seu mercado interno A indústria e os serviços, por sua vez, têm se desenvolvido rapidamente nos últimos anos (e conquistando cada vez mais espaço na economia indiana, em detrimento da agricultura) e respondem, respetivamente, por cerca de 26% e 55% doProduto Interno Bruto (PIB) do país (dados de 2011), enquanto que a agricultura contribui com cerca de 18%. Mais de 40% da população (cerca de 440 milhões de pessoas) vivem abaixo da linha de pobreza (2010), apesar da existência de umaclasse média crescente calculada em 2011 em 300 milhões de pessoas.

O desenvolvimento econômico indiano está entre um dos maiores do mundo atualmente (com crescimento do PIB em 10% anuais) porém, por uma infraestrutura insuficiente, uma burocracia pesada, altas taxas de juros e uma dívida social elevada (pobreza rural, significativo analfabetismo residual, sistema de castas, corrupção, clientelismo etc.), a economia do país é constantemente "sufocada", o que impede a exploração de sua plena potencialidade econômica.

cterísticas gerais da economia indiana

A Índia é um país emergente, portanto apresenta um bom crescimento econômico na atualidade. De acordo com dados do Banco Mundial, a Índia é a quinta maior economia do mundo (levando em conta o PIB).

Nas últimas décadas, o país tem apresentado uma taxa de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) em torno de 6%. A economia indiana é diversificada, pois apresenta fortes resultados nas áreas agrícolas, industrial, tecnológica, financeira e de serviços.

A Índia apresenta um forte destaque nas exportações de produtos manufaturados. A indústria de tecnologia também tem apresentado forte crescimento nos últimos anos. Muitas empresas de tecnologia têm instalado filiais na Índia, em busca, principalmente, de mão de obra barata e especializada. Na área de serviços podemos destacar a forte expansão da produção de softwares.

Nos últimos anos, os dois países mais populosos do mundo, China e Índia, com respectivamente 1,35 e 1,2 bilhões de pessoas, tiveram um crescimento econômico brilhante, mas o modelo econômico indiano é um caso particular. regiões industriais: regiões metropolitanas de Bombaim e Calcutá.

Mineração: minério de ferro, diamante, carvão, asfalto natural, cromita.

Indústria: alimentícia, siderúrgica (ferro e aço), têxtil, química e medicamentos.

PIB: US$ 4,04 trilhões (estimativa 2010)

Força de Trabalho: 478 milhões de trabalhadores (estimativa 2010)

PIB per capita: US$ 3.533 (estimativa 2010)

Taxa de desemprego: 10,8% (estimativa 2010)

Investimentos: 32% do PIB (2009)

Dívida Pública: 55,9% do PIB (estimativa 2010)

Taxa de Inflação: 11,7% (2010).

Reservas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com