TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Política - Lições de economia política clássica

Por:   •  27/12/2017  •  Seminário  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 2

ECONOMIA POLÍTICA: TEXTO III

LIÇÕES DE ECONOMIA POLÍTICA CLÁSSICA.”

(Breve retorno ao texto II- relembrando o que foi a economia política clássica.)

Aparece pela primeira vez, em 1615, quando Antonie Montchrétien publica a obra “Tratado de Economia Política”, embora surja inclusive em textos de François Quesnay e Adam Smith, foi apenas nos primeiros vinte anos do século XIX que passou a designar um corpo teórico. Em suma, a economia política clássica expressou o ideário da burguesia no período em que essa classe estava na vanguarda das lutas sociais, direcionando o processo revolucionário que destruiu o antigo regime. –À economia política interessava compreender o conjunto de relações sociais que estavam surgindo dentre a crise. (E por antigo regime, compreende-se o conjunto de instituições feudais ocidentais.) PÁG:26;27 E 28.

*ADAM SMITH E O LIBERALISMO CLÁSSICO: Adam Smith foi um importante filósofo e economista escocês do século XVIII. Tornou-se um dos principais teóricos do liberalismo econômico. Sua principal teoria baseava-se na ideia de que deveria haver total liberdade econômica para que a iniciativa privada pudesse se desenvolver, sem a intervenção do Estado. (Sendo válido lembrar que o liberalismo clássico influenciou o pensamento econômico mundial, mas a maior parte dos estados os abandonou.) (Para os liberalistas, a fonte de riqueza é o trabalho. Logo, quanto maior o trabalho, maior a riqueza.)

*FRANÇOIS QUESNAY: François Quesnay foi a principal figura entre os Fisiocratas, geralmente considerados a primeira escola de pensamento econômico.

*WILLIAM PETTY: Sir William Petty foi um economista, cientista e filósofo britânico. Pioneiro no estudo da Economia Política, Petty propôs a utilização de métodos quantitativos                   - por ele chamados de aritmética política - como meio de análise da riqueza de um país. (e a moeda e “riqueza em metais” como conceito de riqueza.)

-O QUE FOI A FISIOCRACIA: (CONCEITO E INFOS.) (do grego "Governo da Natureza") é uma teoria econômica desenvolvida por um grupo de economistas franceses do século XVIII, que acreditavam que a riqueza das nações era derivada unicamente do valor de "terras agrícolas" ou do "desenvolvimento da terra" e que produtos agrícolas deveriam ter preços elevados. (PÁG- 51)

*A SEQUÊNCIA DE QUESNAY: PETTY-CANTILLON-QUESNAY (PÁG-53)

* “PAR TERRA TRABALHO” (CONCEITO FISIOCRATA) (PÁG-56,57)

-FISIOCRATAS E SEU SISTEMA:

(BREVE EXPLANAÇÃO SOBRE O SISTEMA) (PÁG-58,59)

*FISIOLOGIA SOCIAL ---------------------¬

*LIBERALISMO FISIOCRÁTICO-----(PÁG-61)

*A VIDA ECONÔMICA NA FRANÇA NO SÉC. XVII (PÁG-62,63)

* OS TRÊS TÓPICOS PARA O DESENVOLVIMENTO:

-A DEFESA DO LIVRE COMÉRCIO; (PÁG-63)

-A PREGAÇÃO DO IMPÔT UNIQUE; (PÁG-64)

-A ATENÇÃO DADA À INFRA-ESTRUTURA PRODUTIVA. (PÁG-66,67)

-A CONCEPÇÃO NATURAL DE EXCEDENTE:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (152.9 Kb)   docx (747.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com