TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia com qualidade

Por:   •  27/9/2016  •  Monografia  •  6.407 Palavras (26 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 26

CONTROLE DE ESTOQUE  EM  UMA  EMPRESA  DE  PEQUENO  PORTE NO  RAMO  DE  ACESSÓRIOS  AUTOMOTIVOS

ALVES, Ronaldo Adriano (ronaldo_eng@ymail.com)[1]

ALMEIDA, Roseli Rodrigues de (roseuai@yahoo.com.br)[2]

RESUMO: Controlar o estoque é ação fundamental dentro de uma empresa e, para isso, muitas estratégias são criadas para que um estoque cumpra a sua finalidade. Este artigo tem por objetivo avaliar o processo de controle de estoque em uma organização e implementar melhorias. O controle de estoque tem muitas finalidades dentro da empresa, tais como evitar a falta produtos no estoque ou manter um estoque muito alto sem necessidade, verificar os períodos em que a maior necessidade de compra, evitar desperdícios e outras. O controle de estoque é uma ferramenta administrativa interna que orienta a empresa na execução da atividade. A metodologia foi norteada por pesquisa bibliográfica e aplicação da teoria em um estudo de caso. A pesquisa foi feita em um estabelecimento comercial do setor de acessórios automotivos onde apresentava problemas em controlar seu estoque. Foi feita a implantação de uma planilha eletrônica para controle do estoque. O resultado foi positivo, no qual se tem o controle total de seu estoque, informando com precisão quando a necessidade de reposição. Com esse artigo conclui-se que com a implantação da planilha eletrônica do site www.netplanilhas.com.br/planilha de controle de estoque/, foi obtido um aprendizado quanto ao controle e organização do comércio em estudo. Recomenda-se a manutenção e alimentação deste software, pois o controle de estoque era preciso com essas circunstâncias.

Palavras-chave: Controle de Estoque; Planilha Eletrônica; Comércio de acessórios de veículos.

1- INTRODUÇÃO

Este estudo trata da importância do controle de estoque de uma empresa.

Na busca pela competitividade resistem somente aqueles que estão preparados para enfrentar as dificuldades, sendo necessário organizá-la e implantar algumas ferramentas, como controle do estoque.

           O controle de estoque não é somente gerar relatórios, mas sim, auxiliar o administrador em como utilizar essas informações para que as decisões sejam vantajosas e possam levar a organização ao sucesso esperado.

        O controle de estoque tem muitas finalidades dentro da empresa, tais como evitar a falta produtos no estoque ou manter um estoque muito alto sem necessidade, verificar os períodos em que a maior necessidade de compra, evitar desperdícios e outras. O controle de estoque é uma ferramenta administrativa interna que orienta a empresa na execução da atividade.

           O objetivo do estudo consiste em avaliar processo de controle de estoque em uma empresa do setor automotivo.

           Tem por objetivos específicos: Estudar ferramentas necessárias para planejamento e controle de estoque, identificar processo de solicitação, entrada de mercadorias, controle de entrada e saída do estoque, recursos utilizados no controle e, com base na eficiência, identificar e implementar melhorias.

        A metodologia adotada foi a pesquisa teórica sobre os temas: empresas, produtividade, recursos e avaliação de conceitos em uma empresa de vendas de acessórios automotivos com sede na cidade de Uberlândia – MG.

           As recomendações sobre a manutenção e alimentação desse software apontando que a ideia tem gerado resultados positivos serão mostrados no decorrer deste artigo, que está compreendido de um tópico contendo a revisão da literatura, depois a metodologia adotada para a pesquisa, um tópico com os resultados e discussões e, finalmente, as referências utilizadas para embasamento do artigo.


2- DESENVOLVIMENTO

2.1- REVISÃO DA LITERATURA

2.1.1 - Empresa

          As empresas existem para determinados fins.

Guitton (1961) já afirmava que os pesquisadores  em Economia, tinham dificuldade em encontrar uma definição exata para empresa, visto a vastidão de conceitos.

         Para Martins (2001) empresa seria um conjunto de fatores de produção, em que englobaria terra, capital e trabalho.

Martins (2008, p. 173) acrescenta que o “[...] essencial em qualquer empresa, por natureza, é que ela é criada com a finalidade de se obter lucro na atividade. Normalmente, o empresário não tem por objetivo criar empresa que não tenha por finalidade lucro”.

Guitton (1961, p. 50) sustenta a visão de que:

o fim da empresa capitalista não é o de satisfazer ou de melhor satisfazer as necessidades do maior número de consumidores, mas o de realizar o maior lucro monetário possível, que provém da diferença entre os preços de custo e os preços de venda dos bens ou dos serviços.

Perroux (apud Guitton, 1961, p.50) se pronunciou no se sentido de considerar empresa

[...] uma organização da produção na qual se combinam os preços dos diversos fatores da produção, trazidos por agentes distintos do proprietário da empresa, visando a vender um bem ou serviços no mercado, para obter a diferença entre os dois preços (preço do custo e preço de venda) o maior proveito monetário possível.

Cada dia mais, empresas vem deixando de exercer um papel exclusivamente econômico, concentrando riquezas e gerando empregos.

Martins (2001) afirma que a principal característica da empresa é o fim econômico, fato que justifica a Economia ser a principal interessada em seu conceito.

Conforme Siqueira (2015), da coluna eletrônica Rede Gestão,

Crescer de modo já organizado talvez seja um dos principais desafios das pequenas empresas, principalmente daquelas que estão começando. No geral, essas organizações têm um modelo de gestão bastante interessante. É comum encontrar empresas enxutas cuja equipe é somente o empreendedor (ou os empreendedores), que faz o atendimento ao cliente e, além disso, também se organiza internamente para desempenhar as atividades administrativas e financeiras. Quando a empresa começa a ganhar mais espaço no mercado, aumentando o número de clientes, também aumentam, proporcionalmente, as atividades operacionais, tanto as relacionadas ao atendimento quanto as administrativas e financeiras. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.5 Kb)   pdf (534.7 Kb)   docx (187.1 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com