TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia do Nodeste 2015

Por:   •  6/12/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.903 Palavras (8 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA

BIANCA FERNANDES PEREZ

DENISE DO ROCIO MACIEL

REGIÃO NORDESTE

PONTA GROSSA

2015

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA

BIANCA FERNANDES PEREZ

DENISE DO ROCIO MACIEL

REGIÃO NORDESTE

Trabalho realizado para disciplina de Economia como requisito de avaliação referente ao 3o bimestre.

Professora: Perla Quadros de Lara Soares.

PONTA GROSSA

2015

INTRODUÇÃO

O Brasil é um país com 8.514.876 km2, dividido regionalmente em cinco desde 1970. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é o órgão responsável por essa divisão, que usou critérios como semelhança nos aspectos físicos, humanos, culturais, sociais e econômicos. Essa divisão deu origem ao Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sul e Sudeste

O presente trabalho discorrerá sobre a caracterização, demografia, educação, renda, habitação, vulnerabilidade, população, índice de desenvolvimento humano (IDH) e algumas curiosidades sobre a Região Nordeste.

NORDESTE

A região nordeste é formada por 9 estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Esta região é a que possuí o maior número de estados abrangendo 1.554.257 km2. Com uma economia bem diversificada, as cidades litorâneas se destacam pelo turismo. Nos estados do Maranhão, Piauí, Bahia e Pernambuco destacamos a criação bovina. Ainda na região Nordeste vemos Indústrias de calçados, elétricos e eletrônicos, tecelagem e petroquímica no polo petroquímico de Camaçari. Economicamente destacamos o distrito industrial de Ilhéus (Bahia), Complexo Industrial de Suape (Pernambuco), Distrito Industrial de Maracanaú (Ceará) e o Porto Digital do Recife, com ênfase na produção de softwares, que é o maior polo tecnológico do país.

[pic 1]

Cada estado possuí suas próprias características assim como sua capital, porém não é apenas a capital que concentra a economia e a população, há outras cidades consideradas cidades principais.

Maranhão

Situado no oeste da Região Nordeste, sendo o único estado da região com parte da sua área coberta pela floresta Amazônica. O estado é formado por duzentos e dezessete cidades totalizando em 331.937,450 km2, o oitavo maior estado do Brasil. É o quarto estado mais rico da região nordeste. Sua capital é São Luís e foi declarada patrimônio histórico da humanidade pela Unesco, a capital é a cidade mais populosa do estado.

Além da capital o estado conta com outras cidades populosas como Imperatriz, São José de Ribamar, Timon, Caxias, Codó. Todas elas com mais de 115 mil habitantes.

Após 1970 foram desenvolvidos grandes projetos de criação de gado, plantação de soja e arroz e de extração de minério de fero, como por exemplo, Carajás. Por mais que essas atitudes tenham alavancado a economia, acabou intensificando as desigualdades sociais e os problemas ambientais.

A indústria baseia-se nos setores: metalúrgico, madeireira, extravismo, alimentício e químico. Na agricultara, destacam-se os cultivos de cana de açúcar, mandioca, soja, arroz e milho. Com 640 quilômetros de costa litorânea o Maranhão tem a pesca e o turismo como focos econômicos.

Piauí

O estado do Piauí é formado por 224 cidades totalizando 251 577,738 km2, a cidade mais populosa é Teresina que também é a capital. As principais atividades econômicas do estado são a indústria química, têxtil e de bebidas, a agricultura (algodão, arroz, cana de açúcar e mandioca) e a pecuária.

No turismo o estado conta com a “Rainha do Nordeste”, é a única capital do nordeste fora do litoral, porém com muitas belezas a serem descobertas. A cidade é muito bem projetada e arborizada, conhecida como Mesopotâmia do Nordeste por se encontrar entre dois grandes rios.

A economia do estado do Piauí encontra-se ainda atrasada industrialmente, uma vez que o setor primário prevalece na totalidade das atividades desenvolvidas. Até mesmo a agropecuária não foi mecanizada, e as técnicas de cultivo, em sua maioria, se encontram nos moldes tradicionais. (FREITAS, 2015)

Ceará

O estado do Ceará possui área de 148.920,538 km2 divido em 184 municípios, entre eles destacamos a capital Fortaleza que também é a cidade mais populosa do estado. Atualmente o Ceará é o décimo terceiro país mais rico do país e o terceiro do Nordeste. O estado é conhecido nacionalmente pela beleza de seu litoral e por ser o berço do humor, onde nasceu Renato Aragão, Chico Anysio e Tom Cavalcante.

A partir de 1960 houve uma evolução industrial e urbano que ganhou impulso em 1980. No setor agrícola destacam-se o feijão, milho, arroz, algodão herbáceo, algodão arbóreo, castanha de caju, cana de açúcar, mandioca, banana, laranja. Na pecuária os rebanhos de maior representatividade são os suínos, bovinos, caprinos, porém é um setor prejudicado pelas condições climáticas. Já a indústria, no setor secundário, os principais setores são metalúrgica, têxtil, química e calçadista. No setor terciário temos o comércio como fator marcante na economia do estado.

O couro é uma matéria prima fundamental para a indústria cearense, a produção é ligada ao principal ramo de atividade industrial: a produção de calçados, que é responsável por 27% das exportações do Ceará.

Como a maior parte do Nordeste o turismo é uma atividade fundamental, o Ceará recebe mais de 2 milhões de turistas anualmente.

Rio Grande do Norte

O estado do Rio Grande do Norte é formado por 167 municípios que totalizam em 52811,047 km2. Na economia destacasse o setor de serviços devido ao seu clima semiárido em parte do litoral norte, o estado é responsável pela produção de mais de 95% do sal brasileiro.

Economicamente o estado se destaca com a exportação do melão, cultivo de abacaxi, cana de açúcar, mandioca e mamão. No setor secundário destaca-se a produção de petróleo, gás natural, sal marinho e lâmpadas. E o setor terciário que representa 74,3% do PIB destaca-se o comércio.

O turismo é a segunda fonte de renda do estado, o estado conta com diversos pontos turísticos, desde sítios arqueológicos há belezas naturais. A capital do estado é Natal, uma cidade conhecida por suas praias, por ter o maior cajueiro do mundo e diversos pontos turísticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (901.5 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com