TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia politica

Por:   •  10/5/2015  •  Resenha  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  573 Visualizações

Página 1 de 2

Economia Política da Origem à crítica marxiana

O estudo sobre a vida social é muito mais complexo do que qualquer método, procedimento de pesquisa. Na economia política não deve haver neutralidades, imparcialidades pois suas teorias estão ligadas diretamente ao interesse de grupos e classes sociais, objetivo não é somente a produção mas as relações sociais.

A economia política passou a ser reconhecida como campo teórico no século XIX, mas antes ela já tinha sido estudada por alguns pensadores como: Adam Smith, David Ricardo dentre outros. Esses dois citados encontraram duas características da economia clássica. A primeira dela refere-se a natureza desta teoria ou seja, era analisada de uma forma autônoma, não era uma disciplina particular, especifica. Com a crise do antigo regime deu-se fundamento a teoria social.

A segunda era análise de como tratavam as principais categorias e instituições econômicas (dinheiro, capital, lucro, mercado, etc.). As duas características são indicativas do compromisso sociopolítico da Economia Política Clássica.

A crise da economia política clássica.

A primeira crise do capitalismo se deu por volta de 1825 e em 1848 aconteceram as revoluções democráticas populares. A burguesia revolucionária conduz um projeto de emancipação humano: liberdade, igualdade e fraternidade. Mas no século XIX, que se consolida a emancipação do regime burguês nos principais países da Europa Ocidental mas não se tratava da emancipação humana era a emancipação política. A revolução burguesa conduziu uma ordem social, mas continha limites a emancipação humana.

Na economia Política Clássica os ideais da burguesia revolucionária eram incompatíveis com os da burguesia conservadora, a partir dessa inflexão que surge a crise.

A crítica da Economia Política

Todo esforço de Karl Marx contribuiu para a organização do proletariado que rompeu com a dominação da burguesia para realizar a emancipação humana. Para Marx a verdade e a objetividade não são prejudicadas pelos interesses do proletariado, tal ação favorece a elaboração da teoria social pois o proletariado conhecia a realidade social.

A crise marxiana não significou uma negação teórica clássica, significou a superação. Marx corrigiu os erros e realizou pesquisas, análise das leis do capital. Tal pesquisa só foi possível pela existência da Economia Política Clássica, pois só nela pode encontrar elementos históricos e metodológicos.

A Economia Política Marxista

A análise das leis do movimento do capital e as descobertas teóricas são válidas até hoje, pois a nossa sociedade permanece subordinada aos ditames do capital.

A sociedade burguesa passou por várias transformações e experimentos que não foram estudados por Marx, porém ao longo dos anos serviu para projeto de pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (40.2 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com