TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia processo de tomada de decisão

Ensaio: Economia processo de tomada de decisão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/12/2014  •  Ensaio  •  875 Palavras (4 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 4

1) Cite e defina os quatro princípios que envolve o processo de tomada de decisão:

RESPOSTA:

• Primeiro: fazer escolhas. Escolher é essencial, as fazemos o tempo todo e nos tornamos indivíduos diferentes e com opinião própria.

• Segundo: despender. Ao escolhermos uma coisa ou situação abrimos mão de outra.

• Terceiro: ganhos adquiridos. Onde se visa o melhor, buscando um lucro, crescimento e benefícios.

• Quarto: estímulos. Onde qualquer estímulo pode influenciar na decisão ou escolha.

2) O que é um “bem”? Como podem ser classificados os bens?

RESPOSTA:

Um bem é tudo que satisfaz as necessidades humanas. Eles podem ser classificados de bens livres (são bens com quantidade ilimitada e são obtidos na natureza e não tem preço) e bens econômicos (são bens escassos e são obtidos pelo esforço do ser humano e possuem valor no mercado).

3) Quais são os bens econômicos?

RESPOSTA:

Os bens econômicos são classificados em bens materiais (que podem ser tocados) e bens imateriais ou serviços (que não podem ser tocados e são adquiridos em forma de serviços prestados).

4) Como se classificam os bens materiais?

RESPOSTA:

Os bens

materiais se classificam em bens de consumo (são usados para satisfazer o homem e podem ser duráveis e não duráveis) e bens de capital (são utilizados no processo de produção, permitindo a produção de outros bens).

5) Como são classificados os bens de consumo e de capital?

RESPOSTA:

Os bens de consumo e de capital são classificados como bens finais (são aqueles já transformados e prontos para o uso) e bens intermediários (são aqueles inacabados, que ainda passarão por um processo para serem disponibilizados para o uso).

6) Conceitue Bens Públicos e Bens Privados.

RESPOSTA:

Os bens públicos são de uso conjunto e não pertencem a nenhum ser ou indivíduo, já os bens privados são de propriedade particular e de uso individual.

7) Cite e conceitue os Agentes econômicos.

RESPOSTA:

Os agentes econômicos são pessoas físicas ou jurídicas que contribuem para o funcionamento do sistema econômico. Eles podem ser empresas (encarregados de produzir e comercializar bens e serviços com o objetivo de conseguir o máximo de lucro e mais investimentos), família (adquirem os mais diversos tipos de bens e serviços, com o objetivo de atingir

suas necessidades) e governo (todas as organizações que estão sob o controle do Estado, tanto nas esferas federais, estaduais ou municipais).

8) Quais as principais contribuições para o pensamento econômico, da:

- Escola Clássica; - Escola Marxista; - Escola Neoclássica; - Keynesiana.

RESPOSTA:

• Escola Clássica: Escola Clássica de Administração Científica contribuiu de forma a ser uma ciência que estava em sua fase inicial. As Escolas que foram surgindo tinham a intenção de estudar o objeto da administração de modo a se ter sempre uma nova visão no campo da administração, recebendo críticas em relação às posteriores. Nela surgiu a teoria da “Riqueza das Nações”, que mostrava a terra, o trabalho e o capital como os três fatores de produção e maior contribuição para a riqueza de uma nação. Ela aponta ainda o mecanismo de mercado como uma mão invisível que leva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com