TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia: trabalhe nos primeiros dois meses

Tese: Economia: trabalhe nos primeiros dois meses. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  Tese  •  1.039 Palavras (5 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 5

Economia: trabalho para o 1°bimestre.

1. Conceitue: bens de capital, bens de consumo, bens intermediários e fatores de produção.

R: O conceito de bens de consumo define-se em tudo o que é produzido para satisfazer as necessidades das pessoas. E podem ser divididos em três grupos: serviços, bens duráveis e bens não duráveis.

Os bens de capital são basicamente utilizados para a fabricação de outros bens como as máquinas têm a finalidade de facilitar a produtividade da mão de obra. E como não são consumidos no processo produtivo é chamado de bens finais.

Já os bens intermediários são utilizados na produção de outros produtos. Os bens intermediários são matéria prima, insumos e componentes, ou seja, eles são agregados ou completamente transformados no processo produtivo.

Fatores de produção são apenas três: a mão de obra, o capital e os recursos naturais que são utilizados na produção de bens.

2. Explique a relação que existe entre a Economia e a Política e dê exemplos.

R: A relação que existe entre a política e a economia é uma relação que podemos chamar de dependente, pois ambas estão interligadas. A economia depende e se molda a estrutura e ao regime político de um país. E suas prioridades são determinadas pelo poder político, entretanto, às vezes a política se encontra dependente da economia como na política do "café com leite”, poder das corporações estatais, poder do sistema financeiro.

3. Explique a relação que existe entre a Economia e a Geografia e dê exemplos.

R: A economia está diretamente relacionada com a geografia, pois através da geografia podemos analisar as condições geoeconômicas dos mercados regionais, a localização das empresas, a movimentação de capital, as atividades econômicas de uma determinada região, a demografia econômica e as próprias formas de organização das unidades produtivas.

4. O que é a oferta? Quais são os principais fatores que afetam a curva de oferta?

R: Oferta é tudo aquilo que os produtores desejam oferecer ao mercado levando em consideração um determinado período de tempo, o preço do produto ou serviço, o preço de custo e os objetivos dos empresários.

A função oferta mostra claramente a relação direta entre quantidade ofertada, coeteris paribus,lei geral da oferta.

A curva de oferta aumenta junto com a quantidade ofertada igual o valor do produto

A curva de oferta pode ser afetada por diversos fatores entre eles o custo de produção (Preço da terra, salários, matéria prima) alterações tecnológicas, aumento do número de empresas concorrentes.

5. O que é a demanda? Quais são os principais fatores que afetam a curva de demanda?

R: Demanda é o mesmo que a procura por determinado serviço ou produto que os consumidores desejam em um determinado período de tempo.

A demanda tem uma relação inversa à oferta, pois quanto maior o preço do produto ou serviço, menor será a quantidade do mesmo, coeteris paribus,lei geral da demanda.

Curva de procura do bem se inclina de cima para baixo da esquerda para direita. A quantidade vária inversamente ao preço do produto. A curva de demanda tem toda uma teoria de valores que envolvem os fundamentos psicológicos dos consumidores. E essa oscila devido às preferências dos mesmos, sendo assim a curva é afetado por dois fatores, o efeito de substituição e o efeito renda, pois se um produto B substitui o produto A e seu custo é inferior o de A, B passa a ser adquirido, reduzindo assim a demanda por A,pois quando o preço de A aumenta,o consumidor perde o poder aquisitivo,embora o salário do consumidor não tenha diminuído,o poder de compra diminuí.

6. Na década de 1970, os Estados Unidos passaram por duas crises muito sérias devido ao aumento do preço do barril de petróleo. Foram os choques do petróleo de 1973 que fizeram o preço do barril subir em 400% e a crise de 1979 que causou aumento de mais 100%. Os EUA entraram em uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com