TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Econômia. Matemática e Estatística

Ensaio: Econômia. Matemática e Estatística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Ensaio  •  767 Palavras (4 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 4

Economia

1- Porque os problemas econômicos fundamentais (o que, quanto, como e para quem produzir) originam-se na escassez de recursos de produção?

Os problemas econômicos fundamentais têm sua origem na escassez de recursos de produção porque, ao mesmo tempo que se tem essa escassez de um lado da balança, do outro lado temos as necessidades da população que são limitadas. Caso não existisse essa disparidade não seria necessário ter a preocupação com os problemas econômicos fundamentais porque eles, simplesmente, não existiriam. A fim de solucionar estes problemas, tenta-se, então, uma melhor distribuição e alocação dos recursos, com o objetivo de conseguir equilíbrio entre as necessidades e oferta de recursos, o que, provavelmente, nunca ocorrerá.

2- O que mostra a curva de possibilidade de produção ou curva de transformação?

A curva de possibilidades de produção (CPP) demonstra a capacidade de produção da sociedade, supondo o máximo de emprego de recursos ou fatores de produção existentes em dado momento. Ilustra-se como a escassez de recursos impõe um limite à capacidade produtiva de uma sociedade, forçando esta a fazer escolhas entre diferentes alternativas de produção.

3- Explique a razão do formato da curva de possibilidades de produção.

A curva de possibilidades de produção assume formato de inversão., sabendo-se que as possibilidades (levando em consideração duas possibilidades) tem produtividade inversamente proporcionais. Quanto mais se produz a possibilidade X, menos se pode produzir a outra possibilidade Y e vice-versa, pois a força de trabalho estará dividida entres estas possibilidades de acordo com as decisões tomadas para resolver os problemas fundamentais da economia.

4- Analisando-se uma economia de mercado, observa-se que os fluxos real e monetário conjuntamente formam o fluxo circular da renda. Explique como esse sistema funciona.

Levando-se em conta uma economia fechada (sem interferência do governo), tem-se como agentes econômicos a família e a empresa, onde a família fornece força de trabalho através do mercado de fatores de produção, bens e serviços e os oferece às famílias através do mercado de bens e serviços. Esse fluxo de fatores de produção, bens e serviços chama-se Fluxo Real da Economia. Para que o fluxo real aconteça é necessário que se tenha a moeda, utilizada pela empresa para remunerar os fatores de produção, entre eles a família/mão de obra, como recompensa pelo fornecimento da força de trabalho, e utilizada pelas famílias para o pagamento de bens e serviços oferecidos pelas empresas, sendo este fluxo conhecido como Fluxo Monetário.

5- Conceitue: bens de capital, bens de consumo, bens intermediários e fatores de produção.

Bens de capital – são bens finais, não sofrendo transformações, utilizados para gerar outros bens, visando renda. Ex: máquinas de costura em uma fábrica de roupas.

Bens de consumo – são bens finais, utilizados para consumo próprio (não visam renda) e que podem ser classificados como duráveis (fogão, geladeira, televisão...) e não duráveis (alimentos e medicamentos).

Bens

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com