TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elementos a serem implementados em uma pizzaria

Tese: Elementos a serem implementados em uma pizzaria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  Tese  •  2.296 Palavras (10 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

POLO SOBRAL-CE - IEDUCARE

CURSO: TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

ALUNOS:

ANTONIA ANDREA VASCONCELOS RA: 7985722191

MILLA CRISTIAN LIMA LINHARES RA: 411566

ROSANA SOUZA PEDROZA RA: 7926678069

TUTORA PRESENCIAL: Nárgila Loiola

DISCIPLINA: SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

POLO SOBRAL-CE - IEDUCARE

Sobral-ce 22de maio 2014

Elementos a serem implementados em uma pizzaria:

Para da inicio á politica de higiene, saúde e segurança do trabalho são necessários ter o conhecimento de todos os processos, características e os equipamentos utilizados na organização. É prioridade identificar os perigos para prever os pontecincias danos com o acompanhamento especializados para analisar e dar ênfase a essa tarefa, um aspecto muito importante é que sempre que ocorrer alguma doença, lesão, acidentes ou incidente a empresa tem que fazer o relato à organização pertinente para verificar onde e como surgiram os riscos e investigar os graves acidentes. O regulamento do tempo de trabalho é um complemento importante, pois os funcionários devem estar protegidos também as horas excessivas de trabalho, dando sempre pausas, período de descasos e férias anuaís remuneradas. Cumprido assim todas as normatizações, regulamentos, a empresa poderá se enquadrar como uma empresa segura perante as normas da higiene, saúde e segurança do trabalho.

Definir conceito acidente do trabalho e elencar profissional que atuam na empresa que mais ocorrem risco de sofrer algum tipo de acidente de trabalho. É aquele que acontece no exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional podendo causar morte, perda ou redução permanente ou temporário da capacidade para o trabalho.

O acidente de trabalho deve-se principalmente a duas causa:

I. Ato inseguro

É o ato praticado pelo homem, em geral consciente do que esta fazendo que esta contra as normas de segurança. São exemplos de tatos inseguros: deixar pisos molhando podem ocasionar um escorregão podendo fraturar ou lesionar parte do corpo ligar tomadas de aparelhos elétricos com as mãos molhadas, dirigir altas velocidades, manuseio de facas, ou outros aparelhos cortantes.

II. Condição insegura

É a condição do ambiente de trabalho que oferece perigo e ou riscos ao trabalho. São exemplos de condições inseguros: elétrica com fios desencapados maquina em estado precário de manutenção, falta de sinalização e etc. Eliminando-se as condições inseguras e os atos inseguros é possível reduzir os acidentes e as doenças ocupacionais.

Os profissionais da pizzaria em um todo estão sujeitos a riscos de acidente de trabalho, cada um em sua área tem grandes chances de saírem lesionados, qualificados em ordem decrescente podemos dizer que os que mais têm probabilidade de sofrerem algum tipo de acidente são:

• Os cozinheiros (fogos, objeto cortantes, etc.).

• Os lavadores de louças.

• Funcionários da limpeza

• Entregadores

• Manobristas

• Seguranças

• Funcionários administrativos (incluindo telefonista, gerente recepcionista e etc.).

O que o empreendedor deve fazer para evitar acidentes de trabalho de trabalho em sua pizzaria para um empreendimento ser bem sucedido, não depende apenas da qualidade do produto, más também das qualidades de vida dos seus funcionários. Funcionários satisfeitos prestam serviços com mais eficiência. Um bom empreendendo devem sempre lembrar de que dentro da empresa seus empregados se sentirem respaldado irão dar mais resultados, além disso, o empresário terá mais lucro. Portanto para evitar lesões e acidentes de trabalho este empreendendo deve tomar as medidas de seguranças antes de abrir o empreendimento, contratando também funcionário da área para este certifica-lo que esta tudo dentro dos conformes.

Saúde e segurança do trabalho

Segurança do trabalho pode ser entendida como os conjuntos de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho. A Segurança do Trabalho estuda diversas disciplinas como Introdução à Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho, Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações, Psicologia na Engenharia de Segurança, Comunicação e Treinamento, Administração aplicada à Engenharia de Segurança, O Ambiente e as Doenças do Trabalho, Higiene do Trabalho, Metodologia de Pesquisa, Legislação, Normas Técnicas, Responsabilidade Civil e Criminal, Perícias, Proteção do Meio Ambiente, Ergonomia e Iluminação, Proteção contra Incêndios e Explosões e Gerência de Riscos.

O quadro de Segurança do Trabalho de uma empresa compõe-se de uma equipe multidisciplinar composta por Técnico de Segurança do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho e Enfermeiro do Trabalho. Estes profissionais formam o que chamamos de SESMT - Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho. Também os empregados da empresa constituem a CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, que tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

A Segurança do Trabalho é definida por normas e lei:

No Brasil, a Legislação de Segurança do Trabalho compõe-se de Normas Regulamentadoras, leis complementares, como portarias e decretos e também as convenções Internacionais da Organização Internacional do Trabalho, ratificadas pelo Brasil. Toda empresa precisa constituir equipe de Segurança do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com