TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARACTERISTICA DOS EMPREENDEDORES DE SUCESSO

Trabalho acadêmico: CARACTERISTICA DOS EMPREENDEDORES DE SUCESSO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.080 Palavras (5 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 5

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

APRENDIZADO ORGANIZACIONAL

Prof: Dr. Eraldo

LIVRO: EMPREENDEDORISMO NA PRÁTICA

(MITOS E VERDADES DO EMPREENDEDOR DE SUCESSO)

Autor: José Carlos Assis Dornelas

Marabá

2012

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 01

1.1 EMPREENDEDORISMOS NA PRÁTICA 01

1.2. MITOS E VERDADES DO EMPREENDEDOR DE SUCESSO 02

2. CARACTERISTICA DOS EMPREENDEDORES DE SUCESSO 03

2.1 TIPOS DE EMPREENDEDORES. 03

3. LADO POSITIVO DE SE TORNAR EMPREENDEDOR 04

4. LADO NEGATIVO DE SE TORNAR EMPREENDEDOR 04

5. PRINCIPAIS ERROS DOS EMPREENDEDORES DE PRIMEIRA VIAGEM 04

CONCLUSÃO

1. INTRODUÇÃO

LIVRO- EMPREENDEDORISMOS NA PRÁTICA

Neste livro o professor José Dornelas através de pesquisas e entrevistas identificou um conjunto de características, traços, formas de agir e maneiras de pensar que são comuns aos empreendedores bem sucedidos. Traz conselhos e compartilha experiências, apresentando os vários tipos de empreendedores existentes, e o que é mito e o que é verdade sobre o empreendedor de sucesso. Propõe contribuir com o desenvolvimento do perfil empreendedor do leitor e colaborar para que surjam novos negócios de sucesso no País. A publicação é resultado de um estudo realizado ao longo de mais de quatro anos, trata do fazer acontecer pela ótica dos empreendedores brasileiros que já são bem-sucedidos. Seu diferencial está na aplicabilidade imediata dos conceitos e, por isso, é recomendado aos empreendedores iniciantes e até aos mais experientes.

O livro está estruturado de forma a permitir ao leitor o entendimento do porque se busca tanto rotular o que é ser empreendedor. Logo de início, coloca-se em discussão a grande ênfase que se dá na definição do perfil do empreendedor de sucesso, mostrando argumentos contrários e a favor desta linha de pensamento.

Em seguida, propõe-se que não existe um perfil único de empreendedor, e apresentam-se vários tipos de empreendedores. A parte central do livro é destinada ao entendimento do mais completo estudo realizado no país com empreendedores de sucesso. A partir de 399 entrevistas realizadas com empreendedores de vários setores, mitos são derrubados, algumas verdades ratificadas, e muitas dicas e recomendações dos próprios empreendedores são apresentadas para tentar facilitar a jornada dos que pretendem empreender ou já estejam engajados no dia-a-dia do negócio próprio.

1.1 Empreendedorismo na Prática – Mitos e Verdades do Empreendedor de Sucesso

O livro Empreendedorismo na prática – Mitos e Verdades do Empreendedor de Sucesso, do consultor e conferencista José Carlos de Assis Dornelas, propõe contribuir com o desenvolvimento do perfil empreendedor do leitor e colaborar para que surjam novos negócios de sucesso no País. A publicação é resultado de um estudo realizado.

Nos dois capítulos iniciais “Quem é o empreendedor” e “Tipos de empreendedor”, Dornelas já apresenta algumas de suas verdades: “não existe um único tipo de empreendedor ou um modelo-padrão que possa ser identificado”. Para ele, empreendedor é quem se antecipa aos fatos e tem uma visão a longo prazo. Esse indivíduo pode ter talento nato ou a capacidade de reconhecer uma boa oportunidade.

O autor salienta que para empreender não é preciso ser empresário. Prova disto, como ele garante, é a atribuição do termo a quem, de alguma forma, se destaca em sua área.

No terceiro capítulo, “Mitos e verdades do empreendedor de sucesso”, o autor apresenta os principais resultados do estudo e coloca à prova ideias comumente atribuídas ao empreendedorismo. A pesquisa de Dornelas mostrou, por exemplo, que a maioria dos empreendedores não considera que ter sorte é um diferencial, tampouco é o atributo que os tornou bem-sucedidos. Para os entrevistados, sorte está ligada à probabilidade, algo que não depende da pessoa para acontecer.

Outro mito questionado (e derrubado) é o que valoriza a intuição em detrimento do planejamento. De acordo com o autor, os empreendedores modernos que querem obter êxito precisam usar a percepção; contudo, devem se basear numa análise criteriosa e em dados objetivos que lhes permitam tomar decisões acertadas. Os entrevistados afirmaram que o planejamento é a principal ferramenta para obter resultados acima da média de sua área de atuação.

2. Características dos empreendedores de Sucesso

  São visionários;

  Sabem tomar decisões;

  São indivíduos que fazem a diferença;

  Sabem explorar ao máximo as oportunidades;

  São determinados e dinâmicos;

  São dedicados;

  São otimistas e apaixonados pelo que fazem;

  São independentes e alto confiantes, constroem seu próprio destino;

  São líderes e formadores de equipes;

  Persuasão e rede de contatos (networking);

  São organizados, comprometidos e persistentes;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com