TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo X Administrador

Resenha: Empreendedorismo X Administrador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2013  •  Resenha  •  729 Palavras (3 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 3

Empreendedorismo X Administrador

O termo empreendedorismo se popularizou a pouco mais de uma década, e junto com essa novidade surgiu à confusão entre o que é ser um empreendedor e um administrador. Sabe-se que ambos têm papel fundamental no processo de organização e dos negócios,tendo cada qual seu devido valor, porém notasse a necessidade de se mostrar as suas respectivas definições e características de atuação como profissionais, para deste modo traçar as similaridades e diferenças existentes entre eles, a fim de destacar a contribuição de ambos para a sociedade.

O administrador possui uma visão abrangente da organização, ele é orientado para planejar e controlar, sabe analisar e resolver situações problemáticas variadas.

O empreendedor é mais focado nas oportunidades de mercado, na inovação, na criatividade, ele identifica algo prático e transforma em oportunidade através de meios, dados e informação, ele vive o presente pensando no futuro.

Mas afinal, qual desses profissionais possui uma maior relevância para a sociedade?

Todo empreendedor deve conhecer seus papéis de administrador de cor e salteado e deve ser capaz de executá-los. Afinal de contas, o empreendedor obrigatoriamente precisa conseguir administrar o que for necessário.

O administrador se enquadra no mundo corporativo. Ele está mais relacionado aos processos gerenciais, à solução de conflitos e de circunstâncias desfavoráveis para a empresa. Enquanto que, o empreendedor nem sempre se faz presente nas corporações. Ele é uma pessoa que tem coragem para ousar. Talvez abrir um novo empreendimento, fazer algo ou criar uma idéia nunca vista antes. Para ficar mais claro, um exemplo de administrador é o Roberto Justus. E um exemplo de empreendedor é um garçom que resolve abrir seu próprio negócio.

Os quatro papéis são: planejar, organizar, liderar e controlar. E todos eles são fundamentais e aplicáveis em qualquer setor de uma empresa.

Planejar

Função fundamental para qualquer projeto. É aqui que se deve definir as metas e objetivos para alcançar e definir um porquê para eles. Isto é indispensável porque é o que mantêm todo mundo em um único caminho e com uma única razão para executar o trabalho.

Organizar

Aqui acontece a organização do planejamento. É onde se define os processos exatos e as ferramentas que serão utilizadas. É também onde se define quem faz o que, porque, como e à quem cada um deve reportar os acontecimentos de seus trabalhos.

Liderar

É aqui que se determina quem nasceu para empreender (eu diria). Pois um líder é uma pessoa que, antes de tudo, consegue liderar a si mesmo. Um líder eficiente é o espelho para uma organização eficiente. E é neste papel de liderança que se exerce a influência sobre as pessoas.

Controlar

Aqui se exerce a parte crítica da administração. Que é garantir que o planejamento aconteça na prática medindo os resultados através de índices realistas. Os índices são imprescindíveis para se saber onde exatamente a organização está e servem como base de argumento até mesmo para se exercer liderança.

Para entender e saber

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com