TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo X Administrador

Artigo: Empreendedorismo X Administrador. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/4/2014  •  2.264 Palavras (10 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 10

Empreendedorismo: Empreendedor X Administrador

Dayvisson Emanoel Silva de Souza

José Alex de Souza

Luiz da Costa Alves Filho

Rebeca Honorato Neiva

RESUMO

Este artigo tem o objetivo de explicar as funções de um empreendedor e de um administrador demonstrando seus benefícios à sociedade, através de comparações feitas entre ambos. Ele foi feito através de pesquisas online e principalmente bibliográficas. Chegando-se no final a conclusão de que em muitos casos um empreendedor é mais vantajoso para a sociedade, pois este possui uma maior visão de futuro, procurando sempre alguma forma de inovar.

Palavras-chave: empreendedorismo, administrador, empreendedor

Abstract

This article aims to explain the functions of an entrepreneur and an administrator demonstrating its benefits to society by making comparisons between them. It was done through online surveys and mainly bibliographic. Coming up at the end the conclusion that an entrepreneur is much more beneficial to society, because it has a vision and innovation.

Keywords: entrepreneurship, administrator, entrepreneur

1 INTRODUÇÃO

O termo empreendedorismo se popularizou a pouco mais de uma década, e junto com essa novidade surgiu à confusão entre o que é ser um empreendedor e um administrador. Sabe-se que ambos têm papel fundamental no processo de organização e dos negócios, tendo cada qual seu devido valor, porém notasse a necessidade de se mostrar as suas respectivas definições e características de atuação como profissionais, para deste modo traçar as similaridades e diferenças existentes entre eles, a fim de destacar a contribuição de ambos para a sociedade.

O administrador possui uma visão abrangente da organização, ele é orientado para planejar e controlar, sabe analisar e resolver situações problemáticas variadas, enquanto que o empreendedor é mais focado nas oportunidades de mercado, na inovação, na criatividade, ele identifica algo prático e transforma em oportunidade através de meios, dados e informação, ele vive o presente pensando no futuro. Mas afinal, qual desses profissionais possui uma maior relevância para a sociedade? É isso que será estudado no artigo em questão.

2 EMPREENDEDORISMO/EMPREENDEDOR

A busca por uma definição precisa sobre empreendedor seria como uma busca ao monstro do lago Nesse.

Trata-se de um animal um tanto grande e importante. Ele tem sido caçado por muitos indivíduos utilizando-se de vários tipos de engenhocas e armadilhas, mas até agora ninguém teve sucesso em capturá-lo. Todos que clamam tê-lo visto relatam que ele é enorme, mas todos discordam das peculiaridades. [...] Assim é o empreendedor. Ninguém definiu exatamente como um empreendedor é, contudo, as contribuições dos empreendedores para o bem estar da humanidade são ao mesmo tempo grandes e importantes. (KENT, 1990, p. 1).

De acordo com Dornelas (2004) empreendedorismo é “a identificação de novas oportunidades de negócio, independentemente dos recursos que se apresentam disponíveis ao empreendedor”, ou seja, é um processo que uma pessoa desenvolve seu próprio empreendimento, isto é, transforma uma idéia em negócio. Para Pinto e Rodrigues (2005) “o termo empreendedorismo, nos dias atuais, vem sendo utilizado de forma abrangente, referindo-se a ações inovadoras e dinâmicas em busca de resultados concretos”.

Apesar das diversas vertentes que este termo assumiu ao longo do tempo, ele é bastante antigo, datando desde o final do século XVIII, onde indicava uma pessoa que criava e conduzia projetos e empreendimentos. Mas, só no início do século XX, o termo foi utilizado pelo economista Joseph Schumpeter como sendo uma pessoa com criatividade e capaz de fazer sucesso com inovação. Embora existam inúmeros conceitos, muitos deles utilizam dessa relação empreendedor/inovação, a qual tem permanecido como uma das características dominantes, o que não deixa de ser verdade, no entanto não se restringe apenas a isso. Uma pessoa pode montar um negócio que dê certo, e por mais que não inove, não deixa de ser um empreendedor. Diversas pessoas montam seu próprio negócio hoje, no entanto a concorrência é forte, o mercado é difícil, desta maneira só os melhores permanecem, aqueles que se destacam, que são bons empreendedores.

Segundo José Carlos Teixeira em um artigo publicado na Revista do Banco do Nordeste-Notícias, de 19/05/2000: “Empreendedorismo é ousar, transformar, descobrir novas vidas em cima de produtos que já existem. É sonhar para frente, dar função e vida a produtos antigos. Enfim, empreendedorismo é provocar o futuro, reunir experiências e ousadias, ir além do tradicional”. Desta maneira, um bom empreendedor é aquele que esta sempre em busca dessas características, de boas idéias, que questiona, que quer sempre algo diferente, que seja visionário.

Muitas pessoas confundem empreendedor com empresário, no entanto, um professor, um médico, um atleta podem ser empreendedores, para isso basta obedecer às características do parágrafo acima. O empresário para ter sucesso precisa ser empreendedor, mas nem sempre um empreendedor é um empresário.

Existe o empreendedor nato, aquele que já nasce com as características necessárias para alcançar o sucesso, no entanto, em boa parte dos casos, o empreendedor é um ser social que é influenciado pelo meio em que vive, sua formação empreendedora pode acontecer por influência de estudos, familiar, prática, etc.

De acordo com o dicionário eletrônico Wikipédia:

Traçar metas, atualizar conhecimentos ser inteligente, do ponto de vista emocional, conhecer teorias de administração, de qualidade e gestão, são mudanças decorrentes da globalização e da revolução da informação. O empreendedor deve focalizar o aprendizado nos quatros pilares da educação: aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser, e com isso, ser capaz de tomar a decisão certa frente à concorrência existente. Novas habilidades vêm sendo exigidas dos profissionais para poderem enfrentar a globalização com responsabilidade, competência e autonomia.

Enfim, o empreendedorismo estimula o desenvolvimento como um todo e o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com