TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo-planejamento e do controle das empresas

Relatório de pesquisa: Empreendedorismo-planejamento e do controle das empresas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2013  •  Relatório de pesquisa  •  2.233 Palavras (9 Páginas)  •  599 Visualizações

Página 1 de 9

EMPREENDEDORISMO-PLANEJAMENTO E DO CONTROLE DAS EMPRESAS

Aluno: Jailson Lopes dos Santos

Turma: SEG0160

Professora:

Thais Sobreira

Curso: Segurança e Medicina do Trabalho

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVE

07/05/2013

RESUMO

Este trabalho apresenta a importância do planejamento para o empreendedor e para todo e qualquer investimento empresarial, afirmando que todas as ações financeiras devem ser planejadas, devem ser medidas para que se saiba quais são os pontos que favorecem ou que não favorecem o empreendedor e o seu futuro investimento. Neste trabalho ainda se esclarece que não existe uma única forma de planejar, demonstrando que o planejamento pode ser destinado a um único setor de uma empresa e até mesmo à gerencia, pois uma empresa pode enfrentar problemas em seu funcionamento, mesmo dentro da sua administração. Esclareceremos ainda a importância do controle para uma empresa, seja o controle financeiro, o controle de funcionários, o controle de produção, etc. em fim é importante que o administrador ou o empreendedor tenha constantemente o domínio sobre estes relatórios que lhes fornecerão informações que lhe permitirão ter o domínio sobre todos os demais dados da empresa comandada ou que se quer investir. Mostraremos também que o contato físico entre o empreendedor, o administrador e os seus subordinados é necessário, pois essa aproximação vai fazer com que ambas as partes diminuam a distância que os separa e proporcionará ao administrador conhecer melhor as pessoas que fazem o serviço de mão de obra e que trabalham na produção da empresa e darão ao empreendedor a certeza de estar fazendo um grande investimento.

PALAVRAS-CHAVE: Empreendedorismo, Planejamento, Controle, Negócios, Administração.

1- EMPREENDEDORISMO-PLANEJAMENTO E DO CONTROLE DAS EMPRESAS

Quando se inicia um investimento empresarial, comercial ou pessoal, por menor que ele seja se inicia tudo começou através de um planejamento.

Quando nasce a idéia do trabalho, o que pode ser denominado de projeto futurista, que primeiro será feito é o planejamento desta ação empreendedora e empresarial.

O planejamento serve para que o empreendedor, o empresário ou o investidor possa ter uma melhor noção do que poderá ser gasto ou ganhado com o investimento planejado. E dentro desse quadro analítico é inevitável que haja a elaboração de um Plano de Negócio.

O plano de negócio é um documento usado para descrever o seu negócio. As sessões que compõem um plano de negócio geralmente são padronizadas, para facilitar o entendimento. Cada uma das sessões do plano tem um propósito específico. (BRIDI, 2007, P. 51).

A elaboração do plano de negócio proporciona ao investidor, buscar um maior entendimento sobre o negocio que está sendo preterido.

O planejamento de uma empresa tem a finalidade de esclarecer como uma empresa deve funcionar, ou como, um setor que não está se desenvolvendo como deveria, pode ser modificado.

Na construção de um planejamento são pesados minuciosamente todos os gastos reais e os possíveis gastos que poderão ocorrer em situações diferenciadas.

“Planejamento – É um processo desenvolvido com o objetivo de alcançar uma determinada situação almejada, de modo mais eficiente e eficaz, otimizando esforços e recursos existentes na organização.” (chavianeto, 1994).

Para as empresas e os empreendedores é necessário que estes, estejam sempre avaliando as diferentes áreas contidas em si, e este processo de fiscalização é de responsabilidade da pessoa que ocupa o cargo de empreendedor, de gerencia ou de administração.

O ato de planejar proporciona as empresas um conhecimento maior sobre os seus setores, e na compreensão pelo entendimento e por soluções que regularizem as áreas com problemas, faz com que a empresa conheça melhor a si mesma e que possa fazer um diagnóstico administrativo das suas fragilidades.

2 - PLANEJAMENTOS DIFERENTES

3.1 PLANEJAMENTO TÁTICO

A administração de uma empresa, após uma analise rotineira, quando perceber que uma determinada área está passando por dificuldades, tem o dever de imediatamente planejar uma ação que tem a finalidade de reestruturar aquele setor, e este tipo de planejamento é denominado Planejamento Tático.

“Planejamento Tático – Representa uma tentativa da organização de integrar o processo decisório e alinhá-lo à estratégia adotada, para orientar o nível operacional em suas atividades e tarefas, a fim de atingir os objetivos organizacionais anteriormente propostos.” (Chaveamento, 1994).

O planejamento tático analisa o setor que necessita ser alinhado e diante desta análise, monta-se uma estratégia que tem a finalidade de orientar e de propor sobre quais melhores propostas o setor em dificuldades pode ser reorganizado.

Quando um planejamento tático é realizado ele mede situações do tipo:

*O que poder ser feito para melhorar o setor em dificuldades?

*Dentro das estratégias expostas o que dá para fazer?

*Será que a estratégia vai funcionar?

*Em que tempo a ação pode ser feita?

O Planejamento Tático leva em consideração toda a estrutura financeira, quanto será gasto na realização da estratégia escolhida, levando-se em consideração que este plano tem que ser elaborado com os recursos financeiros que a empresa já possui.

3.2 PLANEJAMENTO EXTRATÉGICO

Dentro de uma empresa um planejamento estratégico pode ser destinado ao setor financeiro, ao setor de produção, a área de marketing e ao departamento de recursos humanos.

Quando ele é destinado ao setor financeiro ele é chamado de Planejamento Financeiro. A elaboração deste planejamento vai analisar detalhes como:

 O fluxo de caixa da empresa: serão analisados todas as entradas de dinheiro e todos os gastos feitos pela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com