TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Environmental Management System

Tese: Environmental Management System. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  Tese  •  1.502 Palavras (7 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 7

Summary

This Business Plan and aimed to create a company that specializes in deploying an Environmental Management System (EMS) within the organizations concerned and conduct a case study on the relevance of the SGA. Considering that the Environmental Management is gaining more and more importance for organizations. The EMS aims to improve performance in relation to the environment, by recognizing their potentially polluting activities and establishing action plans to mitigate or eliminate these characteristics, aiming at minimizing the impacts to the biotic, abiotic and anthropogenic and sustainability of the planet.

Keywords: business plan for opening a company specialized in implementing Environmental Management in Organizations.

Sumário

1. Introdução 7

2. Objetivo 9

3. Contextualização/Fundamentação 9

4. Conclusão 11

5. Referências Bibliográficas 12

1. Introdução

A questão ambiental tem uma importante relevância mundial. Hoje tornou-se uma busca constante para minimizar o impacto da ação humana e das organizações no meio ambiente, vindas de várias setores, incluindo governos, associações comerciais, cadeias de fornecimento e outros stakeholders sociais e financeiros.

No âmbito organizacional esta crescendo o envolvimento com o meio ambiente, tanto em países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Com o aumento da informação sobre o desequilíbrio do meio ambiente o perfil do consumidor mais exigente esta inclinando para a área de qualidade ambiental.

Existe uma tendência de estes consumidores buscarem cada vez mais produtos ou serviços que possuam um selo ou uma certificação de qualidade ambiental, mostrando que a organização possui preocupações com a qualidade do produto ou serviço em seus processos; da escolha dos insumos aos descartes dos resíduos.

Existem normas técnicas que instituem requisitos para as organizações que buscam uma certificação em Gestão Ambiental, e também diminuem o impacto provocado pelas suas ações meio ambiente. Esses requisitos são definidos pela InternationalOrganization for Standardization - ISO (Organização Internacional para Padronização) que estabeleceum conjunto de normas que definem estes parâmetros e as diretrizes para a gestão ambiental.

A organização que venha a obter um certificado de Gestão Ambiental énecessário que atenda a algumas exigências, bem como definir a sua política ambiental.Quais as suas intenções e princípios em relação ao seu desempenho com o meio ambiente. Deve prever a estrutura para agir e definir seus objetivos e metas ambientais.

Um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) lhe proporciona uma estrutura de gestão que possibilita que sua organização cumpra com as responsabilidades ambientais de forma eficiente, de forma integrada a suas operações globais. A ISO 14001 é uma norma internacionalmente reconhecida que define o que deve ser feito para estabelecer um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) efetivo. A norma é desenvolvida com objetivo de criar o equilíbrio entre a manutenção da rentabilidade e a redução do impacto ambiental; com o comprometimento de toda a organização.

Para implantar um sistema de gestão que atenda aos requisitos. A organização terá que ter em mãos as regras para a certificação indicam o que é preciso fazer na organização. A contratação de uma empresa especializada em implantar a Gestão de Ambiental não é fundamental, mas a sua contratação pode acelerar o processo de implantação. Nas pequenas e médias empresas, que normalmente têm um quadro de funcionários mais enxuto, pode ser difícil deslocar alguém da equipe para cuidar do processo de certificação, o que torna o consultor ainda mais necessário.

Logo após a organização se adequar aos requisitos, precisa contratar um organismo certificador, órgão independente sem qualquer ligação com a entidade ou com o consultor que ajudou na implantação, para atestar se ela realmente age em conformidade com as normas. A certificadora verifica se esta tudo adequado as exigências para recebimento do certificado.

Assim vendo as necessidades das organizações de buscarem requisitos para certificação de qualidade ambiental, propomos um Plano de Negócio para a abertura de uma empresa especializada em implantar um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) em organizações que queiram ou necessitam adquirir o selo da InternationalOrganization for Standardization - ISO (Organização Internacional para Padronização).

Este Plano de Negócio tem o intuito de analisar o mercado de uma empresa especializada na criação e implantação de Gestão Ambiental em organizações que buscam uma certificação de empresa responsável ambientalmente. Sua sede será em Campo Grande capital do Estado de Mato Grosso do Sul, contará uma equipe multidisciplinar com profissionais e técnicos experientes no desenvolvimento de projetos que exijam desempenho e excelência nas áreas de meio ambiente e de engenharia, como consultores nas áreas de administração, engenharia ambiental e legislação ambiental.

No primeiro momento será analisado o mercado regional, verificando a situação do mercado de consultorias na área de Gestão Ambiental deste estado. Com uma visão na busca do sucesso e associada à excelência operacional com busca continua, e acesso à tecnologia de ponta e sua adaptação à demanda dos clientes.

Esta empresa buscará juntamente com suas organizações/clientes soluções que buscam a eliminação ou minimização de impactos ambientais decorrentes da operação e exploração do meio ambiente, através do desenvolvimento de um conjunto de programas e práticas criadas individualmente para cada instituição, adequando suas ações às exigências atuais de certificação.

2. Objetivo

Implantar uma empresa consultora especializa em certificação de Gestão Ambiental com sede na cidade de Campo Grande-MS.

3. Contextualização/Fundamentação

As organizações que tem uma preocupação com o meio ambiental, mas também busca aumentar sua participação no mercado através de uma imagem perante a sociedade, de uma empresa sustentável

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com