TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRANSPORT MANAGEMENT SYSTEM

Artigo: TRANSPORT MANAGEMENT SYSTEM. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  1.027 Palavras (5 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 A GESTÃO DE TRANSPORTES 5

2.1 TMS 6

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 10

4 BIBLIOGRAFIA 11

1 INTRODUÇÃO

Os custos da atividade de transporte geralmente representam a maior parte dos custos logísticos das empresas. Muitas empresas estão buscando na terceirização e na adoção de tecnologias de informação formas de reduzir seus custos de transporte. Nesse contexto, a tecnologia da informação não poderia deixar de dar sua contribuição, visto que a mesma pode colaborar significativamente na redução dos custos de distribuição, bem como na melhoria do nível de serviço aos clientes. Com a possibilidade das empresas monitorarem em tempo real o seu produto, em todo o ciclo de distribuição, até os mesmos chegarem às mãos de seus clientes, inúmeras possibilidades de serviços adicionais são sugeridas. Entre estas tecnologias para gerenciar o sistema de transporte, encontra-se o TMS (Transport Management Systems). O qual irá ver a seguir.

2 A GESTÃO DE TRANSPORTES

A gestão de transportes é parte essencial de um sistema logístico, sendo a atividade responsável pelos fluxos de matéria-prima e produto acabado entre os elos da cadeia logística.

Segundo Marques (2002), a alta complexidade gerencial, a intensa utilização de ativos e a gestão sob um grande fluxo físico de produtos tornam o transporte a maior conta individual de custos logísticos, que pode variar de um terço (produtos de alto valor agregado) a dois terços (produtos de baixo valor agregado) do total dos custos logísticos das empresas.

Um bom gerenciamento de transportes, segundo Marques (2002), pode garantir melhores margens para a empresa pela redução de custos e/ou uso mais racional dos ativos e um bom nível de serviço para os clientes, pelo aumento da disponibilidade de produtos e reduções nos tempos de entrega, entre outros benefícios.

2.1 TMS

Transport Management System (Sistema de Gerenciamento de Transporte) é um software para melhorar a qualidade e produtividade do processo de distribuição. É um sistema que permite controlar a operação e gestão de transportes de forma integrada. O sistema é dividido em módulos em que pode ser adquirido pelo cliente, perante as suas necessidades.

Podemos citar como módulos específicos de um TMS, as seguintes soluções: Gestão de frotas; Gestão de fretes; Roteirizadores; Programação de cargas; Controle de tráfego/rastreamento; Atendimento ao cliente, entre outros.

O sistema tem como alvo identificar e controlar os custos relativos a cada operação, sendo importante apontar e medir os custos de cada elemento existente na cadeia de transporte, a qual envolve não só o veículo em si, mas também a gestão dos recursos humanos e materiais, o controle das cargas, os custos de manutenção da frota e índices de discrepâncias nas entregas, bem como as diversas tabelas de fretes existentes (peso, valor, volume) apresentando o modelo que melhor se ajusta.

O TMS obtém o mínimo o custo de operação pois nos permite visualizar e controlar todos custos inerentes a gestão de transporte, controlar a qualidade dos serviços realizados internamente e externamente ou por terceiros e estabelecer metas de qualidade conforme cada necessidade desejada. Também aumenta a disponibilidade da frota dentro de sua capacidade, através da manutenção monitorada, prevendo possíveis problemas que possam ocorrer nas partes mecânica e elétrica do veículo e informações gerenciais detalhadas e de fácil acesso que permitem uma rápida tomada de decisão.

Funcionalidades de um TMS

⇒ Manutenção

⇒ Suprimentos

⇒ Controle de fretes de terceiros

⇒ Operação

⇒ Faturamento do transporte

⇒ Custos

⇒ Controle de Manutenção de Frota

⇒ Controle de Estoque

⇒ Planejamento

⇒ Rastreamento

⇒ Expedição

No processo de gestão, as inovações são relevantes, pois atribuem grandes benefícios às empresas. Assim, o ambiente competitivo torna-se eficiente, pois há o aumento na qualidade dos produtos e dos processos, através da redução dos desperdícios e do tempo de entrega.

Principais benefícios da implantação de um TMS:

Apesar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com