TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

WMS - WAREHOUSE MANAGEMENT SYSTEM SISTEMA DE GERENCIAMNETO DE ARMAZÉNS

Pesquisas Acadêmicas: WMS - WAREHOUSE MANAGEMENT SYSTEM SISTEMA DE GERENCIAMNETO DE ARMAZÉNS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  2.003 Palavras (9 Páginas)  •  680 Visualizações

Página 1 de 9

RESUMO: WMS ou Sistema de Gerenciamento de Armazéns surgiu da necessidade de gerar melhorias nos processos de um centro de distribuição ou armazém. Trata-se de uma tecnologia utilizada para integrar e processar as informações de localização das mercadorias, controlar a utilização da capacidade de mão de obra, planejar detalhada e minuciosamente os níveis de estoque, gerenciar processos de inventário, explorar ainda mais tecnologias móveis relativas a códigos de barras e RFID como coletores de dados para dinamizar as operações, emitir relatórios para auxiliar no gerenciamento do armazém, dentre tantas outras funcionalidades.

Palavras Chaves: Logística, Gerenciamento de Estoque, Otimização

ABSTRACT: WMS or Warehouse Management System arose from the need to generate improvements in the processes of a distribution center or warehouse. It is a technology used to integrate and process location information of goods, control the capacity utilization of manpower, and minutely detailed plan inventory levels, manage inventory processes, further exploit mobile technologies for codes barcode and RFID data collection as to streamline operations, reporting to assist in managing the warehouse, among many other features.

Key Words: Logistics, Inventory Management, Optimization

1. INTRODUÇÃO

A logística existe desde os tempos mais antigos, na preparação das guerras. As guerras ocorriam em lugares distantes das pessoas, por isso era necessário grandes deslocamentos de um lugar para o outro, levando tudo àquilo que iriam precisar.

De acordo com Ching (1999) até 1950 as atividades da logística eram divididas entre diversas áreas. Em meados de 1945, algumas empresas já tinham um departamento específico para cuidar de transporte e armazenagem de produtos.

A logística pode ser definida pela junção de quatro atividades: aquisição, movimentação, armazenagem e entrega de produtos.

Conforme Pedro (2010) um dos objetivos da logística é melhorar o nível de serviço oferecido ao cliente, na qualidade do fluxo de produtos, serviços e gerenciado.

A logística esta aumentando o campo de competitividade trazendo a mudança no perfil dos clientes, que estão mais exigentes. A empresa que se destacar na agilidade, na flexibilidade e na criatividade terá um diferencial.

Segundo Fleury (2000) o que vem fazendo da logística um dos conceitos gerenciais mais modernos é dois conjuntos de mudanças, o primeiro de ordem econômica, que criam novas exigências competitivas, e o segundo de ordem tecnológica que tornam possível o gerenciamento eficiente e eficaz de operações logísticas cada dia mais demandantes.

A logística empresarial é responsável pelo gerenciamento da cadeia de suprimentos onde seu principal objetivo, é trazer conformidade ao cliente, atendendo suas necessidades (produto ou serviços) no local certo, no tempo exato e em condições de uso.

2. ATIVIDADE LOGÍSTICA DE ARMAZENAGEM

A armazenagem é um processo logístico constituído por funções de planejamento, coordenação e controle de materiais, desde a entrada até a expedi-lo de acordo com os pedidos dos clientes.

A armazenagem é definida para Moura (2005, p.20):

Armazenagem é a denominação genérica e ampla que inclui todas as atividades de um ponto destinado à guarda temporária e à distribuição de materiais (depósitos, almoxarifados, centros de distribuição, etc.) e estocagem é uma das atividades do fluxo de materiais no armazém e o ponto destinado à locação estática dos materiais. Dentro de um armazém podem existir vários pontos de estocagem. A estocagem é uma parte da armazenagem. ( Moura 2005, p.20)

O mau aproveitamento do armazém torna-o não econômico, a forma ideal de estocagem seria a que otimiza o espaço físico garantindo assim uma armazenagem em maior quantidade de materiais para isso é necessário uma administração de armazém.

Segundo Moura (2005, p. 131), “o propósito de qualquer armazém é fornecer o material certo, na quantidade certa, no lugar certo e no momento certo”. No armazém existem quatro funções básicas que fazem parte da armazenagem: receber, estocar, separar e expedir.

A administração de armazéns deve proporcionar soluções para minimizar custos, eliminar esforços com o propósito de que o fluxo de materiais e ao armazém sejam adequados de curta ou longa duração.

“Nas décadas de 1960 e 1970 houve, uma ênfase na utilização de novas tecnologias nos depósitos que proporcionam novos e melhores procedimentos e técnicas de armazém e manuseio. Na década de 1980 os esforços concentraram-se em tecnologia de manuseio e aperfeiçoamento da configuração de sistemas de armazenagens. Já a partir da década de 1990, a atenção aos depósitos tem se concentrado em flexibilidade e no uso da tecnologia de informação. Flexibilidade para atender as expectativas do mercado frente as crescentes exigências dos clientes quanto a produtos e características de entrega, e TI para possibilitar aos operadores do deposito capacidade de respostas rápidas as mudanças.”(Bowersox & Closs,2001).

2.1 A Importância da Comunicação na Armazenagem

No mundo empresarial, a comunicação se torna um importante serviço para que a empresa atinja seus objetivos, voltados para o setor interno tanto quanto o externo.

De acordo com Stoner (1994) comunicação é o processo complexo através da qual as pessoas tentam compartilhar significados através de mensagens simbólicas.

O processo de informação funciona como um elo entre as atividades na cadeia de suprimentos.

Na concepção de Bezerra, Aluísio (2002) o fluxo de informações é um elemento de grande importância nas operações logísticas. Pedidos de clientes e de ressuprimento, necessidade de estoque, movimentações nos armazéns e documentação de transporte.

Os sistemas de informação são práticas utilizadas pelas empresas as quais buscam melhorias criando diversas oportunidades para repensar o fluxo de produtos, a partir de informações confiáveis. Incluindo ter um custo operacional adequado, processos inteligentes e integração com fornecedores e clientes.

De acordo com Closs; Bowersox (2009) O fluxo de informações foi muitas vezes deixado de lado, pois não era visto como importante para os clientes, além disso, a velocidade de troca e de transferência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com