TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ergonomia perguntas

Ensaio: Ergonomia perguntas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  Ensaio  •  1.556 Palavras (7 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 7

ETAPA 1.

PASSO 1.

Ler atentamente sobre a evolução histórica do trabalho.

PASSO 2.

Responder às questões a seguir.

1- Quais são os principais objetivos da ergonomia?

Ergonomia é um ramo da ciência econômica que ocupa a área de questões relativas à vida moderna, sobretudo na economia organizacional. Trata da prevenção dos acidentes, Implanta a criação de locais melhores e de apoios ao trabalho, cria métodos laborais, sistemas de retribuição de acordo com o rendimento (valorização, estudo do trabalho), e determina tempos de trabalho, assim como a sua nacionalização, ainda que tudo isto enquadrado numa perspectiva humanitária de ver o mundo da empresa e as relações que nele se estabelecem.

O conceito de Ergonomia se aplica à qualidade de adaptação de uma máquina ao seu operador, proporcionando um melhoramento no manuseio e evitando um esforço extremo do trabalhador na execução do trabalho. As lesões por esforço repetitivo (LER) são um dos problemas físicos mais comuns que pode causar limitações ou mesmo incapacidade de trabalhar. Utilizar soluções ergonômicas no local de trabalho é uma iniciativa que pode aumentar significativamente os níveis de satisfação, eficácia e eficiência do trabalhador.

2-Que aspectos caracterizam os estudos precursores da ergonomia até a II Guerra Mundial?

A ergonomia teve suas origens na segunda guerra mundial, mais propriamente em 1949 quando falharam as formas tradicionais de resolução do conflito ente homens e máquinas. Aspectos mais caracterizantes eram: pela maior eficiência das máquinas, por uma informatização cada vez mais difundida e por uma automatização.

3- Explique 4 ocasiões da contribuição ergonômica.

Ergonomia de concepção: fase inicial de projeto do produto, da máquina, do Ambiente;

Ergonomia de correção: Intervenção em situações reais já existentes a fim de remediar as disfunções.

Ergonomia de conscientização: Conscientizar o operador (treinamento; reciclagem), ensiná-lo a trabalhar de forma segura, reconhecendo os fatores de risco que podem surgir a qualquer momento.

Outra contribuição muito importante é a que as Empresas ganham no “BOLSO”, pois com a aplicação da Ergonomia as empresas economizam em relação a saúde de seus Funcionários.

4- Como evoluiu o enfoque ergonômico até hoje, desde sua origem?

Consideram-se Três pontos fundamentais na evolução da ergonomia:

1- Em que o estudo se centrava sobre a máquina a qual o trabalhador tinha que se adaptar. Procurava-se selecionar e formar operador de acordo com as exigências, ainda de uma longa e difícil aprendizagem;

2- Pelos problemas e pelos erros humanos o estudo começou a centrar-se no homem, procurava-se uma modificação das máquinas tendo em consideração os limites próprios do homem;

3- Se considera a analise do sistema homem-máquina ou mais corretamente homem-trabalho.

5- Apresente pelo menos 3 exemplos de possíveis aplicações da ergonomia.

Ergonomia no trabalho fisicamente pesado:

É todo aquele que exige grande esforço físico, caracterizado por maior demanda de energia, passando o coração e os pulmões a trabalharem mais. O consumo energético é medido em quilo joules (kj), podendo ser avaliado indiretamente pelo consumo de oxigênio - O2 -, necessário à oxidação de nutrientes. A quantidade de oxigênio, necessária para a transformação de energia química em mecânica ou calor, independe da fonte (carboidratos, gorduras, proteínas ou álcool). Contudo, para se identificar qual a fonte química de onde provém a energia, basta medir a quantidade de dióxido de carbono - CO2 - no ar expelido. O coeficiente respiratório - CR - é a razão entre a quantidade de CO2 expelido e de O2 inalado. A seguir, temos uma relação entre o CR e a fonte energética:

Ergonomia no trabalho em altas temperaturas

O ser humano possui certo grau de adaptação tanto a climas quentes quanto a climas frios. Pode-se dizer que nossa possibilidade de autoproteção é maior aos climas frios, porém no trabalho a adaptação ao frio passa necessariamente pelo uso de roupas pesadas e muitas vezes desconfortáveis e limitadoras dos movimentos [1]. No trabalho em ambientes de altas temperaturas, o organismo passa a ter como uma das prioridades a dissipação do calor corpóreo, perdendo assim uma quantidade significativa de possibilidade de trabalho físico. A adaptação do ambiente de trabalho às características do homem passa por uma série de medidas que vão desde a pausa de recuperação até a seleção adequada de pessoal.

Biomecânica.

A biomecânica e a análise da postura estuda a interação entre o trabalho e homem sob os pontos de vista dos movimentos músculos-esqueletos envolvidos e suas consequências.

PASSO 3.

Escolher cinco pessoas, dentre familiares, amigos, colegas de trabalho ou alunos de outros cursos, e relatar o grau de conhecimento deles sobre Ergonomia. Analisar, com base nas respostas das questões do Passo 2 desta etapa, se os conhecimentos apresentados são coerentes com os reais conceitos de Ergonomia.

Investigue o grau de conhecimento sobre ergonomia.

1º Pessoa: João Mamede Silva, Os conhecimentos deles são grandes pois trabalha na área de montagens Industriais a mais de 30 anos, ele explica que quando começou na área nada era aplicado e ninguém sabia o que era Ergonomia e até mesmo não sabiam quase nada sobre segurança, hoje a maioria dos funcionários daquela época sofrem com problemas na coluna e articulações.

2º Pessoa: Margarida de Carvalho, Os conhecimentos dela são mínimos, pois nunca trabalhou em empresa alguma, os conhecimentos dela são básicos.

3º Pessoa: Simone Façanha, Os conhecimentos dela são mínimos, disse que nas empresas onde trabalhou na maioria escritórios, não recebia treinamentos sobre ergonomia, ela aprendeu em programas de televisão como se portar em seu ambiente de trabalho.

4º Pessoa: Eduardo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com