TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estados e Moedas no Desenvolvimento das Nações “De volta à questão da riqueza de algum as nações”

Por:   •  4/10/2023  •  Resenha  •  3.805 Palavras (16 Páginas)  •  56 Visualizações

Página 1 de 16

Estados e Moedas no Desenvolvimento das Nações

De volta à questão da riqueza de algum as nações

Raphael Rocha Lima

Introdução

Friori analisa o final do século XX e a retomada do interesse pelo desenvolvimento em países subdesenvolvidos. Ele questiona as ideias neoclássicas em favor de uma abordagem mais intervencionista e reflete preocupações sobre o crescimento econômico no século XXI, apontando para desafios como a estagnação nos EUA, recessão no leste asiático e regressão na Rússia. Além disso, ele destaca a falta de controle sobre o movimento de capitais, a desigualdade crescente e o declínio do crescimento em países como o Brasil, sugerindo que o capitalismo global está perdendo sua infalibilidade.

Essa resenha tem o propósito de sintetizar e examinar o conteúdo do primeiro capítulo do livro "Estado e Moedas no Desenvolvimento das Nações" de José Luís Fiori, intitulado "De volta à questão da Riqueza de algumas nações". Além disso, será apresentada uma análise crítica e uma reflexão pessoal sobre a obra. O primeiro capítulo será minuciosamente resumido e avaliado, enquanto o segundo capítulo abordará as impressões e opiniões pessoais sobre o autor.

1.Resumo e Análise do Capítulo

1.1. De volta à questão da riqueza de algum as nações

A análise de Friori, presente em seu livro de 1999, enfoca o final do século XX e a ressurgência do interesse pelo desenvolvimento em países subdesenvolvidos. Isso coincide com um questionamento das ideias neoclássicas que priorizavam o controle inflacionário, dando lugar a uma abordagem mais intervencionista visando o aumento da produção e do emprego, em linha com o modelo keynesiano. Esse reposicionamento político reflete a insatisfação provocada pela crise no Leste Asiático, o contínuo aumento da desigualdade global e as incertezas que marcam o início do século XXI, especialmente nos países periféricos.

O autor adota uma perspectiva pessimista em relação ao crescimento econômico no século XXI, apontando para a estagnação nos Estados Unidos, a recessão no leste asiático e a regressão na Rússia. Ele antecipa que o Brasil também enfrentará uma década perdida em termos de crescimento e emprego, enfatizando a persistente incerteza devido à falta de controle sobre o livre movimento de capitais e à ausência de coordenação cambial entre as principais potências econômicas mundiais.

Além disso, o autor expressa preocupações relacionadas à falta de controle sobre o movimento de capitais e à possível "tirania financeira" que pode ser imposta aos países periféricos. Ele destaca as quedas nas principais potências mundiais desde o fim do sistema Bretton Woods, ressaltando que o acirramento da competição internacional não resultou em um aumento do crescimento e desenvolvimento dos países.

A crescente desigualdade social é um ponto central em sua análise, mostrando como a disparidade entre os mais ricos e os mais pobres cresceu significativamente ao longo das décadas. Além disso, ele ressalta que apenas três países tiveram crescimento da renda per capita - Brasil, Colômbia e México -, mas esses ganhos foram perdidos ao longo do tempo. No Brasil, o crescimento econômico também diminuiu consideravelmente ao longo das décadas.

1.2 Profecia não cumprida.

O autor argumenta que, para compreender plenamente o tema do desenvolvimento, é essencial começar pela utopia clássica, que idealizava a universalização e homogeneização da riqueza capitalista. No entanto, ao analisar a trajetória real dos últimos dois séculos, marcados pela expansão e globalização do capital e do poder territorial, torna-se claro que essa utopia não se concretizou. Portanto, é imperativo examinar as fragilidades da teoria clássica que levaram a sucessivas frustrações históricas: a visão ambígua do papel do poder político na acumulação e distribuição da riqueza capitalista, a concepção homogênea do espaço econômico capitalista mundial e, por fim, a visão otimista e civilizatória em relação aos povos considerados "sem história

Em relação às previsões sobre a universalização da riqueza capitalista, o autor argumenta que Adam Smith e Karl Marx, em certo ponto, convergiram em uma previsão comum. Eles acreditavam que a expansão dos mercados ou o desenvolvimento das forças produtivas do capitalismo industrial promoveria, no longo prazo e por si só, a inevitável universalização da riqueza capitalista. Apesar de ter sido somente Ricardo - ou pelo menos sua leitura neoclássica que não viu o destino de Portugal e seus bons vinhos - quem levou esta ideia às últimas consequências, ao profetizar que o livre-comércio promoveria também uma convergência e homogeneização da riqueza das nações.

Com relação à concentração do poder político e da riqueza capitalista, o autor destaca que, desde o início do século XIX e, em particular, depois de 1850, a humanidade testemunhou um impressionante e acelerado processo de concentração desses elementos nas mãos de um reduzido número de Estados, a maioria deles europeus. Esse pequeno "clube de nações" se consolidou entre 1830 e 1870 e acumulou, a partir daí até o início da Primeira Guerra Mundial, taxas cada vez maiores do poder e da riqueza mundiais. No mesmo período, exatamente quando a economia capitalista se transformava em um fenômeno global e unificado, a Europa assumiu o controle político colonial de cerca de três quartos do território mundial, consolidando as redes comerciais e a base material do que foi chamado mais tarde de economia do sistema capitalista mundial. Em pouco mais de um século, o comércio se expandiu e criou redes extensas e integradas de transporte, permitindo incorporar um número maior de países à dinâmica propulsora da economia inglesa.

Durante a primeira metade do século XIX, a maioria dos países aderiu ao "padrão-ouro", o primeiro sistema monetário internacional, que proporcionou uma certa estabilidade. Nesse período, testemunhamos os primeiros milagres econômicos na era do "capitalismo tardio" em países como Alemanha, Estados Unidos, Japão e em algumas colônias de povoamento de domínio inglês, como Canadá, Nova Zelândia e Austrália, além de Argentina e Uruguai. No entanto, durante esse meio século, o restante do mundo, incorporado à economia europeia como colônias ou semicolônias, não conseguiu escapar da camisa de força de um modelo econômico baseado na especialização e exportação de alimentos e matérias-primas, vivendo um período de baixo crescimento econômico intercalado por crises cambiais crônicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)   pdf (151.1 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com