TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estado e desenvolvimento no Brasil: o caso da corrupção

Por:   •  30/8/2017  •  Resenha  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 2

Estado e desenvolvimento no Brasil: o caso da corrupção

No atual cenário político do país marcado por escândalos e mais escândalos de corrupção surgem perguntas cujas respostas são no mínimo complicadas. Afinal, o que é ou não corrupção e quando foi que ela se iniciou por aqui? O que já foi feito até agora? E o mais importante, temos nossa parcela de culpa nisso tudo?

Antes de falarmos de corrupção é necessário entender o que ela é. Segundo sua etimologia do latim corruptus significa decompor ou deteriorar algo. Juridicamente diversos atos são considerados corrupção, como suborno, favorecimento ilícito de pessoas físicas ou jurídicas, desvio de verbas, etc.

A corrupção no Brasil surgiu ainda no Brasil colônia no séc. XVI com transgressões contra a coroa portuguesa a partir de funcionários que ao invés de cumprirem suas funções, realizavam o comércio ilegal de mercadorias que só poderiam ser comercializadas com autorização do rei. Outro exemplo é a utilização de escravos, mesmo com a proibição do tráfico e até a abolição da escravatura muitos senhores ainda o faziam.

Após a proclamação da independência surgiram outros atos corruptivos, como a corrupção eleitoral, em obras públicas etc. Estes atos inclusive podemos ver acontecendo até os dias de hoje, notícias após notícias, investigações após operações, cada vez em maiores escalas e em níveis mais difíceis de se descobrir. Os exemplos famosos de corrupção não faltam, como o esquema investigado pela atual Operação Lava Jato, um dos maiores escândalos de corrupção já registrados no país.

Caso após caso, o que afinal está sendo feito para combater estes atos ilícitos? Medidas e mais medidas já foram, e continuam, sendo tomadas para combate a corrupção. A mais importante é a Lei Anticorrupção (12.846/13), que passa a punir empresas por atos de corrupção contra a Administração Pública.

Apesar de todas as medidas já tomadas muitos atos corruptivos ainda são cometidos Brasil afora, entretanto, não podemos ser omissos em pensar que apenas políticos e empresas são culpados por tais atos. A corrupção é um mal instaurado e estimulado dentro de todos os níveis da sociedade ao longo de toda a sua formação, uma cola em uma prova, o troco errado a maior que não se devolve, afinal, pagamos tantos impostos porquê não pegarmos um pouquinho de volta? São pensamentos assim que nos corrompem e nos tornam, no mínimo, hipócritas, corruptos à mercê de outros corruptos. Precisamos mudar nosso ponto de vista, nossos atos, desde o princípio. Como diz o ditado, precisamos “cortar o mal pela raiz”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (41.3 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com