TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatistica Planejamento da Ação Empresarial

Tese: Estatistica Planejamento da Ação Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  Tese  •  1.858 Palavras (8 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 8

ETAPA 1

Aula- tema: Planejamento da Ação Empresarial

Passo: 1, 2 e 3

Existem quatro tipos de fundamentos do processo administrativo que podem ser destacados e serão abordados nesta primeira etapa: Planejamento, Organização, Direção e Controle.

1.1 - PLANEJAMENTO

Segundo Pádua (2012) o Planejamento é o processo que permite traçar as metas a serem atingidas. Pode ser dividido em planejamento estratégico, tático e operacional.

O Planejamento Estratégico é um conjunto de decisões envolvendo toda a empresa por longos períodos de tempo, ou seja, envolve prazos mais longos de tempos, é mais abrangente e é elaborado pelos níveis hierárquicos mais elevados da empresa.

O Planejamento Estratégico exige etapas como determinação dos objetivos empresariais; analise organizacional interna, formulação das alternativas estratégicas e escolha da empresarial, elaboração do planejamento estratégico e implementação por meio de planos táticos e planos operacionais. De acordo com Campos (2012) não se pode confundir o conceito de Planejamento Estratégico e Gestão Estratégica. O primeiro está relacionado a elaboração de objetivos, considerando o ambiente interno e externo da empresa. Já o segundo conceito busca avaliar a situação a fim de elaborar projetos de melhorias e mudanças, acompanhando a implementação.

O Planejamento Tático determina em médio prazo o que se deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados pela empresa, para que a empresa organize e dirija seus departamentos e divisões a partir da realidade atual e futura.

O Planejamento Operacional é aquele que se preocupa basicamente com o que fazer e como o como fazer, caracteriza-se pelo detalhe das tarefas e operações, sendo em curto prazo.

Neste contexto o planejamento pode ser aplicado em uma organização formal ou informal. A primeira baseia-se em uma divisão de trabalho mais consciente, existe uma diferenciação quanto à integração dos participantes de acordo com algum critério estabelecido pelos que detêm o processo decisório. Já a segunda emerge naturalmente a partir da relação com as pessoas que ocupam cargos nas organizações.

1.2 - ORGANIZAÇÃO

Conforme Pádua (2012) A estrutura organizacional pode ser dividida em três tipos. A organização linear é a estrutura mais simples e antiga, cada superior tem autoridade única e absoluta sobre seus subordinados e que não divide com ninguém. As principais características são: autoridade linear ou única, linhas formais de comunicação, centralização das decisões, formato piramidal. As vantagens deste tipo de organização são: estrutura simples, fácil acompanhamento e funções bem definidas de cada ocupante.

A organização funcional aplica a funcionalidade e a especialização das funções, que separa e especializa os agentes envolvidos. Suas principais características: autoridade funcional ou dividida, linhas diretas de comunicação, descentralização das decisões e ênfase na especialização. As principais vantagens são: proporciona a especialização nos cargos da organização, melhor supervisão técnica e separa as funções de planejamento e controle das funções de execução.

Na organização linha - staff as unidades e posições de linha passaram a se concentrar no alcance dos objetivos da organização e a delegar autoridade sobre serviços especializados e atribuições marginais a outras unidades e posições da empresa.

As principais vantagens são: assegura assessoria especializada e inovadora e atividade conjunta e coordenada de órgãos de linha e de staff.

1.3 - DIREÇÃO

Segundo Pádua (2012) a direção faz referência ao processo por meio do qual um gerente procura influenciar os empregados para que eles cumpram as tarefas determinadas, também conhecida como liderança. A liderança acontece na interação e não isoladamente.

Existem duas dimensões a serem consideradas na liderança de um líder. A primeira é quando o líder concentra-se nas pessoas que lidera, considerando seu sentimento e a qualidade de suas relações mútuas, sendo considerado democrático, permissivo, orientado para seus seguidores, participativo, ou bem-educado. A segunda dimensão é quando o líder se concentra na tarefa a ser cumprida, nos resultados e na maneira de cumprir o trabalho, sendo considerado autocrático, restritivo, orientado para a tarefa, socialmente distante, diretivo, e estruturalista.

Quando existe uma parceria entre o líder com o grupo, a tarefa tende a ser mais estruturada e quanto maior o poder da posição do líder, mais fácil é a situação de administrar. Quando acontece o contrário, ou seja, quanto menos a situação exigir tais condições, menos favorável é para o líder. Qualquer situação de liderança pode assim ser classificada como sendo relativamente favorável ou desfavorável, ou ocupando uma posição intermediária.

Um fator importante e que acaba sendo negligenciado são as características das pessoas do grupo que está sendo liderado. Seus traços podem ser críticos na determinação dos efeitos da liderança orientada para as pessoas ou orientada para a tarefa sobre a satisfação e a produtividade.

1.4 – CONTROLE

De acordo com Pádua (2012) A função administrativa do controle tem a finalidade de medir e corrigir o desempenho dos subordinados para assegurar que os planos estabelecidos e objetivos da organização possam ser alcançados e cumpridos da melhor maneira possível.

Existem 4 tipos de controle: finalidade (veracidade do desempenho no cumprimento dos programas estabelecidos, ou seja, os resultados adquiridos), oportunidade (ajustar as operações a determinados padrões previamente estabelecidos), comparação do desempenho com o padrão estabelecido (determinação dos limites dos quais a variação ou erro ocorrido entre o desempenho esperado e o obtido poderá ser aceito como normal ou desejável) e ação corretiva (fazer com que aquilo que é feito seja feito extremamente de acordo com o que se pretendia fazer).

O controle é importante, pois tem o objetivo de padronizar o desempenho, através de inspeções, supervisão, procedimentos escritos, medir e corrigir o desempenho dos empregados, através de sistemas de avaliação do desempenho do pessoal, supervisão direta, diminuindo os gastos com a rotatividade desnecessária de pessoal. Além disso, o controle protege os bens da empresa de roubos, desperdícios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com