TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido Adam Smith

Por:   •  9/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.614 Palavras (7 Páginas)  •  945 Visualizações

Página 1 de 7

                                  Universidade Federal Fluminense [pic 1]

                                Polo: Campos dos Goytacazes

 

                                     

  Estudo Dirigido  

                                      Adam Smith

                                 Ciências Econômicas

             Professora: VANUZA NEY

             Aluno: Thauffic Amim Meireles Hamdan

            Período: 1º Período

             Disciplina: PENSAMENTO ECONÔMICO I

             

                 

                       Campos dos Goytacazes – RJ

                                    Ano: 2020

1. “Esse grande aumento da quantidade de trabalho que, em consequência da divisão do trabalho, o mesmo número de pessoas é capaz de realizar, é devido a três circunstâncias distintas...” (SMITH, Cap. 1) Quais são e explique cada uma delas.

 R: Destreza – agilidade na hora da produção, Poupança do tempo – o trabalhador  fica focado e executa somente o que é especialista sem perder tempo, e Invenção – cria maneiras de  diminuir sua fadiga, como máquinas.

2. Qual é o princípio que dá origem à divisão do trabalho para Smith? Explique.

A propensão natural a troca. O agricultor não pode produzir tudo que deseja, assim sendo, se especializa em algo para alavancar sua produção e poder efetuar mais trocas, pois “não é da benevolência que o açougueiro que se adquire carne, mas do interesse dele pela sua mercadoria.

3. Segundo Smith a divisão do trabalho pode ser limitada. De que maneira isso acontece?

Sim. É, principalmente, pela extensão do mercado. Uma cidade pequena não demanda produção tão alta, sendo assim, não haverá especialização. Além do que, no campo, há especialização é difícil de ser implantada, devido ao espaço físico. ( Regiões que banhados por rios e mares tem mercado aumentado pelo transporte e comércio interprovincial. )

4. Segundo Smith: “(...) em uma sociedade em estágio primitivo não há necessidade de capital. É a divisão do trabalho que o torna necessário. Portanto, a acumulação de capital e a divisão de trabalho progridem de mãos dadas. (...) A acumulação faz com que a mesma quantidade de trabalho produza mais”. Comente e justifique.

Em estado primitivo “ cada um é artesão “produzindo o que é melhor para efetuar troca, implantada a divisão de trabalho, o proletário não detêm a mercadoria, não sendo possível troca-la pelo que deseja. Desta maneira, o burguês necessita de grande acumulação de capital para fazer com o que este artesão possa se juntar a ele, além de requerer investimento em maquinaria, espaço físico, prédio, etc. Posto a acumulação ligada a divisão de trabalho, a segunda por si produz mais pois torna o trabalhador um expert na produção de algo.

5. “Não foi com o ouro e nem com a prata, mas com o trabalho, que toda riqueza do mundo foi inicialmente comprada”. Explique essa afirmação de Smith considerando o papel do trabalho na criação e na ampliação da riqueza no sistema capitalista.                    

A riqueza de uma nação consiste nas coisas necessárias e úteis de que ela dispõe; o trabalho é o fundo de provisão dessas coisas, seja pela possibilidade de fruição direta de seu produto, seja pela possibilidade troca por mercadorias de outras nações.

6. É correto dizer que para Smith o “trabalho comanda trabalho” e o “trabalho está contido nas mercadorias”? Comente as afirmações.

Sim. O trabalho – gerador de posse – acarreta poder, assim quem possui mais poder controla o trabalho de outro na medida que o compra em quantidade que deseja. É contido pois ele é o real valor da mercadoria em quais tempos ou circunstâncias, haja visto que o dinheiro ou qualquer outra “ moeda de troca “ pode inflacionar. Já o trabalho é o esforço empreendido na produção.

7. Segundo Smith, o preço de mercado de um bem tenderia ao seu preço natural. Quando o preço de mercado será igual ao preço natural? Descreva também as outras duas circunstâncias onde eles serão diferentes e exemplifique com base em Smith.

O preço natural é aquele suficiente pagar os salários do trabalhador, a renda da terra e os lucros do capital – A mercadoria neste caso pé vendida exatamente pelo que vale ou pelo que custa realmente à pessoa que a coloca no mercado. Demanda e oferta. Se ao preço natural a quantidade ofertada  estiver abaixo da demanda eficaz, o preço de mercado sobe acima do preço natural. Se a demanda for inferior a oferta, o preço de mercado pode igualar o preço natural.

8. “Todo capital fixo deriva originalmente de um capital circulante, devendo ser continuamente mantido por ele”. Comente essa afirmação de Smith.

Capital fixo é aquele é aquele investido na aquisição de máquinas, aprimoramento da terra, etc. Circulante é derivado do comércio – compra e venda (incluindo trabalho). O único objetivo e finalidade do capital fixo consiste em aumentar o circulante, pois é dele que deriva o capital que é reservado para o consumo imediato. Se investe para ter retorno. Este retorno é o capital circulante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (88.1 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com