TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido Durkheim Webber

Por:   •  29/8/2016  •  Artigo  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 2

Webber discorda de Durkheim nos entido que, segundo durk, "os fatos aocnetcem por acontecerem".

Webber delega que cada individuo tem uma motivação subjetiva, tem intencionalidade para causar algo. Por tanto, nenhum de nos fazemos algo sem nenhuma motivação.

Ex: "um bebado comete um homicidio num bar. Para Durkheim, o sujeito que portava a faca cometeu homicidio e este é o fato. Para Webber, o sujeito ja saiu de casa com uma faca com a intenção de causar algo."

Durkheim nao acredita que todo fato acontece por acontecer, mas todo fato tem um sentido para o individuo envolvido no fato. Sua sociologia é chamada de "sociologia compreensiva", pois tenta compreender a ação do indivíduo.

WEBBER e MARX

Marx elege a economia como fator central de sua teoria e portanto, Webber, considera que sua motivação é um "determinismo economico". Esta teoria marxista então considera uma unica causa para os fatos sociais. Webber considera que os fenomenos sociais são causados por diversos fatores.

Durkheim concorda também com MArx considera que a causa são ações das estruturas sociais, considera elas como união moral, moralidade, consciencia coletiva que pressiona o individuo para ser como a sociedade como quer; para marx, somos frutos das estruturas de produção, somos frutos da minha posição economica que me força a ser como sou dentro da sociedade; exploração no trabalho. Assim, MArx nao nega que temos uma igualdade politica e juridica ,mas aponta fortemente que a desigualdade entre os indivi esta nas relações economicas e nao nas politicas e juridicas. No acesso às posses dos bens e prop é que estao as desigualdades.

Webber nao ve o individuo pressionado na sociedade. Para ele há influência psicológica. Sua sociedade busca compreender a ação de um ind em dete ação social, portanto é a sociologia compreensiva.

Webber reafirma forte os valores da modernidade indutrial; o mundo nao é uma tutela divida. É compreensivel pela racionalidade mundana e ciencitifa, nao mais religiosa. Por conta de Wbber, compreendemos o mundo de uma forma tecnica.

---

Fatos sociais sao formas de pensar, sentir e agir que se impoem aos homens e brotam do exterior.

Para Durkheim a educação tem papel central, pois forma cidadaos disciplinados na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (51.5 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com