TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo dirigido: Durkheim – Quintaneiro Um Toque de Clássicos.

Por:   •  6/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 2

Estudo dirigido: Durkheim – Quintaneiro, Tânia. Um Toque de Clássicos.

Questão 1: Explicar o que entendeu sobre os fatos sociais quanto ao aspecto de eles serem exteriores ao individuo e de serem coercitivos, segundo Durkheim.

Os fatos sociais, objeto de estudo da sociologia segundo Durkheim, são as coisas que o ser humano aprende socialmente. Seriam então, formas prontas de se comportar de agir e de ser, herdadas por nós do passado. Logo, são exteriores ao indivíduo por pre-existirem independente da interferência do mesmo. Apesar de se relacionar com o indivíduo, os fatos sociais são independentes da manifestação individual, o que os torna exteriores. O que os torna coercitivos é o fato de existir uma pressão social para que sujeito se adeque aos padrões. O indivíduo que nega o fato social, consequentemente sofre repressão por meio da sociedade que, pode vim tanto por meio legal através de leis e punições, como também de forma moral através de isolamento e exclusão.

Questão 2: Explicar o que é anomia, segundo Durkheim.

Anomia: Ideia de caos, de turbulência. Se caracteriza pela violação do indivíduo à normas de conduta da sociedade. É encarada como uma patologia social, tornando a sociedade doente. Ocorre quando as regras sociais deixam de ser respeitadas pela maioria, fazendo com que o desvio da norma se torne a regra vigente. Quando isso ocorre nos tornamos anômalos por passar a agir através dos impulsos humanos. O comportamento anômico ocorre com maior frequência principalmente nas camadas mais desfavorecias da estrutura social, pois, as pessoas inseridas nesse meio se veem excluídas do grupo social.

A anomia decorre de mudanças sociais de grande alcance, tais quais: Ausência de consciência coletiva; luta de classes ou surgimento de uma nova classe; falta de identidade social; descontentamento global.

Para Durkheim o crime não é anômico pois ele representa uma função social, sendo encontrado em todas as sociedades independentemente da cultura, história ou demais características de cada sociedade.

Aluno: Alisson Rafael Silva Delgado         Turma: 1.0  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (37 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com