TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho E Etapas

Casos: Trabalho E Etapas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  892 Palavras (4 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 1 PASSO 4

Podemos perceber que a muita diferença com o ambiente escolar antigamente dos de hoje em dia, tudo mudou por completo. O ambiente de sala de aula era de paredes brancas sem decoração somente com a lousa e as cadeiras e mesas, e as salas atuais contem decoração infantil, cores nas paredes, com mesas e cadeiras coloridas.

Outro ponto bem visível que podemos analisar foi à forma de ensino, atualmente as crianças são estimuladas a aprender enquanto brincam desenvolvendo o raciocino. E antes o ensino era mais rígido digamos sem muitas brincadeiras em sala de aula.

ETAPA 2 PASSO1

Tipos de materiais escolares utilizados.

Basicamente a lista escolar era composta por: Lápis, caderno, borracha, régua de madeira, caneta tinteiro, estojo de lata ou madeira. Tudo bem simples na época, agora as crianças podem ter seus materiais escolares com personagens favoritos e de cores e modelos diferenciados.

Uniformes e preparativos para ir à escola.

Nos anos de 50 a 70, o aluno não podia ir à escola sem estar vestido adequadamente com a vestimenta obrigatória e muito bem aparentável, os pais tinham o dever de deixar o filho bem arrumado e com os cabelos penteados para poder frequentar a escolar. Hoje o aluno tem seus uniformes que também é de uso obrigatório, porem os mesmos frequentam com vestimentas e aparência mais despojada e casual.

Formas de agrupamento.

Etapa 2 passo 2 e 3

Produção de texto descritivo-comparativo, apresentando os exemplos e concepções de Educação Infantil relatadas nas entrevistas realizadas.

Durante as entrevistas e estudos percebemos que através dos tempos muitas coisas mudaram na educação infantil.

Notamos que o caráter assistencialista das instituições, a necessidade de suprir o vazio deixado pelas mães é uma das características que não mudou.

Tudo se mistura muito, as perguntas eram feitas e não havia clareza se eram da educação infantil ou do fundamental com o primeiro entrevistado de 17 anos, Gabriel “o mais novo dos entrevistados” foi difícil fazê-lo se lembrar de detalhes, pareceu-nos que as professoras desses novos tempos marcam menos a vida dos seus alunos tanto pelo lado positivo, quanto do negativo.

Descobrimos que os materiais utilizados somente foram acrescentados e modernizados, o velho lápis, caderno e borracha sempre estão presentes em nossas salas de aula, até mesmo na educação infantil.

Percebemos que em todos os casos havia um cuidado materno ou de parentesco, para a preparação escolar, o uniforme está presente nos três casos, mesmo não sendo mais uma regra nas escolas publicas ou particulares do nosso país. Havia um cuidado com a alimentação, com o preparo do lanche e o horário de entrada que era maior que o nosso hoje.

Ao contrário de hoje em dia não havia nas décadas atrás um cuidado muito grande com a socialização das crianças, ou eram divididos em pequenos grupos de até quatro pessoas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com