TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica E Moral

Artigos Científicos: Etica E Moral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2013  •  555 Palavras (3 Páginas)  •  625 Visualizações

Página 1 de 3

Moral: é a pratica, algo que acontece, costumes, regras, tabus que são estabelecidos por cada sociedade.

Ética: está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, ou seja, é uma reflexão sobre a moral.

Tipos de moral: Moral conservadora - era defendida pela igreja – lei divina imutável, tradição, hierarquia, negação da liberdade, autoridade...(figura: DEUS);Moral Liberal ou Mercantil – destacou-se no capitalismo – individualismo, lei da vantagem, posse de bens materiais, interesse privado, negação da liberdade...(figura: NOSSOS SEMELHANTES); Moral socialista – inspirados nos ideais socialistas, vivenciando e universalizando a liberdade.(figura: COISAS NATURAIS E ARTIFICIAIS)

Característica da ética: saber inteiro, de uma totalidade; essência e não só aparência; indagação, saber o porque das escolhas.

Práxis: é uma pratica consciente sobre a natureza, que desenvolve através do trabalho, onde o homem passa a agir sobre ela, transformando-a de acordo com seus propósitos.

Neotomismo: corrente filosófica que resgata o Tomismo, a filosofia do pensador Santo Tomás de Aquino, com o objetivo de resolver problemas contemporâneos.

Ideias defendidas pelo Neotomismo: principio da existência de Deus, hierarquia aos valores morais, subordinação as leis naturais, a natureza humana como ordem imutável, harmonia, bem comum, felicidade geral, auto realização da pessoa humana, consciência reta, perfectibilidade.

Ação Profissional do S.S. no neotomismo: é tida como vocação exercida por indivíduos com perfil ético moral; qualidades referentes a natureza feminina; tem que o A. S. ser um exemplo de integridade moral através de deveres e normas de comportamento; eliminar os desajustes sociais.

Características da Ética Profissional na concepção neotomista: uma profissão mediada por valores humanistas e com forte apelo ético-moral. Objetividade ético-politico e sua contribuição para fundar a questão social, a moral com sentido negativo, instrumento de alienação, favorecendo a sociedade burguesa.

Ética profissional é um conjunto de normas de conduta que deverão ser postas em prática no exercício de qualquer profissão. Ou seja, princípios que norteiam a conduta humana da sociedade.

Dimensões: Teórica, Moral Pratica e Normativa.

Teórica: base filosófica, princípios e valores que orientam a profissão. Moral Pratica: resposta dada da categoria profissional as implicações ético-politico de sua intervenção. Normativa: é a expressa no código de ética profissional enquanto dimensão da ética profissional.

1947, 1965, 1975, tinham visões conservadoras, fundamentadas no neotomismo.

1947: caracterizou-se por seu aspecto normativo e conservador vinculado ao pensamento católico, bem como por uma visão da profissão como algo homogênea.

1965: se fundamenta no conservadorismo moral e no neotomismo, definindo o homem como ser inteligente e livre, no entanto a sociedade ainda era complexa e a atuação do assistente social ainda era assistencialista e o mesmo só tinha deveres e nenhum direito.

1975:

1986:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com